ID do artigo : S700024680 / Última modificação : 12-07-2018

Como substituir o teclado da série EB


    nível de dificuldade Nível de dificuldade:
    Difícil
    tempo necessário Tempo necessário:
    actividade de 10 minutos

    AVISO
    !! Estas instruções são apresentadas de forma generalizada. A Sony VAIO da Europa vem por este meio informar que os utilizadores devem substituir os teclados com cuidado. Se os componentes do seu VAIO sofrerem danos durante a substituição do teclado, a respectiva reparação ou substituição não será contemplada pela garantia e, como tal, deverá ser paga. !!


    1. Encerre o computador e desligue todos os dispositivos periféricos.
    2. Desligue o computador do transformador de CA e remova a bateria.
    3. Toque num objecto de metal com ligação à terra para descarregar a electricidade estática, por exemplo, um radiador ou uma torneira.
    4. Coloque a unidade virada para baixo em cima de uma mesa. Utilize um pano para a proteger contra riscos.

    5. Remova os 3 parafusos (assinalados a vermelho na figura 1).

      Figura 1 - Remover os 3 parafusos existentes na parte inferior


    6. Depois de ter removido os parafusos, pode puxar a unidade óptica para fora da unidade, tal como demonstrado na figura 2.

      Figura 2 - Remova a unidade óptica


    7. O teclado está fixado com ganchos em três lados, e com patilhas que deslizam pelo lado do teclado mais próximo do touchpad (consulte a figura 3).

      Figura 3 - Posições dos ganchos (círculos vermelhos) e patilhas (quadrados amarelos)


    8. Dentro do compartimento da unidade óptica, há uma abertura redonda virada para o teclado. Esta abertura é usada para soltar os ganchos que mantêm o canto superior direito do teclado fixado ao apoio para os pulsos (consulte a figura 4).

    9. Figura 4 - Localização da abertura de acesso no compartimento da unidade óptica


    10. Coloque o VAIO numa mesa, aberto na posição de funcionamento, mas com o compartimento da unidade óptica aberto na extremidade da mesa, virado para si. Use a abertura ilustrada na figura 4 acima para afastar o teclado do apoio para os pulsos. Isto irá libertar todos os ganchos no lado direito do teclado, bem como um terço dos ganchos na parte superior do teclado (consulte a figura 5).
      Nota: Caso não consiga alcançar a abertura com os dedos, ou tenha dificuldade em soltar o teclado, utilize uma ferramenta improvisada para o fazer. O mais indicado será um objecto fino, rígido e não metálico; por ex: uma caneta de plástico.

      Figura 5 - Soltar o canto superior direito do teclado


    11. Depois de soltar o canto superior direito do teclado, empurre o centro do teclado para cima e em direcção ao apoio para os pulsos para soltar os restantes ganchos da parte superior do teclado, soltando de seguida os ganchos no lado esquerdo.

      Figura 6 - Soltar os ganchos na parte superior do teclado


    12. Após ter soltado todos os ganchos, desloque ligeiramente o teclado em direcção ao monitor para soltar as patilhas, e coloque depois o teclado voltado para baixo sobre a área do touchpad, como demonstrado na figura 7.

      Figura 7 - Preparar para soltar o cabo plano do teclado


    13. Se o conector plano em plástico do teclado estiver preso ao conector com fita adesiva, descole-a cuidadosamente.

    14. Atenção:
      • Se o conector do teclado estiver danificado, a placa principal tem de ser substituída. O custo de substituição da placa principal pode ultrapassar o valor de um VAIO usado.
      O conector do teclado da placa principal é composto por duas partes: uma parte fixa (bege) e um suporte (castanho), que fixa o cabo plano do teclado. Desbloqueie cuidadosamente o suporte do conector empurrando lentamente os cantos, como ilustrado na figura 8.


      Figura 8 - Desligar o cabo plano do teclado


      O cabo plano do teclado solta-se e desliga-se facilmente do conector da placa principal.

    15. Para colocar o novo teclado, inverta o procedimento tendo o seguinte em atenção:
      • Para evitar trabalho desnecessário, teste o cabo plano do teclado para ver se está bem ligado antes de continuar a instalação. Para tal, ligue o transformador de CA ao VAIO, carregue primeiro no botão de alimentação e, em seguida, em F2 assim que o logótipo da VAIO for apresentado, para entrar no BIOS. Se funcionar, volte a encerrar o VAIO, desligue o transformador de CA e continue a instalação.