ID do artigo : 00250907 / Última modificação : 07-10-2020

Limpeza e manutenção de auscultadores para as séries WF-**, WI-**

    Por que razão a manutenção dos auscultadores é importante?

    Se a manutenção dos auriculares não for bem feita, poderão acumular-se substâncias estranhas, como pó ou cera dos ouvidos. Isto pode ter um impacto negativo nos auscultadores: 

    • o volume pode parecer inferior ao normal ou podem não emitir qualquer som
    • poderá ter problemas de carregamento
    • o desempenho resistente à água ou ao pó pode ser afetado.

    Os cuidados e a manutenção regulares ajudam a melhorar a longevidade dos auscultadores. 
     

    Como fazer a manutenção dos auriculares

    Remover e colocar os auriculares da forma correta

    A forma correta de remover os auriculares do auscultador é segurar a unidade, rodar e puxar para remover os auriculares.
    Não belisque nem dê um puxão. Aperte e rode cuidadosamente. 

    Após a limpeza e manutenção, volte a colocar os auriculares completamente, certificando-se de que os auriculares não estão soltos ou tortos. O auricular deve cobrir completamente o tubo de som. 


    Limpar os auriculares

    Para remover sujidade ou cera dos ouvidos, lave-os cuidadosamente à mão com um detergente neutro. Depois de os limpar, limpe cuidadosamente toda a humidade. 

    Se tiver auscultadores concebidos para atividades desportivas (por exemplo, o modelo WF-SP900) e tiverem sido expostos a água de piscina (por exemplo, cloreto) ou a água do mar (por exemplo, sal, areia, protetor solar), consulte o Guia de ajuda

    Quando o exterior dos auscultadores estiver sujo, limpe com um pano macio e seco. Se estiver extremamente sujo, limpe com um pano que tenha sido bem torcido, humedecido com uma solução diluída de detergente neutro.
    Não utilize solventes, como diluente, benzina ou álcool, pois podem danificar a superfície.
     

    Limpar a abertura da saída de som

    Se retirar os auriculares de silicone ou borracha, notará que um tubo pequeno está escondido por baixo. É por este tubo que sai realmente o som! Possivelmente estará coberto com um pouco de rede (depende do modelo).
    Utilize um pano humedecido com água e bem torcido para limpar a rede ou os tubos dos auriculares, para remover sujidade, cera dos ouvidos ou qualquer material que possa estar acumulado. 

    Tenha cuidado para não empurrar sujidade ou detritos para dentro dos auriculares. Se os orifícios de saída de som estiverem tapados com rede, não esfregue com muita força. Caso contrário, a rede pode sair ou ficar rasgada.


     

     

    Precauções de limpeza adicionais para modelos à prova de água

    Se estiver a utilizar um modelo resistente à água, pode entrar água ou humidade nos tubos de saída de som. 
    O som ficaria abafado ou até mesmo completamente inaudível. Para evitar esta situação, retire os auriculares, vire os tubos de saída de som para baixo e agite várias vezes para retirar a água.

    Em seguida, rode o orifício do microfone para baixo e bata suavemente cerca de cinco vezes na direção de um pano seco. Certifique-se de que não ficam gotas de água no orifício do microfone, porque pode provocar corrosão.

    Se ficar transpiração, água ou humidade no sensor da porta de carregamento (ou à volta da cobertura da porta USB para auscultadores tipo auricular), limpe imediatamente e deixe secar à temperatura ambiente. Caso contrário, a função de carregamento pode ser afetada ou até deixar de funcionar.

    Exemplo de auscultadores verdadeiramente sem fios

    Exemplo de auscultadores tipo auricular



    Sugestões adicionais para manter os seus auscultadores como novos

    Para auscultadores verdadeiramente sem fios

    • O estojo de carregamento é a melhor proteção contra o ambiente quando não estiver a utilizar os auscultadores
    • Tenha em atenção que, mesmo que os auscultadores sejam resistentes à água ou ao pó, o estojo de carregamento não é. Certifique-se de que os auscultadores estão completamente secos antes de os colocar no estojo de carregamento. Se não o fizer, pode provocar um curto-circuito ou corrosão. 
    • Não deixe os auscultadores num ambiente frio, uma vez que qualquer água ou humidade que ainda esteja nos auscultadores pode congelar. Para evitar avarias, certifique-se de que limpa qualquer água ou humidade após a utilização.

    Para auscultadores tipo auricular

    Certifique-se de que a cobertura da porta USB tipo C (ou a cobertura da porta micro-USB) está bem fechada quando utilizar os auscultadores.
    Não deixe os auscultadores num ambiente frio, uma vez que qualquer água ou humidade que ainda esteja nos auscultadores pode congelar. Para evitar avarias, certifique-se de que limpa qualquer água ou humidade após a utilização.

    Artigo relacionado: Proteja o WI-SP510 e evite danos causados por líquidos vedando a tampa de USB