Modelo aplicável

Esta informação aplica-se aos seguintes modelos:

  • ILME-FX30
  • ILME-FX30B

Acerca desta transferência

Aspetos a ter em conta antes de realizar a atualização

  • Se a câmara estiver a executar a Ver. 1.02 ou anterior, tem de atualizar primeiro para a Ver. 1.05 antes de instalar a Ver. 6.01.
  • Instalar a Ver. 6.01 diretamente sem atualizar para a Ver. 1.05 resultará num erro e a atualização falhará.
    • Atualizar caminho: Ver. 1.02 ou anteriorVer. 1.05Ver. 6.01
  • Pode transferir a atualização de software com a Creators' App, disponível na App Store e no Google Play.

Vantagens e melhorias

  • Otimiza o processamento LUT do utilizador
  • Melhora o desempenho geral e a estabilidade da câmara

Vantagens e melhorias anteriores

Informações sobre o ficheiro

  • Nome: BODYDATA.DAT
  • Versão: 6.01
  • Tamanho: 906 619 304 bytes
  • Data de lançamento: 17-03-2026

Preparação

Como atualizar a sua câmara Sony com um cartão de memória (SD ou CFexpress)

Verificar a versão do software de sistema

Siga as instruções abaixo para verificar a versão do software de sistema:

    1. Selecione MenuSetup (Configuração) → Setup Option (Opção de configuração) → Version (Versão) → Body (Estrutura).
    2. Será apresentada a versão do software de sistema.

    Sequência de atualização

    • Se a versão do software de sistema for a Ver. 6.01, não é necessário atualizar.
    • Se a câmara estiver a executar a Ver. 1.02 ou anterior, tem de atualizar primeiro para a Ver. 1.05 antes de instalar a Ver. 6.01.
    • Instalar a Ver. 6.01 diretamente sem atualizar para a Ver. 1.05 resultará num erro e a atualização falhará.
    • Atualização de caminho necessária: Ver. 1.02 ou anteriorVer. 1.05 Ver. 6.01.

    Se o ecrã de definição Date/Time (Data/hora) for apresentado quando ligar a câmara, defina a data e/ou a hora corretamente.

    Guardar os dados do software de sistema num cartão de memória

    IMPORTANTE: certifique-se de que existe apenas um ficheiro BODYDATA.DAT no cartão de memória.
    1. Clique no botão Transferir.
    2. Depois de ler a exclusão de responsabilidade, clique em Transferir.
    3. Guarde o ficheiro no seu computador.
    4. Introduza o cartão de memória formatado no computador.
    5. Guarde o ficheiro BODYDATA.DAT no diretório raiz do cartão de memória. Não altere o nome do ficheiro.

    Notas:

    • Utilize esta câmara para formatar o cartão de memória previamente.
    • Antes de formatar, copie os dados para um computador ou outro dispositivo.
      • A formatação eliminará permanentemente todos os dados do cartão de memória. Não é possível repor os dados eliminados.
    • Consulte o manual de instruções da câmara para obter informações sobre cartões de memória compatíveis.

    Requisitos de alimentação

    • Fonte de alimentação: Utilize uma bateria recarregável (NP-FZ100) totalmente carregada.
    • A atualização só pode ser efetuada quando o nível de energia da bateria for pelo menos três barras ou 51% ou superior. Recomendamos que utilize uma bateria totalmente carregada.

    Atualizar a versão do software de sistema

    Aviso importante

    • Utilize uma bateria recarregável (NP-FZ100) totalmente carregada.
    • Não remova a bateria durante a atualização. Caso contrário, pode tornar a câmara inutilizável. Poderá não ser possível efetuar a atualização se a temperatura da câmara for elevada. Aguarde até que a temperatura desça antes de atualizar.

    Passo 1: Atualizar o software do sistema

    1. Insira o cartão de memória que contém os dados do software do sistema guardados na ranhura 1 da câmara. Apenas a ranhura 1 reconhecerá os dados de software do sistema.
    2. Selecione MenuSetup (Configuração) → Setup Option (Opção de configuração) → Version (Versão) → Body (Estrutura).
    3. Selecione Software Update (Atualização de software).
    4. Selecione Execute (Executar) no ecrã de confirmação da atualização do software do sistema. A atualização da versão do software será iniciada.

      Mensagem no ecrã:
      • Atualizar? X.XX → Y.YY
        • X.XX: número da versão atual
        • Y.YY: número da versão mais recente
      Notas:
      • Não remova a bateria nem o cartão de memória durante a atualização.
      • Depois de confirmar os detalhes, pode clicar no botão Execute (Executar).
      • Deslize para baixo conforme necessário para ver o texto completo.
    5. Quando a atualização do software do sistema inicia, é apresentado um ecrã preto. A lâmpada de acesso irá piscar 1 vez3 vezes5 vezes consoante o progresso da atualização. A atualização demora cerca de 6 minutos.
      A lâmpada de acesso encontra-se por baixo do lado direito da câmara quando a respetiva parte de trás está virada para si.
    6. Quando a atualização estiver concluída, a câmara reinicia automaticamente. Depois de reiniciar, prima OK no ecrã "Body update complete" (Atualização da estrutura concluída).

    Passo 2: Confirme a versão do software de sistema da câmara

    1. Selecione MenuSetup (Configuração) → Setup Option (Opção de configuração) → Version (Versão) → Body (Estrutura).
    2. Será apresentada a versão do software de sistema.
      Se o ecrã apresentar Ver. 6.01, a atualização foi concluída com êxito.

    Se a atualização falhar

    Se o software do sistema não tiver sido copiado corretamente para o cartão de memória, a câmara
    pode apresentar uma mensagem de erro ou sinalizar um erro utilizando a luz de acesso.

    O que pode ver:

    • A mensagem "The target model for the update file is incorrect" (O modelo de destino do ficheiro de atualização está incorreto) é apresentada no monitor da câmara.
    • A lâmpada de acesso pisca num dos seguintes padrões:
      • 5 vezes de forma prolongada (ciclo de 0,5 segundos) e, em seguida, 6 vezes de forma curta (ciclo de 0,25 segundos)
      • 7 vezes de forma prolongada (ciclo de 0,5 segundos) e, em seguida, 7 vezes de forma curta (ciclo de 0,25 segundos)

    O que significa:

    • A câmara pode não ter sido atualizada para a Ver. 1.05 ou posterior antes desta tentativa de atualização.
    • O software do sistema pode ter sido copiado incorretamente para o cartão de memória.

    O que fazer:

    1. Remova a bateria e o cartão de memória da câmara.
    2. Prepare outro cartão de memória.
    3. Comece novamente a partir da secção Guardar os dados do software do sistema num cartão de memória deste artigo.