ID do artigo : 00284779 / Última modificação : 15-11-2022Imprimir

Os meus auscultadores ou auriculares Sony não ligam

    IMPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    Este artigo irá rever todas as verificações que pode efetuar quando os seus auscultadores ou auriculares não ligam. Embora alguns passos possam parecer óbvios, é bom verificar tudo para aumentar a possibilidade de recuperar os seus auscultadores ou auriculares.

    Se os seus auscultadores ou auriculares não responderem depois de experimentar todos os passos, pode considerar que a bateria está descarregada ou avariada e necessitará de uma substituição ou reparação.


    Quais são os sintomas de auscultadores ou auriculares que não ligam?

    • Os auscultadores ou auriculares não respondem às minhas ações habituais.
    • Mesmo quando primo o botão de alimentação durante um longo período de tempo, não ouço quaisquer indicações de áudio (som ou indicações de voz que digam "power on" (ligado), "Bluetooth connected" (Bluetooth ligado)) nem vejo quaisquer indicações visuais (LED de carregamento ou LED intermitente).
    • Mesmo quando carrego os auscultadores ou auriculares, não vejo o LED de carregamento a responder.

    Qual a causa de uma bateria "morta" e como posso evitar a situação?

    Todas as baterias de lítio perdem lentamente o poder de carga ao longo do tempo devido a ciclos de carregamento e descarga recorrentes. É um processo natural de declínio que não acontece da noite para o dia. No entanto, não utilizar uma bateria de lítio é muito pior para a saúde da bateria! A certa altura, uma bateria descarregada que não tenha sido utilizada durante muito tempo já não consegue iniciar sozinha.

    • Sugestão: Se guardar os auscultadores durante um longo período de tempo, carregue a bateria uma vez a cada seis meses para evitar uma descarga excessiva. Se guardar os auscultadores ou auriculares, certifique-se de que o nível da bateria é superior a 50%.

    Embora as temperaturas afetem o carregamento, o calor ambiente contínuo durante o carregamento é altamente prejudicial para a bateria dos auscultadores ou do estojo de carregamento.

    • Sugestão: Carregue os auscultadores e auriculares à temperatura ambiente. O manual indica uma temperatura ambiente entre 15 °C e 35 °C. O carregamento poderá não ser eficaz se o ambiente estiver demasiado quente ou demasiado frio.

    Como verificar se pode recuperar os seus auscultadores ou auriculares

    O que está a fazer o LED de carregamento?

    Experimente carregar os auscultadores ou auriculares com o cabo USB fornecido durante, pelo menos, uma hora.

    • O LED de carregamento deverá acender-se a vermelho quando carregar os seus auscultadores.
    • Da mesma forma, o LED do estojo de carregamento deve acender-se quando carregar os seus auriculares.

    Porque deve esperar algum tempo? Se não tiver utilizado os auscultadores durante um longo período de tempo, o LED de carregamento poderá não acender imediatamente quando o carregamento começar.

    Auriculares: verificações do estojo de carregamento

    Se estiver a utilizar auriculares, existem três pontos adicionais a ter em conta:

    1. Certifique-se de que os auriculares estão corretamente colocados no estojo de carregamento e, além disso,
    2. Certifique-se de que os pontos de contacto dos auriculares e do estojo de carregamento estão limpos. A sujidade e o suor podem criar uma barreira fina que impede o carregamento.
    3. Certifique-se de que fecha a cobertura do estojo de carregamento para evitar que a bateria do estojo de carregamento seja consumida.

    Mudar de cabo USB e carregador

    Experimente um cabo USB diferente e um carregador diferente. Certifique-se de que o carregador tem uma corrente de saída de 1,5 A ou mais. Se não tiver a certeza, verifique o que está escrito no carregador. Se a corrente de saída for inferior a 1,5 A, o tempo de carregamento aumenta, o que pode não iniciar uma bateria que não tenha sido utilizada durante algum tempo.
    Em alternativa, ligue o cabo USB diferente a um computador ou a uma porta USB de um computador portátil que sabe que funciona. Não utilize um hub USB no meio. Além disso, tenha em atenção o modo de hibernação do computador porque não permite que os auscultadores carreguem.


    Último recurso: repor e inicializar

    Se experimentou as verificações de carregamento, só lhe resta tentar repor e inicializar os seus auscultadores. O procedimento de reposição é explicado no manual do produto ou no guia de ajuda.

    Este artigo inclui dois exemplos. Verifique o procedimento exato no manual do produto/guia de ajuda, pois podem ser ligeiramente diferentes.

    Como repor e inicializar o modelo WH-1000XM5 (auscultadores)

    Como repor e inicializar o modelo WF-1000XM4 (auriculares)