ID do artigo : S700024648 / Última modificação : 12-07-2018

Como substituir o teclado da série BZ

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo


nível de dificuldade Nível de dificuldade:
Difícil
tempo necessário Tempo necessário:
actividade de 20 minutos

AVISO
!! Estas instruções são apresentadas de forma generalizada. A Sony VAIO da Europa vem por este meio informar que os utilizadores devem substituir os teclados com cuidado. Se os componentes do seu VAIO sofrerem danos durante a substituição do teclado, a respectiva reparação ou substituição não será contemplada pela garantia e, como tal, deverá ser paga. !!


  1. Encerre o computador e desligue todos os dispositivos periféricos.
  2. Desligue o computador do transformador AC e remova a bateria.
  3. Toque num objecto de metal com ligação à terra para descarregar a electricidade estática, por exemplo, um radiador ou uma torneira.

  4. Remova os 2 parafusos (assinalados a vermelho na figura 1).

    Figura 1 - Remover os 2 parafusos existentes na parte inferior


  5. Vire o aparelho e abra-o na posição de trabalho. Incline ao máximo o ecrã para trás sem forçar.

  6. Atenção:
    • A tampa superior do teclado está fixa com vários ganchos. Estes ganchos podem partir-se facilmente, sobretudo se os forçar na direcção errada.
    • Quando voltar a montar, dobre o cabo do sensor de impressões digitais no espaço que lhe está reservado. Caso contrário, a tampa superior do teclado não encaixa.
    Para soltar os ganchos correctamente, puxe para cima o centro da extremidade frontal da tampa superior do teclado (como ilustrado na figura 2). Com cuidado para não danificar o cabo do sensor de impressões digitais, agite e solte os restantes ganchos e, em seguida, coloque a parte inferior da tampa superior do teclado para cima (como ilustrado na figura 2). 

    Figura 2 - Remover a tampa superior do teclado


  7. Remova os 3 parafusos.

    Figura 3 - Preparação para retirar o teclado


  8. Após remover os parafusos que fixam a extremidade superior do teclado, mova o teclado alguns milímetros na direcção do ecrã e, em seguida, dobre-o na direcção do painel táctil.

    Figura 4 - Preparação para desligar o teclado da placa principal


  9. Se o conector plano em plástico do teclado estiver preso ao conector com fita adesiva, descole-a cuidadosamente.

  10. Atenção:
    • Se o conector do teclado estiver danificado, a placa principal tem de ser substituída. O custo de substituição da placa principal pode ultrapassar o valor de um VAIO usado.
    O conector do teclado da placa principal é composto por duas partes: uma parte fixa (bege) e um suporte (preto), que fixa o cabo plano do teclado. Desbloqueie cuidadosamente o suporte empurrando o centro lentamente para cima, como ilustrado na figura 5.

    Figura 5 - Desligar o
    cabo plano

    O cabo plano solta-se e desliga-se facilmente do conector.

  11. Para colocar o novo teclado, inverta o procedimento tendo o seguinte em atenção:
    • Para evitar trabalho desnecessário, teste o cabo plano do teclado para ver se está bem ligado antes de continuar a montar. Para tal, ligue o transformador AC ao VAIO, carregue primeiro no botão de alimentação e, em seguida, em F2 assim que o logótipo da VAIO for apresentado, para entrar no BIOS. Se funcionar, volte a encerrar o VAIO, desligue o transformador AC e continue a montar.
    • Dobre o cabo do sensor de impressões digitais no espaço que lhe está reservado. Caso contrário, a tampa superior do teclado não encaixa.