Aprender a utilizar o cartão de memória da sua câmara Sony - Armazenamento, sugestões, compatibilidade e recuperação de dados
Índice
Perguntas gerais
Toque ou clique na pergunta para aceder à secção correta do artigo
- Qual a capacidade de armazenamento do cartão de memória necessária para mim?
- Como é que formato um cartão de memória? (Como removo fotografias?)
- Posso utilizar o mesmo cartão de memória em câmaras diferentes?
- Qual é a opção mais segura para evitar a perda de dados num cartão de memória?
- Preciso de ejetar corretamente o cartão de memória?
- As nossas três regras de gestão dos cartões de memória
Escolher o cartão de memória correto
- Tudo o que precisa de saber sobre SD / Micro SD / CFexpress (especificações, classificações de classe de velocidade e conhecimentos gerais)
- Informações sobre a compatibilidade dos cartões de memória
Como transferir imagens
Resolução de problemas
- Mensagens de erro do cartão de memória
- Posso recuperar dados de um cartão de memória corrompido?
- Como desbloquear um cartão de memória SD
Qual a capacidade de armazenamento do cartão de memória necessária para mim?
A quantidade de gigabytes de armazenamento do cartão de memória de que necessita depende em grande medida do objetivo que pretende alcançar com a sua câmara. Se gosta de fotografar casualmente ou só utiliza a sua câmara para momentos especiais, terá requisitos diferentes dos de um fotógrafo (semi-)profissional ou mesmo de um videógrafo. Eis alguns princípios gerais que pode utilizar para determinar o que precisa.
Que formato de ficheiro utiliza?
- Imagens RAW: vai precisar de cartões de maior capacidade, uma vez que estes ficheiros consomem muito mais espaço.
- As imagens JPEG ocupam menos espaço para que possa armazenar mais imagens no cartão de memória.
Que modelo de câmara utiliza?
À medida que aumenta a resolução, o tamanho do ficheiro também aumenta. Quanto maior for o número de megapixéis, maiores serão os ficheiros e maior será o espaço de armazenamento.
Utiliza frequentemente a captação em sequência?
O Modo Burst é um método usado para capturar ações rápidas. Tira fotografias rapidamente, premindo continuamente o botão do obturador. Claro, este elevado volume de imagens enche os seus cartões mais rapidamente, por isso vai precisar de uma capacidade elevada e, idealmente, de uma velocidade de gravação elevada.
Com que frequência grava vídeos?
Suponhamos que é um videógrafo ou que gosta de fazer vídeos para o YouTube ou de captar memórias de viagens em formato de vídeo. Nesse caso, deve procurar cartões de memória com maior capacidade e velocidade de gravação.
Tenha em atenção a:
- Resolução: tal como as imagens, os vídeos em 4K ou 8K exigem muito mais espaço do que as filmagens de baixa resolução.
- Profundidade de bits: uma maior profundidade de bits capta mais informações de cor. Mais informação significa mais dados. É por isso que os ficheiros de vídeo de 10 bits são maiores do que os ficheiros de vídeo de 8 bits.
- Classificação V: se e quando escolher um cartão de memória para gravar vídeos, tem de ter em conta a classificação V (por exemplo, V60 ou V90). Os cartões V60 garantem uma velocidade de gravação sustentada mínima de 60 MB/s, enquanto os cartões V90 atingem os 90 MB/s. Esta velocidade de gravação mais elevada nos cartões V90 é crucial para formatos de vídeo de alta resolução como 4K ou 8K ou modos avançados como a captura em câmara lenta. Além disso, algumas câmaras Sony podem exigir uma velocidade de gravação mínima para utilizar modos de gravação específicos. Verificar as especificações da câmara e alinhar o cartão de memória com o estilo de captação pretendido é sempre benéfico.
Qual é a sua estratégia de cópia de segurança?
Muitos fotógrafos e videógrafos profissionais têm uma estratégia de cópia de segurança. Uma estratégia de cópia de segurança do cartão de memória é a forma como gere as suas fotografias se algo acontecer a um dos cartões de memória (por exemplo, falha de hardware, danos, perda, etc.). Mesmo que goste de fotografia como passatempo, poderá utilizar estratégias semelhantes!
