ID do artigo : 00247588 / Última modificação : 02-07-2020

O que é o 3D Creator e como posso utilizá-lo?

    O 3D Creator é uma aplicação pré-instalada que lhe permite digitalizar objetos em 3D. A versão mais recente oferece cinco modos de digitalização diferentes:

    • Digitalização de selfie
    • Digitalização de rosto
    • Digitalização de cabeça
    • Digitalização de alimentos
    • Digitalização de forma livre

    Como funciona o 3D Creator?

    1. A primeira parte do processo de digitalização é a calibração. A câmara capta imagens à medida que circula lentamente em redor do objeto e um algoritmo procura caraterísticas que se destacam nas imagens.
    2. Com base na orientação da câmara e nas imagens captadas, é criada uma nuvem de pontos. A nuvem de pontos é relativamente irregular e é incolor.
    3. Em seguida, utiliza-se a rede. A rede é, simplesmente, um grupo de pontos 3D chamados vértices. Utilizando os pontos da nuvem de pontos, o algoritmo esculpe a rede, permitindo que se molde com base no objeto digitalizado.
    4. Por último, a aplicação cria a textura. A textura neste contexto consiste nas cores do objeto. Utilizando as imagens captadas durante a fase de esculpir, as cores são projetadas na rede. A textura tem uma resolução fixa, mas a qualidade e a riqueza dos detalhes dependem da forma como a escultura é executada.

    A aplicação oferece tutoriais com informações para cada modo de digitalização. Abaixo encontra-se uma captura de ecrã do tutorial da digitalização de rosto.

    Depois de concluir a digitalização, pode guardar e editar as criações, bem como partilhá-las ou imprimi-las em 3D. As digitalizações são guardadas no formato de ficheiro .OBJ(*), que é compatível com a maioria das impressoras 3D.

    A criação também pode ser utilizada como papel de parede 3D, e ainda ser integrada na aplicação de efeitos Sony Mobile AR como um AR Object (Objeto de RA) ou um AR Avatar (Avatar de RA).

    Captura de ecrã com exemplos de ajuda e dicas do 3D Creator

    Atualmente, não há planos para utilizar outros formatos de ficheiro que não o .OBJ.