Capte a beleza da vida

    O seu dispositivo Xperia™ integra a nova câmara Motion Eye™. Trata-se de uma câmara que lhe permite captar a vida como mais nenhum outro smartphone consegue. Foi concebida com recurso à tecnologia e aos conhecimentos das câmaras full-frame sem espelho α™ e das câmaras compactas Cyber-shot™ da Sony, que lhe permitem fotografar e filmar com detalhes sempre nítidos e vibrantes, mesmo em condições de pouca luz ou com retroiluminação.

    A nova câmara Motion Eye™

    A câmara Motion Eye™ integra uma quantidade impressionante de tecnologia, incluindo o novo sensor de imagem Exmor RS™ para dispositivos móveis com memória empilhada, a redesenhada e premiada lente G da Sony e o novo processador de imagem BIONZ™ para dispositivos móveis. Junte a tudo isto o autofocus híbrido preditivo e ultrarrápido e pixéis maiores novos que captam mais detalhes e luz e obtém uma câmara que antecipa todos os movimentos e o ajuda a captar aqueles momentos preciosos de forma mais rápida e melhor do que nunca.

    Mais real é impossível

    Com 4K HDR, os seus vídeos nunca pareceram tão reais! Quer esteja a filmar vídeos do céu ao entardecer ou num cenário deslumbrante durante uma viagem às montanhas, o vídeo 4K HDR capta o seu mundo com contraste, detalhes e cores como nunca antes. Basta tocar rapidamente em HDR no ecrã e está pronto a utilizar. Com um ecrã compatível com 4K HDR, pode reviver a magia e partilhar as suas experiências com quem mais gosta.

    Assuma o controlo criativo absoluto

    O modo manual é ideal para as situações em que pretende ter um maior controlo criativo sobre a imagem final e tem tempo para experimentar até obter o resultado desejado. É também por isso que o modo Manual é o modo de captação preferido em situações de baixa luminosidade ou de retroiluminação.

    Não perca um único momento

    Por vezes, as coisas acontecem tão rápido que não conseguimos reagir suficientemente depressa. Nem mesmo com a câmara pronta na mão. Não se preocupe! A funcionalidade Captura preditiva deteta se um objeto está em movimento e, em seguida, coloca automaticamente as imagens em memória intermédia antes de premir o botão do obturador. O resultado é a captação de até quatro imagens antes de tirar efetivamente a fotografia.

    Super lento é super giro

    A câmara Motion Eye™ permite-lhe pode gravar vídeos em câmara super lenta com uns surpreendentes 960 fotogramas por segundo em alta definição. Pode optar por gravar um vídeo em câmara super lenta ou captar um momento em câmara super lenta enquanto já está a filmar um vídeo à velocidade normal. Também pode gravar um vídeo à velocidade normal e editá-lo posteriormente, para aplicar efeitos de câmara lenta às partes selecionadas. Não se esqueça de filmar em boas condições de iluminação para conseguir obter a melhor qualidade da câmara super lenta.

    Dicas e truques

    Seguem-se algumas dicas e truques sobre como tirar o máximo partido da sua câmara Xperia™ e melhorar as suas habilidades fotográficas.

    Mais focagem e menos desfocagem

    • Quando fotografar grandes planos ou paisagens, toque no ecrã para definir a focagem numa zona específica ou uma determinada distância de focagem.
    • Certifique-se de que a lente está limpa. Qualquer pequena dedada ou um pouco de sujidade podem prejudicar a qualidade de uma fotografia.
    • Caso esteja a ter problemas com imagens desfocadas, verifique se a capa do smartphone está a obstruir o flash ou a lente.
    • Utilize a tecla de Câmara dedicada em vez de tocar no botão do obturador no ecrã. Isto ajuda a estabilizar o dispositivo antes de tirar uma fotografia.
    • Utilize a função de temporizador automático para evitar mais oscilação da câmara ao tirar fotografias.
    • Tente utilizar um tripé para obter uma melhor estabilidade de imagem e de vídeo.
    • Movimente o smartphone com a tecla de Câmara parcialmente premida e procure um ponto onde a imagem fique focada. Assim que a focagem estiver definida, a moldura circular fica azul.

