Modelo aplicável
Esta informação aplica-se aos seguintes modelos:
- TA-AN1000
Acerca desta transferência
Vantagens e melhorias
- Resolve um problema que causava a falha da Auto Calibration (Calibração automática) ao utilizar o modo de coluna central do televisor
Vantagens e melhorias anteriores
Ver vantagens e melhorias anterioresInformações sobre o ficheiro
- Nome: AN10STR-1_478.zip
- Versão: 1.478
- Tamanho: 565 MB (593 296 233 bytes)
- Data de lançamento: 17-09-2025
Preparação
Verificar a versão do firmware
O seu firmware poderá já estar atualizado, especialmente se tiver um novo Recetor de AV. Se o número da versão for 1.478 ou superior, não é necessário atualizar.
Se não tiver a certeza, pode facilmente verificar qual é a versão do seu firmware:
- Ligue o seu televisor e certifique-se de que o mesmo está definido para a entrada à qual o Recetor de AV está ligado, ou seja, se o Recetor de AV estiver ligado à tomada HDMI2, escolha a entrada HDMI2.
- Ligue o Recetor de AV.
- Prima HOME no telecomando e aguarde até visualizar o ecrã HOME.
- No ecrã inicial, selecione Setup (Configuração) → System Settings (Definições do sistema) com os botões de setas do comando e, em seguida, prima ENTER.
- Selecione Informações do Sistema com os botões de seta no telecomando e, em seguida, prima ENTER.
- No ecrã do televisor, se o número da versão for 001.478 ou superior (os dois primeiros zeros do número da versão do software podem ser ignorados), significa que já tem a versão de firmware mais recente.
Aviso importante
- Leia atentamente as instruções ou pode danificar o Recetor de AV.
- Não desligue o Recetor de AV nem o desligue do cabo de alimentação CA durante a atualização.
- Não prima quaisquer botões, exceto os mencionados nas instruções.
- Não retire o cabo de alimentação durante a transferência ou atualização do software. Poderá provocar falhas no sistema.
Transferir e instalar
Existem duas formas de atualizar o firmware:
- Atualizar através da Internet (recomendado)
- Atualização através de um dispositivo de memória USB e do seu computador
Atualizar através da Internet
Recomendamos este método, dado que é a forma mais simples de efetuar a atualização. Demora habitualmente cerca de 15-30 minutos. Primeiro, prepare o equipamento e, em seguida, transfira a atualização da Internet.
O que necessita:
- uma ligação à Internet ativa (através de um router sem fios)
- um televisor compatível
Configurar o equipamento:
- Ligue o televisor e verifique se está selecionada a entrada à qual o Recetor de AV está ligado. (Se o Recetor de AV estiver ligado à porta HDMI2, selecione HDMI2 como entrada.)
- Ligue o Recetor de AV à sua fonte de Internet através de um router sem fios.
- Ligue o Recetor de AV.
- No telecomando, prima HOME e aguarde até que seja apresentado o ecrã HOME.
- Quando utilizar as colunas traseiras/subwoofer sem fios da Sony (não fornecidos), ligue cada coluna e certifique-se de que a ligação com o recetor está estabelecida. Consulte o Guia de ajuda para obter mais informações sobre como ligar as colunas.
Passo 1: instalar a atualização
- No menu HOME, utilize os botões de seta do comando para selecionar Setup (Configuração) → Software Update (Atualização de software) → Network update (Atualização da rede) e, em seguida, prima ENTER.
- Quando a mensagem "Update to a new software version. Never turn off the power while performing the update. Current version 00x.xxx New version 001.478" (Atualize para uma nova versão do software. Nunca desligue a alimentação durante a atualização. Versão atual 00x.xxx Nova versão 001.478) for apresentada no ecrã do televisor, selecione OK utilizando o comando e, em seguida, prima ENTER.
- A mensagem "Update Caution" (Atenção, em atualização) é apresentada no ecrã do televisor. Selecione OK utilizando o telecomando e, em seguida, prima ENTER.
- O Recetor de AV transfere os dados do firmware da Internet.
- Após a transferência, o Recetor de AV reinicia e começa a atualização da unidade principal. Durante a atualização da unidade principal, o estado do progresso da atualização XX% é apresentado no ecrã do painel frontal.
- Assim que a unidade principal estiver atualizada, o Recetor de AV é reiniciado automaticamente. Se for necessária uma atualização para o subwoofer ou para as colunas traseiras, esta tem início neste momento.
- Quando a atualização estiver concluída, será apresentada uma mensagem de conclusão no televisor.
Passo 2: confirmar que a atualização foi bem-sucedida
Verifique a versão do firmware. Se o número da versão for 1.478, significa que a atualização do firmware foi bem-sucedida.
