Modelo aplicável
Esta informação aplica-se aos seguintes modelos:
- ILCE-1
Transferências necessárias
As atualizações devem ser instaladas por ordem cronológica!
- Para a Ver. 1.32 ou anterior:
- Atualize para a Ver. 1.35 (uma versão provisória incluída neste conjunto de software) utilizando o programa de atualização 01_Update_ILCE1V135.exe.
- Depois de atualizar para a Ver. 1.35, utilize o programa de atualização 02_Update_ILCE1V201.exe para atualizar da Ver. 1.35 para a Ver. 2.01.
Se já tiver atualizado a versão do software para a Ver. 1.35 ou para a Ver. 2.00, utilize o 02_Update_ILCE1V201.exe
Acerca desta transferência
Descrição geral da atualização
Corrige um problema no qual a câmara pode não conseguir ligar-se à rede depois de ser instalada a atualização do software do sistema para a Ver. 2.00. Pedimos desculpa pelo incómodo causado.
Esta atualização também inclui as vantagens da atualização da Ver. 2.00.
Aspetos a ter em conta antes de realizar a atualização
- Tome nota das suas definições (em caso de atualização a partir da Ver. 1.32 ou inferior):
- Após atualizar para esta versão, as definições da câmara serão repostas para os valores predefinidos.
- Uma vez que esta atualização adiciona funções e efetua alterações importantes às especificações, as definições da câmara serão inicializadas como parte do processo de atualização.
- Recomendamos que tome nota de todas as definições da câmara antes de continuar.
- Mesmo que tenha guardado as definições através das várias funcionalidades de gravação disponíveis (tais como Save/Load Settings [Guardar/Carregar definições] e Save/Load FTP Settings [Guardar/Carregar definições de FTP]), as definições anteriores à Ver. 1.32 não podem ser aplicada após a atualização.
- Mudar do Imaging Edge Mobile para a Creators' App:
- Se estiver a utilizar a aplicação Imaging Edge Mobile, tenha em atenção que as câmaras atualizadas deixarão de poder ligar-se a esta aplicação. Depois de atualizar a câmara, instale a Creators' App.
- Certifique-se de que a versão da aplicação Imaging Edge Mobile é a Ver. 7.7.2 ou posterior para emparelhar a câmara com a Creators' App.
- Se a versão da aplicação Imaging Edge Mobile não for a Ver. 7.7.2 ou posterior, atualize-a antes de tentar emparelhar a câmara com a Creators' App.
Além disso, a função de Near Field Communication de ligação com um só toque utilizada na versão da câmara 1.32 ou inferior deixará de estar disponível. - Se estiver a utilizar a aplicação Imaging Edge Mobile, tenha em atenção que as câmaras atualizadas deixarão de poder ligar-se a esta aplicação. Depois de atualizar a câmara, instale a Creators' App.
Vantagens e melhorias
- Suporte para aplicações móveis:
- Adiciona suporte para a Creators' App
Notas:- A nova aplicação para dispositivos móveis Creators' App substitui a aplicação Imaging Edge Mobile. A Creators' App permite-lhe transferir imagens da câmara para o seu smartphone, fotografar remotamente e utilizar várias outras funções.
- A disponibilidade depende do país e da região.
- Adiciona suporte para a aplicação Monitor & Control
Notas:- A aplicação Monitor & Control estabelece uma ligação sem fios a uma câmara e permite a monitorização de vídeo e a operação remota utilizando um smartphone ou tablet.
- A disponibilidade depende do país e da região.
- Adiciona suporte para a Creators' App
- Funções de gravação e reprodução:
- Adiciona suporte para a função Relay Playback (Reencaminhamento da reprodução)
- Adiciona suporte para Breathing Compensation (Compensação respiratória)
Nota: para obter informações sobre objetivas compatíveis, consulte esta página de assistência. - Adiciona a função de Sync Release (Libertação sincronizada) que liberta os obturadores de várias subcâmaras ao mesmo tempo que o obturador da câmara principal
Nota: É necessária a Ver. 4.1.00 da aplicação Remote Camera Tool para ativar esta função. - Adiciona uma função que apresenta a moldura de focagem no ecrã da aplicação Remote Camera Tool quando o monitor e o visor eletrónico estão desligados
Nota: É necessária a Ver. 4.1.00 da aplicação Remote Camera Tool para ativar esta função. - Adiciona suporte para a Image Stabilization (Estabilização de imagem) com controlo coordenado da estrutura e da objetiva. Para obter informações sobre objetivas compatíveis, consulte esta página de assistência.
