ID do artigo : 00184646 / Última modificação : 02-09-2020

O sinal Wi-Fi cai ou está sempre a perder a ligação.

    IMPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos e/ou sistemas operativos específicos. Consulte a secção Produtos e categorias aplicáveis do presente artigo, antes de iniciar este procedimento.

    NOTAS:

    • Apesar de o seu dispositivo Sony poder ser ligado à Internet através de uma ligação sem fios, para resolver problemas relacionados com o buffering de vídeos, consulte:  Os vídeos transmitidos da Internet param, são interrompidos, ficam a carregar ou a qualidade de imagem e de som é fraca.
    • Este problema também pode ocorrer se estiver ligado a uma rede sem fios sem proteção, como uma rede de convidado. Se estiver a utilizar uma ligação sem fios, certifique-se de que está ligado a uma rede Wi-Fi protegida (ícone de bloqueio) na lista Definições de Wi-Fi.
    • A Sony recomenda perguntar ao fabricante do router se a configuração do seu router é a ideal, visto ser diferente de router para router.

    Efetuar um diagnóstico de ligação

    Se o seu dispositivo Sony tiver a função de diagnóstico de ligação, efetue o diagnóstico de ligação para verificar se o problema está relacionado com a tecnologia sem fios ou com a Internet.

    1. Efetuar uma reinicialização da alimentação do router.

      1. Experimente desligar o cabo de alimentação do router da tomada elétrica durante 30 segundos.
      2. Volte a ligar o cabo de alimentação à tomada, e espere até as luzes intermitentes indicarem que o router foi totalmente reiniciado.
    2. Ligue um dispositivo de rede (que não seja da Sony) através da rede local sem fios para verificar se consegue ligar-se ao router.

      • Se não for possível ligar outros dispositivos através da rede local sem fios: O router sem fios pode estar avariado.
      • Se for possível ligar outros dispositivos: Por via das dúvidas, abra o ecrã de configuração da do dispositivo Sony, e verifique se a SSID do dispositivo é igual à dos outros dispositivos ligados. Se a SSID do dispositivo ligado for diferente, verifique se a SSID está correta.
    3. Verifique a SSID correta e a chave de segurança, e efetue novamente a configuração da rede.

    Normalmente, a SSID e a chave de segurança encontram-se na unidade principal do router ou no documento fornecido.

    NOTAS:

    • Se a SSID do router não se encontrar no dispositivo Sony, verifique se a função de SSID oculta está ativada.
    • Dependendo do router, pode usar mais de uma SSID. Neste caso, altere a SSID do ponto de acesso e verifique se o problema melhorou.
    • Para a introdução da chave de segurança, há distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Introduza a chave de segurança corretamente.

      Exemplos de erros:

      • I (i maiúsculo), l (L minúsculo) e 1 (número um)
      • 0 (número zero) e O (O maiúsculo)
      • d (D minúsculo) e b (b minúsculo)
      • 9 (número nove) e q (Q minúsculo)
    1. Verifique o local onde o router e a antena foram instalados.

      • Se o seu servidor e os seus dispositivos não se encontrarem na divisão onde instalou o seu router LAN sem fios/ponto de acesso, a largura de banda da comunicação sem fios pode ser demasiado baixa ou fraca devido a uma fraca intensidade do sinal. Tente instalar o seu servidor, os dispositivos e o router LAN sem fios/ponto de acesso num local de sua casa que seja central, se possível. Se mover o sistema para perto do router, irá aumentar a força e a velocidade do sinal. Se não for possível alterar o local do router, pode tentar utilizar um repetidor sem fios.
      • Evite colocar o router perto de objetos metálicos, objetos com água e objetos com humidade, p. ex. livros. Recomenda-se colocar o router a uma altura superior a 1 m do chão. O betão, o mármore e os tijolos também afetam negativamente o router.
      • Se o router estiver ligado a outros dispositivos, a velocidade de comunicação pode ter ficado lenta devido à influência de outros dispositivos. Desligue os outros dispositivos ou desligue a rede local sem fios, e verifique se o problema melhorou.
      • Se o router tiver uma antena, ajuste a orientação da mesma. As ondas de rádio da antena de um router normal irão continuar a espalhar-se num círculo concêntrico à volta da antena. Para obter mais informações, consulte o manual fornecido com o router.
    2. Verifique as definições do router ou tente alterar as definições.

      • Se não conseguir estabelecer uma ligação com o seu router, verifique se filtragem de endereços MAC está ativada. Se a filtragem de endereços MAC estiver ativada, desative-a ou verifique se consegue aceder a um dispositivo permitido depois de registar o seu endereço MAC.
      • Se a rede local sem fios do router corresponder a várias frequências, altere a frequência ligada para verificar se o problema melhora.

        NOTA: Nem todos os dispositivos Sony conseguem estabelecer uma ligação sem fios de 5 GHz. Se estiver a usar uma ligação 5 GHz, verifique as especificações.

        • Se usar uma ligação de rede local sem fios de 5 GHz: Visto que esta ligação é suscetível a obstáculos (p. ex. parede), se não puder alterar a frequência, instale o router e o dispositivo perto um do outro sem obstáculos, e verifique se o problema melhorou.
        • Se usar uma ligação de rede local sem fios de 2,4 GHz: Se utilizar dispositivos que usem a rede local sem fios de 2.4 GHz, p. ex. dispositivos Bluetooth, telefones sem fios, intercomunicadores de bebés, micro-ondas, etc., perto do dispositivo Sony, as ondas de rádio poderão ficar fracas devido à interferência de outros dispositivos. Tente afastar o dispositivo Sony destes dispositivos, ou não usá-los, para verificar se o problema melhorou.
      • Tente mudar o canal do seu router. Devido à interferência de outras redes locais sem fios, o canal atual da sua rede doméstica pode tornar-se instável; No entanto, outro canal pode estar livre e sem interferências. Tente alterar a definição do canal Wi-Fi do seu router LAN sem fios/ponto de acesso para verificar se a força do sinal aumenta. Visto que a configuração varia de router para router, e se precisar de assistência técnica para alterar esta definição, consulte o manual fornecido com o seu router ou visite o website do fabricante.

        NOTA: Pode usar as seguintes ferramentas para inspecionar a sua rede sem fios e as redes vizinhas.

        • A ferramenta inSSIDer permite-lhe procurar todas as redes sem fios vizinhas e determinar os canais sem fios onde estão a funcionar. Esta ferramenta também lhe permite alterar a frequência do canal sem fio para uma frequência que não esteja a ser utilizada. Esta ferramenta encontra-se no website Metageek.
        • A ferramenta Wifi Analyzer para dispositivos Android transforma o seu telemóvel Android num analisador de Wi-Fi. Esta aplicação está disponível através da Google Play Store aplicação no seu smartphone Android.
    3. Verifique se existe uma atualização de firmware para o seu router.

      Se não tiver atualizado o seu router para a versão mais recente de firmware e/ou software, pode ter problemas de comunicação sem fios quando usar o seu router LAN sem fios/ponto de acesso. Confirme que atualizou o seu router/ponto de acesso para a versão de firmware mais recente, visto que estas atualizações podem melhorar e aumentar o desempenho do seu router.

    Se continuar a ter problemas de rede depois de seguir todos os passos acima, recomendamos usar uma ligação de rede local com fios no seu modem ou router.