ID do artigo : 00257869 / Última modificação : 23-04-2021

Qual é a diferença entre RAW não comprimido, RAW comprimido sem perdas e imagens RAW comprimidas

    MPORTANTE: Este artigo aplica-se apenas a produtos específicos. Por favor, verifique os Produtos Aplicáveis no topo deste artigo.

    O que é a compressão nas fotografias?

    A compressão por si só está relacionada com uma redução. A compressão na fotografia é o processo de reduzir o tamanho e a qualidade das suas fotografias. Existem várias razões pelas quais os fotógrafos optam pela compressão. A mais comum é otimizar o espaço de armazenamento.

    A compressão reduz o tamanho do ficheiro ao reduzir a cor, o contraste e a nitidez das suas imagens.
     

    RAW não comprimido:

    Um ficheiro RAW não comprimido preserva todos os dados numa imagem sem compressão. Uma vez que todos os dados da imagem são armazenados sem qualquer impacto na qualidade, tem a liberdade de manipular determinados aspetos da fotografia, como o brilho, a cor, a nitidez e a redução de ruído, com o mínimo de perda de qualidade.

    A principal desvantagem dos ficheiros RAW não compactados é um maior tamanho do ficheiro. Se optar por fotografar neste formato, é aconselhável utilizar um cartão SD com uma elevada capacidade de armazenamento ou captar e guardar as imagens noutro local para libertar espaço. 

    Recomenda-se que fotografe em RAW não comprimido quando é necessária uma velocidade de tratamento e qualidade de imagem elevadas. Este formato permite um processamento mais rápido utilizando software de tratamento em comparação com RAW comprimido sem perdas.
     

    RAW comprimido sem perdas:

    A compactação sem perdas é um formato que permite reduzir o tamanho da imagem sem comprometer a qualidade. Uma imagem comprimida sem perdas é processada pelo software de pós-processamento e os dados são descomprimidos como um ficheiro ZIP. A descompressão permite-lhe expandir o ficheiro comprimido para o seu tamanho original.

    Este é um formato popular que ocupa menos espaço com perda mínima de qualidade. Tenha em mente que alguma qualidade é perdida durante este processo, no entanto, os efeitos são raramente detetáveis a olho nu. 

    Recomenda-se a utilização de RAW comprimido sem perdas quando pretender gravar conteúdo com uma qualidade de imagem superior, equivalente a RAW não comprimido, num formato de ficheiro mais pequeno.
     

    RAW comprimido:

    RAW comprimido, por vezes conhecido como compressão com perdas, é um formato que reduz os dados numa fotografia. Uma imagem captada em RAW comprimido ocupa menos espaço de armazenamento. Assim que uma imagem é armazenada num formato RAW comprimido, não pode ser descomprimida, o que significa que a imagem perderá alguns dos dados. Alguns

    fotógrafos utilizam este formato para otimizar o espaço de armazenamento.

    Recomenda-se a utilização de RAW comprimido quando pretende fotografar continuamente à velocidade máxima ou para limitar o tamanho do ficheiro.