- Adiciona uma função que permite limitar as imagens a reproduzir com várias condições de filtragem, como o estado da transferência por FTP
(FTP: Protocolo de transferência de ficheiros) - O número máximo de imagens que podem ser gravadas numa pasta foi aumentado para 9999
- Permite a introdução de um código de hora com o terminal multi/micro USB. Pode definir o código de hora com o equipamento de origem
Nota: é necessário um cabo adaptador específico, vendido em separado, para ligar-se ao equipamento de origem do código de hora. - Adiciona suporte para importar/mudar múltiplas predefinições IPTC
(IPTC: Conselho Internacional de Imprensa e Telecomunicações) - Adiciona suporte para o formato C2PA (Data de disponibilidade da licença por decidir)
(C2PA: Coligação para proveniência e autenticidade do conteúdo) - Adiciona suporte para a Custom Grid Line (Linha de grelha personalizada)
Notas:- A disponibilidade depende do país e da região.
- A Custom Grid Line (Linha de grelha personalizada) está disponível como uma licença paga.
- Transferência por FTP e funções de rede:
- Permite carregar imagens da câmara diretamente para a aplicação Creators' Cloud
Notas:- A disponibilidade depende do país e da região.
- É necessária a versão 2.3.1 ou posterior da Creators' App. As definições têm de ser ajustadas com antecedência na Creators' App. Para mais informações, visite o website de assistência da Creators' App.
- Já pode programar automaticamente a transferência por FTP de filmes e fotografias protegidos
- Os filmes/fotografias transferidos por FTP podem agora ser protegidos automaticamente
- Já pode transferir imagens específicas com prioridade durante a transferência por FTP
- Adiciona suporte para transmissão por USB
Nota: quando estabelecer ligação a um dispositivo com uma porta USB Type-C®, utilize um cabo USB ou um adaptador de conversão que se encontrem disponíveis no mercado. - Adiciona suporte para SFTP
(SFTP: Protocolo de transferência de ficheiros segura) - A segurança de rede local sem fios já suporta WPA3-SAE
- Melhora o disparo remoto e a segurança de transferência de imagens quando utiliza a Creators' App e o software Imaging Edge Desktop
Nota: atualize o software Imaging Edge Desktop para a versão mais recente (Ver. 3.7.0 ou posterior).
- Permite carregar imagens da câmara diretamente para a aplicação Creators' Cloud
- Outros:
- Corrige um problema no qual a câmara pode não conseguir ligar-se à rede
- Corrige um problema em que as imagens podem não ser transferidas corretamente durante a transferência por FTP
- Corrige um problema em que a definição do nome da pasta de fotografias pode mudar do valor definido para o valor predefinido (MSDCF) quando a bateria é removida
- Corrige um problema no qual o código de tempo nem sempre era retido após um reinício
- Melhora a estabilidade da exposição ao utilizar Extended ISO (ISO expandido) durante a gravação de filmes
- Melhora a estabilidade operacional da câmara
Notas:
- Consulte o Guia de ajuda para obter mais informações sobre todas as funções atualizadas.
- Esta atualização só está disponível para Windows e macOS. Não é fornecida uma versão em cartão de memória.
Vantagens e melhorias anteriores
Ver vantagens e melhorias anterioresInformações sobre o ficheiro
- Nome: Update_ILCE1V201.zip
- Versão: 2.01
- Tamanho: 1.43 GB (1 545 222 807 bytes)
- Data de lançamento: 24-04-2024
Preparação
Como: atualizar o firmware da câmara Sony
Verificar a versão do software de sistema
Siga as instruções abaixo para verificar a versão do software de sistema. Se a versão do software de sistema for a Ver. 2.00 ou anterior, é necessário proceder à atualização. Se estiver a utilizar a Ver. 2.01, não é necessário atualizar.
Notas:- Se o ecrã de definição de Date/Time (Data/hora) for apresentado quando ligar a câmara, certifique-se de que define a data e a hora para os valores corretos.
- Se o ecrã de definição Language (Idioma) for apresentado quando ligar a câmara, não se esqueça de definir o idioma.
- Na câmara, selecione Menu → Setup (Configuração) → Setup Option (Opção de configuração) → Version (Versão).
- Será apresentada a versão do software de sistema.
O pacote transferido inclui os seguintes ficheiros:
- Update_ILCE1V201
- Update_ILCE1V201
- 01_Update_ILCE1V135.exe
- 02_Update_ILCE1V201.exe
- Update_ILCE1V201
Ao atualizar a partir da Ver. 1.32 ou anterior, atualize, em primeiro lugar, para uma versão provisória utilizando o programa de atualização 01_Update_ILCE1V135.exe. Em seguida, utilize o programa de atualização 02_Update_ILCE1V201.exe para atualizar para a Ver. 2.01.