Talvez goste de descarregar as imagens à medida que as fotografa, transferindo imagens de forma rápida e frequente. Em alternativa, pode optar por mais armazenamento integrado entre transferências e combinar diferentes eventos.
Algumas pessoas preferem vários cartões de menor capacidade, argumentando que, se um cartão sofrer uma falha de hardware, não perderá todo o conjunto de imagens ou filmagens. Isto oferece um certo grau de segurança dos dados. Por exemplo, um fotógrafo de casamentos pode optar por ter um cartão por cada parte do casamento exatamente por este motivo.
Outros optam por cartões de maior capacidade pela conveniência de trocar menos cartões, especialmente durante longas filmagens ou eventos em que a troca de cartões pode atrapalhar.
Em última análise, a estratégia ideal depende da tolerância ao risco e do estilo de captação.
Como é que formato um cartão de memória? (Como removo fotografias?)
Recomendamos que formate sempre os seus cartões de memória com a sua câmara Sony. Isto porque formatar o cartão de memória com a câmara garante:
- Compatibilidade: a formatação na câmara otimiza o cartão de memória para o sistema de ficheiros específico da sua câmara, minimizando possíveis erros.
- Um novo começo: a formatação do cartão de memória elimina todos os dados e prepara o cartão para novas fotografias e vídeos.
Por fim, não se esqueça de formatar os cartões de memória antes de realizar sessões fotográficas ou de vídeo importantes, para ter uma base limpa. Se utilizar várias câmaras Sony, considere dedicar cartões específicos a cada câmara para maior compatibilidade.
Como formatar um cartão de memória numa câmara Sony
Pode remover as imagens / vídeos do cartão de memória utilizando a câmara. Este exemplo é aplicável à maioria das câmaras Sony, mas pode verificar novamente o procedimento de formato no Guia de Ajuda online do seu produto, disponível neste website de suporte:
- MENU →
(Shooting [Captação]) → [Media] → [Format] [(Formato)]. - Selecione [Enter]. (Formatação rápida)
- Se premir o botão
(Eliminar), é apresentada uma mensagem para efetuar a formatação completa. Pode iniciar a formatação completa ao selecionar [Enter].
Qual é a diferença entre a formatação rápida e a formatação completa?
Efetue a formatação completa quando achar que a velocidade de gravação para o cartão de memória ou de leitura do cartão de memória se tornou lenta, ou quando quiser apagar completamente os dados, etc.
A formatação completa demora mais tempo do que a formatação rápida, porque todas as áreas do cartão de memória são inicializadas.
Posso utilizar o mesmo cartão de memória em câmaras diferentes?
Embora tecnicamente possível, não recomendamos trocar frequentemente os cartões de memória entre câmaras, especialmente entre diferentes modelos ou gerações. Eis os motivos:
- Diferenças no sistema de ficheiros
As câmaras podem utilizar sistemas de ficheiros ligeiramente diferentes para organizar os dados num cartão. Isso pode levar a problemas de compatibilidade, possível corrupção de ficheiros ou problemas de visualização de imagens. - Reconstrução da base de dados
Quando insere um cartão utilizado noutra câmara, a sua câmara atual pode ter de reconstruir a base de dados de imagens. Isto pode causar atrasos e dificultar a reprodução de imagens tiradas noutro dispositivo. - Possível perda de ficheiros
Em casos raros, as diferenças entre as câmaras e as suas definições podem levar a uma reformatação acidental ou perda de imagens e vídeos (nunca troque cartões entre câmaras que utilizam PAL e NTSC, por exemplo).
As nossas três regras de gestão dos cartões de memória
Atribuir cartões às câmaras
Se possível, atribua cartões de memória separados a cada câmara que utilizar. Isto reduz drasticamente os riscos de compatibilidade e torna a gestão de ficheiros mais fácil.
Formatar antes de mudar
Se tiver de utilizar um cartão numa câmara diferente, formate-o na nova câmara antes de fotografar. Isto garante uma configuração adequada do sistema de ficheiros e minimiza possíveis erros.
Realizar cópias de segurança com frequência
Faça regularmente cópias de segurança das suas fotografias e vídeos para um computador ou disco rígido externo para proteger o seu trabalho.