Resolução de problemas
O que fazer se tiver problemas durante a atualização do firmware do Recetor de AV utilizando a Internet.
- A mensagem "The device is not connected to network. To update, your AV Receiver needs to be connected to the Internet." (O dispositivo não está ligado à rede. Para atualizar, o Recetor de AV tem de estar ligado à Internet.) é apresentada no ecrã do televisor. Se não conseguir executar o procedimento Update via Internet (Atualizar através da Internet), experimente Update via USB Memory (Atualizar através de memória USB).
- Certifique-se de que o router e todos os dispositivos ligados entre o Recetor de AV e o router estão ativados.
- Certifique-se de que todos os cabos entre o Recetor de AV e o router estão corretamente ligados.
- Tente o procedimento de atualização novamente.
- Após o procedimento Update via Internet (Atualizar através da Internet) iniciar, a mensagem "Download capacity: xxxxxxKB/xxxxxKB and xx%" (Capacidade de transferência: xxxxxxKB/xxxxxKB e xx%) é apresentada no ecrã do televisor, mas a barra de progresso no ecrã não se altera.
Dependendo da ligação à rede, o procedimento Update via Internet (Atualizar através da Internet) pode demorar muito tempo (até 60 minutos). É por isso que a mensagem "Download capacity: xxxxxxKB/xxxxxKB and xx%" (Capacidade de transferência: xxxxxxKB/xxxxxKB e xx%) é apresentada no ecrã do televisor e a barra de progresso no ecrã se mantém igual por um longo período. - Durante a execução do procedimento Update via Internet (Atualizar através da Internet), o televisor apresenta a mensagem "Connection status cannot be confirmed. Cannot communicate with the server. Please try again later." (Impossível confirmar o estado da ligação. Não é possível comunicar com o servidor. Tente novamente mais tarde.) e não é possível efetuar a atualização do firmware.
- Certifique-se de que a rede sem fios está ligada.
- Verifique se o Recetor de AV tem o seu próprio endereço IP nas definições de rede. (se utilizar um servidor proxy, introduza o endereço IP do proxy que utiliza, em vez do nome do anfitrião proxy, no campo do servidor proxy).
- Tente a atualização novamente.
- A alimentação desligou-se durante a atualização.
Ligue o Recetor de AV e tente a atualização novamente. - A atualização já está em curso há mais de 60 minutos e ainda não terminou.
Se o problema persistir, a velocidade de transmissão da rede pode ser lenta. Nesse caso, atualize o sistema seguindo o procedimento Update via USB Memory (Atualizar através de memória USB). - A mensagem "Already Updated" (Já atualizado) é apresentada no ecrã do televisor.
A versão do firmware atualmente instalada no Recetor de AV é a mais recente.
Atualização através de um dispositivo de memória USB e do seu computador
Recomendamos que, se possível, utilize a Internet para efetuar a atualização. Caso contrário, poderá utilizar este método como alternativa. Transfira a atualização para o seu computador, guarde-a num dispositivo de memória USB e, em seguida, transfira-a para o Recetor de AV.
Preparativos para a atualização do firmware
Antes de transferir o firmware, certifique-se de que o seu computador está a executar um dos seguintes sistemas operativos e prepare a uma unidade flash USB.
Sistemas operativos
- Windows 11
- Windows 10
- Mac OS X
Passo 1: instalar a atualização
- Leia e aceite os termos e condições.
- Transfira o ficheiro AN10STR-1_478.zip para o seu computador, certificando-se de que não se esquece do diretório.
- Localize o ficheiro no seu computador, clique com o botão direito do rato no mesmo e clique em "Propriedades". Verifique se o tamanho corresponde a 565 MB (593 296 233 bytes).
Transferir os ficheiros para o dispositivo de armazenamento USB:
- Extraia o ficheiro de atualização do ficheiro AN10STR-1_478.zip.
- Para o sistema operativo Mac OS X:
- Aceda à localização para onde o ficheiro foi transferido e clique duas vezes no ficheiro AN10STR-1_478.zip.
- Será criado um novo ficheiro, com o nome F_NSTR0.UPG.
- Para o sistema operativo Microsoft Windows:
- Aceda ao diretório para onde o ficheiro foi transferido, clique com o botão direito no ficheiro AN10STR-1_478.zip e, em seguida, clique em Extrair todos.
Nota: para o Windows, segundo as predefinições, o Microsoft Edge guarda o ficheiro na pasta Transferências. Para localizar a pasta Transferências, clique no mosaico Ambiente de Trabalho no ecrã Iniciar e localize o ficheiro transferido utilizando o Explorador do Windows. - Na janela Extrair Pastas Comprimidas (Zipadas), clique em Extrair.
