ID do artigo : 00193000 / Última modificação : 17-05-2018

Uma câmara de vídeo pode gravar com profundidade de campo (DOF) reduzida?

    O nível de profundidade de campo (DOF) disponível numa câmara de vídeo depende do tamanho do sensor, da distância focal e da abertura.

    A maioria das câmaras de vídeo de nível de consumo possui um sensor muito pequeno para que a câmara de vídeo possa ser mais pequena e leve, tornando-a mais portátil. Este tamanho pequeno do sensor ajuda a manter tudo focado. Devido ao tamanho pequeno do sensor, a obtenção de DOF reduzida pode ser difícil em comparação com as câmaras de vídeo com sensores maiores como as fabricadas para o mercado profissional.

    Se a sua câmara de vídeo tiver uma lente com uma distância focal longa, pode tentar utilizar a teleobjetiva para aplicar zoom no objeto à distância. Isto pode ajudar a obter uma DOF reduzida, permitindo que o seu objeto se destaque. No entanto, dependendo da distância do objeto entre a lente e a imagem de fundo, a quantidade de DOF varia.

    A abertura (ou seja, a íris) das lentes de câmaras de vídeo é um fator importante que determina a DOF. Grandes aberturas produzem DOF reduzida. Se a sua câmara de vídeo tiver uma abertura ou definição de íris, certifique-se de que a define para que a abertura/íris esteja totalmente aberta.

    NOTA: Consulte o manual de instruções da sua câmara de vídeo para obter informações específicas sobre modelos, se necessário.