Se já tiver atualizado a versão do software para a Ver. 1.35 ou para a Ver. 2.00, comece a partir do passo 2.
A versão provisória será a Ver. 1.35.
Requisitos do sistema
Sistemas operativos
A versão mais recente da atualização do software de sistema é compatível com as seguintes versões do Microsoft Windows:
- Windows 11
- Windows 10
Hardware do computador
Esta atualização do software de sistema necessita do seguinte hardware:
- computadores baseados na tecnologia Intel ou AMD (os computadores baseados na tecnologia ARM não são suportados)
- Espaço no disco rígido: 1,5 GB ou mais
- RAM: 1,5 GB ou mais
Outro hardware
- Fonte de alimentação para a câmara: Utilize uma bateria recarregável NP-FZ100 totalmente carregada.
Nota: a atualização só pode ser efetuada quando o nível de energia da bateria for(três barras) ou mais, ou estiver acima de 51%. Recomendamos que utilize uma bateria totalmente carregada. Retire a pega vertical antes de atualizar o software de sistema.
- Utilize o cabo USB fornecido com a câmara.
Nota: a funcionalidade de atualização não é garantida com qualquer outro cabo USB.
Transferir e instalar
Aviso importante
- Antes de atualizar o software de sistema, feche todos os outros softwares de aplicações.
- Utilize uma bateria recarregável (NP-FZ100) totalmente carregada.
- Não remova a bateria durante a atualização, uma vez que a falha súbita de energia pode inutilizar a câmara.
- Remova o cartão de memória da câmara antes de iniciar o processo de atualização.
- A atualização do software de sistema irá demorar aproximadamente 15 minutos. Não permita que o computador entre no modo de suspensão durante este período de tempo.
Nota: se o computador entrar no modo de suspensão e a atualização for interrompida, terá de reiniciar todo o processo de atualização. - Não ligue a câmara a qualquer outro dispositivo, exceto ao seu computador.
- Não ligue a câmara ao computador até receber instruções para o fazer.
- Certifique-se de que o computador está ligado à Internet.
- Siga as instruções na janela do System Software Updater:
Na câmara, selecione Menu → Setup (Configuração) → USB → USB Connection (Ligação USB) e, em seguida, verifique se Mass Storage (Armazenamento em massa) foi selecionado. Se estiver selecionado outro modo, selecione Mass Storage (Armazenamento em massa).
Como transferir o Updater:
- Clique no botão Transferir acima.
- Depois de ler a exclusão de responsabilidade, clique em Transferir.
- Será iniciada a transferência do ficheiro Update_ILCE1V201.zip.
Nota: tamanho do ficheiro: 1.43 GB (1 545 222 807 bytes) - Guarde o ficheiro no ambiente de trabalho do computador (recomendado).
Nota: de acordo com as definições padrão do Microsoft Edge, o ficheiro de atualização será guardado na pasta Transferências. Clique no mosaico Ambiente de trabalho do ecrã Iniciar e utilize o Explorador para localizar o ficheiro transferido na pasta Transferências.
Passo 1: Como atualizar a Ver. 1.32 ou anterior para a versão provisória do software
Se estiver a utilizar a Ver. 1.35ou a Ver. 2.00, não precisa de atualizar para uma versão provisória.
- Feche todos os programas que se encontrem em execução no computador.
- Clique com o botão direito do rato no ficheiro transferido Update_ILCE1V201.zip e selecione Extrair tudo para extrair.
- Abra a pasta extraída e clique duas vezes no programa de atualização 01_Update_ILCE1V135.exe para iniciar o System Software Updater. Não ligue já a câmara ao computador.
- Ligue a câmara e ligue-a ao computador com o cabo USB fornecido. O ecrã LCD da câmara apresenta USB Mode (Modo USB).
- Clique em Next (Seguinte). Os números da versão atual e da versão atualizada serão apresentados no canto inferior esquerdo do ecrã.
IMPORTANTE: Nunca desligue a câmara nem remova o cabo USB durante a atualização.
Nota: se o computador não encontrar o dispositivo, a mensagem Could not find the camera for this update (Não foi possível encontrar a câmara para esta atualização) será apresentada no ecrã do computador. Experimente o seguinte:- Desligue o cabo USB e volte a ligá-lo.
- Se o computador tiver vários terminais USB, experimente outro terminal.
- Depois de confirmar que a versão atual do software é a Ver. 1.32 ou anterior, clique em Next (Seguinte).