- Será criado um novo ficheiro, com o nome F_NSTR0.UPG.
- Aceda ao diretório para onde o ficheiro foi transferido, clique com o botão direito no ficheiro AN10STR-1_478.zip e, em seguida, clique em Extrair todos.
- Para o sistema operativo Mac OS X:
- Ligue um dispositivo de armazenamento USB compatível ao seu computador.
- Transferir o ficheiro F_NSTR0.UPG para o dispositivo de armazenamento USB:
- Para sistemas operativos Mac OS X: Arraste e largue o ficheiro F_NSTR0.UPG na pasta raiz do dispositivo USB.
- Para os sistemas operativos Windows:
- Aceda ao diretório onde a pasta foi criada e clique com o botão direito no ficheiro F_NSTR0.UPG.
- No menu, clique em Enviar para... e, em seguida, clique na unidade que representa o seu dispositivo USB (por exemplo, Disco amovível E:).
- O ficheiro F_NSTR0.UPG será copiado para o seu dispositivo USB.
- Depois de copiar o ficheiro F_NSTR0.UPG, remova o dispositivo USB do seu computador
Transferir a atualização para o Recetor AV
Primeiro, prepare o equipamento e, em seguida, transfira a atualização para o Recetor de AV.
Preparar o equipamento:
- Ligue o seu televisor e verifique se está definido para a entrada à qual o Recetor de AV está ligado. (Se o Recetor de AV estiver ligado à porta HDMI2, selecione HDMI2 como entrada).
- Ligue o Recetor de AV.
- Prima HOME no telecomando e aguarde até visualizar o ecrã HOME.
- Quando utilizar as colunas traseiras/subwoofer sem fios da Sony (não fornecidos), ligue cada coluna e certifique-se de que a ligação com o recetor está estabelecida. Consulte o Guia de ajuda para obter mais informações sobre como ligar as colunas.
- Insira o dispositivo USB que contém o ficheiro F_NSTR0.UPG.
Transferir a atualização:
- No ecrã HOME, utilizando os botões de seta do comando, selecione Setup (Configuração) → Software Update (Atualização de software) → USB update (Atualização por USB) e, em seguida, prima ENTER.
- Quando a mensagem "Update to a new software version. Never turn off power while performing the update. Current version xxx.xxx New version 001.478" (Atualize para uma nova versão de software. Nunca desligue a alimentação durante a atualização. Versão atual xxx.xxx Nova versão 001.478) for apresentada no ecrã do televisor, selecione OK utilizando o comando e, em seguida, prima ENTER.
- Quando a mensagem Update Caution (Atenção, em atualização) for apresentada no ecrã do televisor, selecione OK utilizando o telecomando e prima ENTER.
- O Recetor de AV transfere os dados do firmware a partir do dispositivo de memória USB.
- Após a transferência, o Recetor de AV reinicia e começa a atualização da unidade principal. Durante a atualização da unidade principal, o estado do progresso da atualização XX% é apresentado no ecrã do painel frontal.
- Assim que a unidade principal estiver atualizada, o Recetor de AV é reiniciado automaticamente. Se for necessária uma atualização para o subwoofer ou para as colunas traseiras, esta tem início neste momento.
- Quando a atualização estiver concluída, será apresentada uma mensagem de conclusão no televisor.
Passo 2: confirmar que a atualização foi bem-sucedida
Verifique a versão do firmware. Se o número da versão for 1.478, significa que a atualização do firmware foi bem-sucedida
Resolução de problemas
O que fazer se tiver problemas durante a atualização do firmware do Recetor de AV utilizando o computador e uma memória USB.
- As mensagens UPDT (Atualização) e ERROR (Erro) são apresentadas de forma alternada no ecrã do painel frontal.
- Desligue o sistema e o cabo de alimentação CA.
- Ligue a alimentação do Recetor de AV.
- Experimente efetuar o procedimento Update via USB Memory (Atualizar através de memória USB) novamente.
- A alimentação desligou-se durante a atualização
Ligue o Recetor de AV e siga o procedimento Update via USB Memory (Atualizar através de memória USB) novamente. - Não é possível extrair o ficheiro de atualização AN10STR-1_478.zip que transferi do website.
A transferência foi concluída com êxito? Elimine o ficheiro e transfira-o novamente. - A atualização já está em curso há mais de 60 minutos e ainda não terminou.
- Desligue o cabo de alimentação CA da tomada e volte a ligá-lo após alguns minutos.
- Ligue o Recetor de AV.
- Tente o procedimento de atualização novamente.