    Alta qualidade com baixa luminosidade

    • Mantenha a câmara estabilizada. Coloque o smartphone numa superfície dura ou, melhor ainda, utilize um tripé e o temporizador automático.
    • Fotografe no modo Manual e defina o ISO, ou o nível de sensibilidade à luz, entre 50 e 3200.
    • Fotografe no modo Manual e mude as definições de velocidade do obturador (SS), o valor de exposição (EV) ou o equilíbrio branco (WB).
    • Utilize as diversas definições de flash, disponíveis nos três modos de captação. Estas são especialmente úteis quando as condições de iluminação são fracas ou quando existe retroiluminação.

    Conheça a sua câmara

    • Explore as definições e os modos principais antes de os utilizar e consulte o Manual do utilizador. A prática leva à perfeição!
    • Ative imediatamente a câmara, mesmo com o ecrã do dispositivo bloqueado. Basta premir sem soltar a tecla de Câmara e estará pronta a utilizar.
    • Selecione uma definição Iniciação rápida para que a câmara tire imediatamente uma fotografia ou comece a gravar um vídeo ao iniciá-la, por exemplo, premindo sem soltar a tecla de Câmara.
    • Para reduzir a oscilação durante a gravação de vídeos, certifique-se de que tem a funcionalidade SteadyShot™ ligada e definida para o modo "Inteligente ativo".
    • Ative as Linhas de grelha nas definições da sua câmara para poder fotografar utilizando a "regra dos terços". Ao manter o motivo fora do centro do enquadramento, as suas fotografias poderão ficar mais interessantes.
    • Atualize regularmente o software do seu smartphone para obter as funcionalidades e melhorias da câmara mais recentes.
    • Ative a opção "Seguimento de objetos". Quando toca num objeto no ecrã para o selecionar, a câmara segue-o por si.

    Saiba mais

    • Aprenda a procurar luz com uma orientação e cor que proporcionem forma e profundidade à cena. Este tipo de luz ocorre naturalmente, mesmo antes do nascer do sol e ao pôr-do-sol. A luz de uma janela também pode ser uma boa alternativa.
    • Seja criativo e experimente diversos ângulos. Ficará surpreendido com a diferença de uma fotografia tirada quando está ajoelhado ou deitado. Mas faça-o em segurança!
    • Ao fotografar objetos em movimento, tente não seguir o objeto. O truque é encontrar uma posição em que o objeto tem de passar à sua frente.
    • Se não conseguir enquadrar totalmente o motivo que pretende fotografar num único fotograma, experimente utilizar a aplicação "Panorama" para obter um ângulo maior.
    • Utilize a aplicação "Efeito criativo" na sua câmara para melhorar as fotografias antes de as tirar. Por exemplo, pode adicionar filtros, pixelizar fotografias ou criar um efeito de espelho.
    • Tire uma fotografia enquanto grava um vídeo. Basta tocar rapidamente no botão Obturador no ecrã para tirar a fotografia enquanto está a gravar o vídeo.

    Informações importantes

    • O número de fotografias e vídeos que pode armazenar depende da resolução ou do valor de MP (megapíxeis) utilizado e da duração dos vídeos.
    • Os vídeos e as fotografias captados com a resolução mais elevada ocupam muito espaço na memória interna ou no cartão de memória. Normalmente, uma resolução inferior proporciona uma qualidade suficientemente boa para uma utilização diária.
    • Tenha em atenção que, por vezes, o seu smartphone pode aquecer quando a câmara é utilizada durante longos períodos de tempo. Em alguns casos, a aplicação da câmara poderá encerrar temporariamente. Deixe o dispositivo arrefecer e, em seguida, volte a iniciar a aplicação.

    Salientamos que este artigo não é específico de um produto. As características e funcionalidades descritas são suscetíveis de variar consoante o dispositivo e/ou a versão do respetivo software.