- Se as versões atual e de pós-atualização não forem exibidas e lhe pedirem para aplicar o próximo System Software Updater, saia deste programa de atualização e aplique o programa de atualização 02_Update_ILCE1V201.exe.
- É necessário atualizar
- Aplique o próximo System Software Updater
- É necessário atualizar
- A câmara irá reiniciar automaticamente.
- Inicie a atualização. Após a reposição automática da câmara, a atualização é iniciada e é apresentada uma barra de progresso. A atualização irá demorar aproximadamente 15 minutos.
IMPORTANTE: Nunca desligue a câmara nem remova o cabo USB durante a atualização.
- Quando a atualização estiver concluída, a câmara reinicia automaticamente. Quando o ecrã LCD for apresentado novamente, clique em Finish (Concluir).
Nota: Por vezes, após reiniciar, um aviso de recuperação de dados pode ser apresentado. Isto é normal. Aguarde até o aviso desaparecer. - Isto conclui a aplicação do programa de atualização 01_Update_ILCE1V135.exe. Avance para o Passo 2. Mantenha o cabo USB ligado.
Passo 2: Procedimento de atualização de software de uma versão provisória para a Ver. 2.01
Notas:- Se o ecrã de definição de Date/Time (Data/hora) for apresentado quando ligar a câmara, certifique-se de que define a data e a hora para os valores corretos.
- Se o ecrã de definição Language (Idioma) for apresentado quando ligar a câmara, não se esqueça de definir o idioma.
- Verifique no ecrã da câmara se a ligação USB é Mass Storage (Armazenamento em massa). Se aparecer a mensagem Select USB Connection (Selecionar a ligação USB) no ecrã da câmara, selecione Mass Storage (Armazenamento em massa).
Nota: Selecione Menu → Setup (Configuração) → USB → USB Connection (Ligação USB) e, em seguida, verifique se Mass Storage (Armazenamento em massa) foi selecionado. Se estiver selecionado outro modo, selecione Mass Storage (Armazenamento em massa).
- Extraia o ficheiro transferido Update_ILCE1V201.zip, abra a pasta e clique duas vezes no programa de atualização 02_Update_ILCE1V201.exe.
- O System Software Updater é iniciado.
- Clique em Next (Seguinte). Os números da versão atual e da versão atualizada serão apresentados no canto inferior esquerdo do ecrã.
IMPORTANTE: Nunca desligue a câmara nem remova o cabo USB durante a atualização.
Nota: se o computador não encontrar o dispositivo, a mensagem Could not find the camera for this update (Não foi possível encontrar a câmara para esta atualização) é apresentada no ecrã do computador. Experimente o seguinte:- Desligue o cabo USB e volte a ligá-lo.
- Se o computador tiver vários terminais USB, experimente outro terminal.
- Depois de confirmar que a versão do software aparece no ecrã, clique em Next (Seguinte). Se a versão atual do software de sistema for a Ver. 2.01, não é necessário atualizar. Neste caso, siga os passos abaixo:
- Desligue a câmara do computador.
- Clique em Finish (Concluir).
- Desligue a câmara.
- Retire a bateria.
- Volte a colocar a bateria.
- Ligue novamente a câmara.
- É necessário atualizar
- Se o ecrã seguinte for apresentado, desligue o cabo USB e verifique a versão do software. Se a versão do software for a Ver. 1.32 ou anterior, siga os passos indicados no Passo 1.
- A câmara irá reiniciar automaticamente.
- Inicie a atualização. Após a reposição automática, a atualização é iniciada e é apresentada uma barra de progresso. A atualização irá demorar aproximadamente 15 minutos.
IMPORTANTE: Nunca desligue a câmara nem remova o cabo USB durante a atualização.
- Quando a atualização estiver concluída, a câmara reinicia automaticamente. Quando o ecrã LCD for apresentado novamente, clique em Finish (Concluir) e, em seguida, desligue o cabo USB.
Nota: Por vezes, após reiniciar, um aviso de recuperação de dados pode ser apresentado. Isto é normal. Aguarde até o aviso desaparecer.
confirmar a versão do software de sistema do dispositivo
- Na câmara, selecione Menu → Setup (Configuração) → Setup Option (Opção de configuração) → Version (Versão).
- Será apresentada a versão do software de sistema.
Perguntas e respostas
A atualização não termina
Se o monitor ficar preto durante mais de 15 minutos, siga estes passos para resolver o problema:
- Desligue o cabo USB do computador.
- Remova a bateria e o transformador CA da câmara e aguarde alguns minutos. Em seguida, insira novamente a bateria ou ligue o transformador CA.
- Reinicie o computador.
- Ligue a câmara e repita o processo de instalação.