Sugestões de fotografia > Fotografar Paisagens Dinâmicas

    Nível: Principiante

    LIÇÃO 3Captar paisagens dinâmicas

    Distância focal: 16 mm/número F: 11/Velocidade do obturador: 1/100 s

    Caso se depare com uma paisagem extensa ao viajar, irá querer captá-la numa fotografia tal como está, incluindo o ambiente magnífico que sente no momento.
    Para tirar fotografias como estas, defina a câmara para o modo A e experimente as técnicas abaixo.

    Fotografar com aberturas mais pequenas

    Em primeiro lugar, utilize aberturas mais pequenas para captar paisagens. Definir o valor de abertura para cerca de F8 permite focar toda a imagem com nitidez, apesar de o valor recomendado variar dependendo das condições de captação ou das lentes.
    Normalmente, caso pretenda tirar fotografias nítidas com elevado contraste, deve aumentar o número F. Ao contrário, se pretender acrescentar um toque suave a toda a imagem, diminua o número F.

    Tirada com a abertura definida como F9.0, esta fotografia parece nítida, com o pinheiro à frente e o céu no fundo focados. Se o número F for demasiado pequeno, a fotografia tende a sofrer de falta de nitidez, uma vez que só a árvore ou o céu podem estar focados.

    Distância focal: 16 mm/número F: 9.0/Velocidade do obturador: 1/30 s

    Captar o espectro alargado no lado grande angular

    Se captar paisagens com uma lente de zoom, pode captar o espetro alargado da cena utilizando o lado grande angular (com distâncias focais mais curtas) da lente. Além disso, se captar paisagens que incluem o céu, preencher uma grande área da imagem com o céu proporciona uma impressão mais abrangente e transmite a intensidade da cena.

    Esta fotografia foi captada no lado grande angular da lente de zoom. Embora o objeto principal seja o oceano, o ambiente magnífico é melhorado pelo preenchimento de uma área maior com o céu e as nuvens, em vez de captar apenas o oceano em todo o fotograma.

    Distância focal: 16 mm/número F: 11/Velocidade do obturador: 1/800 s

    Como melhorar a nitidez e a vivacidade

    Se quiser apresentar a paisagem ou as nuvens de forma mais nítida e vívida, altere as definições de Estilo criativo. A seleção da definição [Paisagem] melhora o contraste e a saturação e acaba a fotografia com uma profundidade de imagem melhorada. Se pretender mais contraste de cores ou sombras para um acabamento mais impressionante, ajuste as opções "" e "Contraste" nas definições de opções. Cada parâmetro pode ser aperfeiçoado com +3 passos.

    [1] Estilo criativo: Standard (Padrão)[2] Creative Style: Saturação
    da paisagem: +2 Contraste: +2

    Estas fotografias foram tiradas com diferentes definições de Estilo criativo. A fotografia [1] foi tirada com [Padrão]. Por outro lado, a fotografia [2] foi tirada com [Paisagem], com a "Saturação" e o "Contraste" melhorados nas definições de opções. Como resultado, o céu e as folhas coloridas são reproduzidos com vida e impacto.
    No entanto, tenha cuidado para não aumentar demasiado o contraste e a saturação. Isso pode resultar numa fotografia que parece uma imagem pintada, devido à saturação das cores.

    Experimentar lentes grande angulares

    Para tirar fotografias dinâmicas com um ângulo de visão mais amplo, recomenda-se a utilização de uma lente grande angular.
    A lente grande angular consegue captar uma maior diversidade de cenas do que os olhos humanos. Como resultado, pode captar imagens únicas em instantâneos quotidianos e fotografias de rua, bem como fotografia de paisagem.

    Distância focal: 12 mm/número F: 16/Velocidade do obturador: 1/5 s

    Esta lente de zoom compacta ultragrande angular de 12-24 mm oferece as distâncias focais mais curtas disponíveis em qualquer lente full-frame de montagem tipo E, com uma fantástica resolução de lente G em toda a superfície da imagem e em todos os valores de abertura. É uma excelente escolha para fotografia dinâmica. A impressionante mobilidade e o autofocus rápido, preciso e silencioso, tornam-na ideal para filmes e fotografias.

    Número F: 8/Velocidade do obturador: 1/100 s

    Esta lente de zoom ZEISS Vario-Tessar full-frame de 16-35 mm com montagem tipo E oferece um desempenho fantástico num conjunto leve e compacto. A gama de zoom versátil aliada a uma estabilização de imagem ótica incorporada faz com esta lente seja uma excelente escolha para instantâneos, cenas de interiores, fotografias de grupo, paisagens e muito mais, especialmente com uma estrutura da série α7 full-frame. A abertura máxima constante de F4 facilita o controlo da exposição e da profundidade de campo.

    Experimentar lentes de distância focal fixa

    Distância focal: 35 mm/número F: 8/Velocidade do obturador: 1/400 s

    Com uma qualidade de imagem excecional, mesmo na abertura máxima de F1.8, esta lente de distância focal fixa de 35 mm compacta e leve para câmaras full-frame é uma escolha versátil para tudo, desde fotografia de mesa a atividades ao ar livre. O funcionamento AF rápido, preciso e silencioso e o seguimento AF fiável fazem com que seja adequada para captar vídeos e fotografias.

    Distância focal: 24 mm/número F: 11/Velocidade do obturador: 1/250 s

    A lente de distância focal fixa de 24 mm (equivalente a 35 mm em full-frame) inclui uma abertura máxima de F1.8 e oferece nitidez e contraste extraordinários em todo o fotograma, bem como áreas desfocadas com um bonito efeito "bokeh". A ampliação máxima é de 0,25x para grandes planos dramáticos de 1:4 e o mecanismo interno oferece utilização suave e silenciosa que os realizadores irão apreciar.