ID do artigo : 00204796 / Última modificação : 27-06-2019

Captar paisagens dinâmicas

    LIÇÃO 3Captar paisagens dinâmicas

    Distância focal: 16 mm/número F: 11/Velocidade do obturador: 1/100 seg.

    Se encontrar uma paisagem ampla ao viajar, vai querer captá-la numa fotografia tal como é, incluindo a sua magnificência e o ambiente intenso que sente no momento.
    Para tirar fotografias como estas, defina a câmara para o modo A e experimente as técnicas abaixo.

    Fotografar com aberturas mais pequenas

    Em primeiro lugar, utilize aberturas mais pequenas para captar paisagens. A definição do valor de abertura para cerca de F8 coloca toda a imagem nitidamente em foco, embora o valor recomendado possa variar consoante as condições de captação ou a lente.
    Em geral, se pretender tirar fotografias nítidas com elevado contraste, aumente o número F. Ao contrário, se pretender acrescentar um toque suave a toda a imagem, diminua o número F.

    Tirada com a abertura definida como F9.0, esta fotografia parece nítida, com o pinheiro à frente e o céu no fundo focados. Se o número F for demasiado pequeno, a fotografia tende a sofrer de falta de nitidez, uma vez que só a árvore ou o céu podem estar focados.

    Distância focal: 16 mm/número F: 9,0/Velocidade do obturador: 1/30 seg.

    Captar o espectro alargado no lado grande angular

    Se captar paisagens com uma lente de zoom, pode captar o espectro alargado da cena utilizando o lado grande angular (com distâncias focais mais curtas) da lente. Além disso, se captar paisagens que incluem o céu, preencher uma grande área da imagem com o céu proporciona uma impressão mais abrangente e transmite a intensidade da cena.

    Esta fotografia foi captada no lado grande angular da lente de zoom. Embora o objeto principal seja o oceano, o ambiente magnífico é melhorado pelo preenchimento de uma área maior com o céu e as nuvens, em vez de captar apenas o oceano em todo o fotograma.

    Distância focal: 16 mm/número F: 11/Velocidade do obturador: 1/800 seg.

    Como melhorar a nitidez e a vivacidade

    Se quiser apresentar a paisagem ou as nuvens de forma mais nítida e vívida, altere as definições de Creative Style. A seleção da definição [Landscape] (Paisagem) melhora o contraste e a saturação e acaba a fotografia com uma profundidade de imagem melhorada. Se pretender mais contraste de cores ou sombras para um acabamento mais impressionante, ajuste as opções "Saturation" (Saturação) e "Contrast" (Contraste) nas definições de opções. Cada parâmetro pode ser aperfeiçoado com ± 3 passos.

    [1] Creative Style: Standard (Padrão)[2] Creative Style: Landscape (Paisagem)
    "Saturation" (Saturação): +2 Contraste: +2

    Estas fotografias foram tiradas com diferentes definições de Creative Style. A fotografia [1] foi tirada com [Standard] (Padrão). Por outro lado, a fotografia [2] foi tirada com [Landscape] (Paisagem), com "Saturation" (Saturação) e "Contrast" (Contraste) melhorados nas definições de opções. Como resultado, o céu e as folhas coloridas são reproduzidos de forma vívida e intensa.
    No entanto, tenha cuidado para não melhorar demasiado o contraste e a saturação. Isso pode resultar numa fotografia que parece uma imagem pintada, devido à saturação das cores.

    Experimentar lentes grande angulares

    Para captar fotografias dinâmicas com um ângulo de visualização maior, recomenda-se a utilização de lentes grande angulares.
    As lentes grande angulares conseguem captar uma gama mais ampla de cenas do que os olhos humanos. Como resultado, pode captar imagens únicas em instantâneos quotidianos e fotografias de rua, bem como fotografia de paisagem.

    Distância focal: 11 mm/número F: 10/Velocidade do obturador: 1/80 seg.

    Esta lente oferece uma vasta gama de distâncias focais que são indispensáveis para fotografia interior e arquitetónica verdadeira, bem como qualquer outra situação que exija cobertura grande angular.
    Inclui vidro ED e elementos esféricos que reduzem o brilho e as aberrações ao mínimo, para proporcionar imagens nítidas de alto contraste, mesmo em condições difíceis.

    Distância focal: 10 mm/número F: 11/Velocidade do obturador: 2,5 seg.

    Esta lente de zoom grande angular de 10-18 mm é ideal para paisagens extensas, bem como uma perspetiva destacada com qualquer objeto.
    Os elementos esféricos e de vidro ED num design ótico de precisão contribuem para uma resolução e contraste espetaculares mesmo até às extremidades da imagem.
    Com uma abertura máxima constante de F4 em toda a gama de distâncias focais, pode tirar o máximo partido da abertura brilhante para utilizar velocidades do obturador rápidas mesmo em condições de pouca luz.