ID do artigo : 00177110 / Última modificação : 03-02-2022

Como apresentar o ecrã do computador no televisor através de HDMI

    De que precisa?

    1. Um computador portátil com uma porta HDMI
    2. Um cabo HDMI
    3. Uma porta HDMI livre no televisor
    4. Botão ENTRADA/FONTE no telecomando. Normalmente, este botão encontra-se perto do lado superior esquerdo do telecomando. Para além disso, mostra uma seta apontada a um retângulo ou quadrado.
      Exemplo:

    Porque é que o botão de entrada/fonte é importante?

    O botão de entrada/fonte permite alternar entre canais de entrada. Por outras palavras, pode escolher a fonte (dispositivo) que o seu televisor irá apresentar num determinado momento:

    • Se ligar uma PlayStation 5 à porta HDMI 1, é necessário definir a entrada para HDMI 1 para poder ver o ecrã da PlayStation.
    • Se ligar a set-top box à porta HDMI 2, é necessário definir a entrada para HDMI 2 para poder ver os canais de televisão da set-top box.

    De uma forma resumida, cada porta HDMI permite-lhe ligar um dispositivo de áudio/vídeo ao seu televisor através de um cabo HDMI. Esse dispositivo é denominado fonte ou dispositivo de entrada porque se trata da fonte daquilo que será reproduzido (ou seja, a entrada) no televisor.

    Assim, quando ligar um portátil ao televisor através de um cabo HDMI, certifique-se de que muda para a entrada correta para conseguir visualizar o respetivo ecrã no televisor.

    Como apresentar o ecrã do computador através de HDMI

    1. Ligue o portátil a uma porta HDMI livre no televisor através de um cabo HDMI. Neste exemplo, iremos usar a porta HDMI 1.
    2. Prima o botão de entrada/fonte no telecomando. É possível encontrá-lo no canto superior esquerdo do telecomando. Utilize este botão para alternar entre "entradas". Cada porta HDMI funciona como um canal e apresenta os elementos de áudio e vídeo do dispositivo ligado.
      A maior parte dos telecomandos de televisor dispõem de um botão de entrada que permite alternar entre as entradas. Prima o botão de entrada repetidamente até a entrada HDMI correta ser apresentada no televisor.
    3. Selecione a porta HDMI à qual ligou o portátil. Neste exemplo, utilizamos o botão de entrada para selecionar a porta HDMI1 uma vez que foi a esta porta que ligámos o portátil.

    Imagem

    Ajustar a definição de visualização no portátil

    Se tiver a certeza de que selecionou o canal de entrada correto e a imagem não for apresentada ou não estiver nas condições ideais, verifique as definições de visualização do portátil. Alguns serviços podem não ser reproduzidos quando não definir as definições de visualização como "apenas segundo ecrã"

    Windows 10

    Macintosh

    Sugestões adicionais