Qual é a opção mais segura para evitar a perda de dados num cartão de memória?
Os cartões de memória são convenientes e seguros, mas nunca devem ser a sua única solução de armazenamento. Aqui estão algumas formas de manter os seus dados seguros:
Redundância incorporada da câmara (sistema à prova de falhas)
Se a sua câmara suportar ranhuras duplas para cartões SD, pode simplesmente tirar partido da gravação simultânea. Com a configuração adequada, criará instantaneamente cópias de segurança de todas as imagens e vídeos em ambos os cartões, protegendo contra falhas de um único cartão.
Descarregar regularmente
Após terminar, transfira imediatamente as suas imagens e filmagens para um computador ou disco rígido externo. Isto cria uma camada adicional de cópia de segurança para além dos cartões de memória. Se possível, utilize uma SSD (Unidade de estado sólido) em vez de uma HDD (Unidade de disco rígido). As unidades de estado sólido são muito mais rápidas, pelo que perderá menos tempo.
Utilizar o armazenamento na nuvem
Pode utilizar serviços de armazenamento na nuvem de confiança para efetuar uma cópia de segurança online. O armazenamento na nuvem protege contra danos físicos nos dispositivos de armazenamento locais e físicos (roubo, incêndio, etc.).
Criar várias cópias de segurança
Pode parecer excessivo, mas o ideal é tentar manter mais do que uma unidade externa ou combinar unidades externas (HDD ou SSD) e até mesmo um dispositivo NAS (Network-Attached Storage) para obter a máxima redundância de dados.
Formatar regularmente o cartão de memória
Formate regularmente os seus cartões de memória na câmara. Assim, começa tudo do zero antes de cada fotografia, e ajuda a evitar que os erros se acumulem.
Cuidados com os cartões
Evite deixar cair, dobrar ou expor cartões de memória a temperaturas extremas ou humidade. Se evitar danos físicos, os seus cartões de memória terão uma longa vida útil.
Posso recuperar dados de um cartão de memória corrompido?
Em alguns casos, é possível recuperar dados. A Sony fornece uma ferramenta de recuperação de dados gratuita chamada Memory Card File Rescue.
A Memory Card File Rescue pode ajudá-lo a recuperar fotografias e vídeos que podem ter sido danificados ou eliminados. Inclui suporte para a recuperação de ficheiros JPEG, ficheiros RAW, XAVC S e outros formatos de vídeo, incluindo os formatos de fotografia RAW da Sony, Nikon e Canon, como o CR3. Além disso, a ferramenta suporta cartões SD e cartões de memória CFExpress Tipo A / Tipo B e XQD.
No entanto, é importante lembrar que a recuperação de dados nunca é garantida. Os ficheiros corrompidos ou fortemente substituídos podem ser irrecuperáveis. Em primeiro lugar, a formatação do cartão com um computador ou outra câmara reduz a possibilidade de uma recuperação bem sucedida. Em segundo lugar, os danos físicos no cartão são geralmente irreparáveis.
- Quando suspeitar que o cartão está corrompido, pare de o utilizar. Qualquer outra gravação no cartão pode substituir os dados recuperáveis.
- Se a Memory Card File Rescue não conseguir recuperar os dados, não perca a esperança. Considere experimentar outro software especializado em recuperação de dados. Procure ferramentas ou serviços que o possam ajudar a recuperar o seu material.
Preciso de ejetar corretamente o cartão de memória de um computador?
Sim. Ejetar o cartão de memória do corpo da câmara não requer um método de ejeção específico. Mas quando estiver ligado a um PC ou Mac, utilize a função "Remover hardware com segurança" ou "Ejetar" do sistema operativo antes de remover fisicamente o cartão ou o leitor de cartões. Isto garante que todos os dados foram totalmente gravados e evita a potencial corrupção de ficheiros.
Antes de remover qualquer cartão de memória, certifique-se de que a sua câmara terminou de gravar todos os dados. Deve ter em atenção as luzes indicadoras que podem indicar a atividade de gravação ou quaisquer mensagens no ecrã que confirmem que o processo está concluído. Isto é especialmente importante se estiver a captar no Modo Burst ou a gravar vídeos longos, uma vez que a conclusão da captura pode demorar algum tempo.