ID do artigo : 00192915 / Última modificação : 17-05-2018

O que é o fungo da lente e será que pode danificar a lente da câmara?

    O fungo da lente é uma combinação de pó e humidade que entra nos elementos interiores da lente da câmara. O pó, por si só, não causa, normalmente, um problema, mas se o pó contiver esporos de fungos e for combinado com humidade, o fungo pode crescer. É mais comum com lentes não seladas e utilizadas em zonas tropicais muito húmidas. Pode assemelhar-se a pequenos pontos tipo rede ou manchas no interior da lente.

    Se não for tratado, o fungo da lente pode diminuir permanentemente o desempenho da lente e fazer com que as suas imagens pareçam distorcidas ou turvas.

    Siga os passos abaixo para verificar se existem fungos na lente:

    1. Retire a lente da câmara.
    2. Certifique-se de que as proteções dianteira e traseira da lente são removidas.
    3. Certifique-se de que tem luz suficiente nas proximidades.
    4. Olhe através de ambas as extremidades da lente para ver se consegue detetar qualquer crescimento de fungos.

    Se suspeitar de fungos na lente, a lente deve ser avaliada por um técnico de lentes profissional para determinar se pode ser limpa.

    NOTA: O fungo da lente não é uma condição coberta pela garantia.

    Depois de utilizar o equipamento em condições de humidade, não o deixe guardado na mala da câmara. Certifique-se de que o equipamento está completamente seco antes de o guardar. É aconselhável guardar as lentes num recipiente transparente com embalagens de gel de sílica, se não tencionar utilizá-las durante muito tempo. Uma vez que o fungo se desenvolve em áreas escuras e húmidas, guardar as lentes desta forma ajudará a evitar o crescimento do fungo. Os pacotes de gel de sílica absorvem a humidade, enquanto o recipiente transparente permite a entrada de luz no interior, o que pode matar o fungo.