ID do artigo : 00200945 / Última modificação : 07-08-2018

Cuidado com os produtos e acessórios Sony Digital Imaging falsificados!

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

Os produtos eletrónicos falsificados prejudicam os clientes e a indústria

É perigoso utilizar baterias, carregadores ou outros acessórios para câmara falsificados, uma vez que representam risco de ferimentos ou danos na câmara. As baterias de iões de lítio devem incluir marcas que indiquem que estão em conformidade com as normas ambientais e de segurança do seu país. A venda de baterias que não estejam em conformidade pode ser ilegal.


Problemas ao utilizar baterias falsificadas

Para além do risco de as baterias falsificadas sobreaquecerem ou incendiarem inesperadamente durante o carregamento, a câmara pode também sofrer danos.

As baterias falsificadas têm muito menos capacidade de carga em comparação com as baterias genuínas. As baterias falsificadas podem também deteriorar-se rapidamente com o uso frequente, apresentar níveis de energia incorretos, dilatar-se e ficar presas na ranhura da câmara, causar perdas de energia repentinas ou danificar os dados da câmara.

Além disso, as baterias genuínas podem deteriorar-se rapidamente e perder a capacidade de carga se forem carregadas com carregadores falsificados.

A Sony não oferece garantias contra quaisquer acidentes, danos na bateria ou câmara, destruição de dados ou outros problemas causados pelas baterias ou carregadores falsificados. Além disso, a Sony não repara baterias ou carregadores falsificados.

Estas informações servem para ajudar a garantir a segurança dos clientes e evitar problemas inesperados durante a utilização dos produtos Sony.


Algum dos seus acessórios é uma falsificação?

Segue-se uma lista dos acessórios Sony falsificados mais comuns. Tenha em conta que para além das baterias e carregadores, as pegas e outros acessórios de alimentação são também frequentemente falsificados.

Se já adquiriu qualquer um dos produtos indicados, verifique cuidadosamente se o mesmo é uma falsificação ou não.
Baterias e carregadores Sony falsificados mais comuns:

Baterias
  • NP-BN1
  • NP-BX1
  • NP-FG1
  • NP-FW50
  • NP-FV50
  • NP-FV70
  • NP-FV100
  • NP-FZ100
Carregadores
  • BC-TRN
  • BC-TRV
  • BC-TRX
  • BC-TRW
  • BC-VW1
carregador de bateria
 

 


Sugestões úteis para evitar acessórios falsificados

  1. Adquira produtos apenas diretamente à Sony ou através de revendedores autorizados
    A aquisição através de revendedores autorizados é a melhor forma de garantir que obtém acessórios Sony genuínos.
     
  2. Tenha cuidado ao adquirir produtos através de sites estrangeiros
    Os produtos falsificados são vendidos online com mais frequência a partir de alguns países.
     
  3. Esteja atento aos preços que pareçam excessivamente baixos
    Se encontrar produtos com preços demasiado bons para ser verdade, esses produtos podem ser falsificações. Antes de aproveitar um preço muito baixo, considere os danos que uma bateria falsificada pode causar na sua câmara.
     
  4. Verifique a qualidade da embalagem
    As baterias de substituição Sony genuínas são sempre vendidas em embalagens blister ou em caixas de cartão de elevada qualidade. Estas embalagens exibem o logótipo Sony e medidas anticontrafação, como hologramas. A Sony nunca vende os seus produtos em sacos de plástico ou envolvidos em papel, pelo que recomendamos que nunca compre produtos que estejam embalados dessa forma. Tenha em atenção que alguns produtos falsificados podem apresentar selos holográficos.
     
  5. Esteja atento a ofertas ou mensagens suspeitas
    Os revendedores de produtos falsificados podem oferecer portes de envio gratuitos ou outros descontos caso aceite adquirir acessórios não embalados e não acondicionados. Isto é um forte indício de que os acessórios podem não ser genuínos.
     
  6. Verifique se as baterias encaixam corretamente nos seus dispositivos
    Se a bateria não encaixar com facilidade e em segurança na respetiva ranhura da câmara, câmara de vídeo ou carregador, isso significa que pode ser uma falsificação.
     
  7. Esteja atento ao sobreaquecimento
    As baterias ou acessórios falsificados não cumprem as normas de qualidade e segurança da indústria, pelo que podem aquecer perigosamente durante o uso, podendo produzir fumo, derreter, incendiar ou até explodir.
     
  8. Certifique-se de que os seus acessórios funcionam conforme previsto
    As baterias falsificadas podem não durar tanto como a bateria genuína fornecida com a sua câmara ou câmara de vídeo. Se os acessórios não funcionarem tão bem como os acessórios genuínos, isso significa que podem ser falsificações.
     
  9. Verifique os logótipos
    Ao adquirir uma nova bateria ou acessório, compare o logótipo com o que é apresentado na bateria ou câmara original. Os produtos genuínos utilizam sempre logótipos claros e nítidos, colocados com precisão no local adequado. Os produtos falsificados exibem frequentemente logótipos desfocados, desleixados, com cores incorretas ou mal colocados.

Como faço a distinção entre produtos falsificados e genuínos?

Holograma

As baterias Sony exibem o logótipo Sony e hologramas anticontrafação.

O holograma encontra-se na embalagem ou na própria bateria.

Relembramos que a aquisição através de revendedores autorizados é a melhor forma de garantir que obtém acessórios Sony genuínos.