ID do artigo : 00192693 / Última modificação : 12-07-2018

O telecomando da TV não funciona corretamente ou não responde de todo? Descubra como solucionar problemas

    O facto de que o seu telecomando não está a responder pode significar que o telecomando em si tem defeito ou que o seu televisor deixou de funcionar. Este artigo contém diversas orientações que o irão ajudar a resolver o seu problema ou, pelo menos, a identificar a sua origem.

    IMPORTANTE: Caso utilize um sintonizador/descodificador de terceiros, poderá só conseguir mudar de canal com o telecomando fornecido por esses terceiros. O telecomando original da Sony não irá funcionar!


    Verifique se há algo de errado com o televisor


    Se não conseguir ligar o televisor com o telecomando ou se não houver resposta do botão, tente utilizar o televisor através das teclas e interruptores do lado direito do televisor (visto de frente).

    1. Confirme se o botão de poupança de energia [6] está LIGADO, caso contrário, não será possível ligar o televisor.

    2. Prima [1] para LIGAR o televisor. Deverá ficar visível um LED verde na parte da frente do televisor.

    3. Faça um teste utilizando os botões [2] e [3] para mudar os canais e volume de som.

    Teclas e interruptores do televisor

    Se não for possível ligar o televisor através do próprio televisor, este pode precisar de assistência técnica. Contacte-nos para obter assistência adicional.


    Verifique se há algo de errado com o telecomando


    1. Enquanto o televisor está LIGADO, desligue os cabos de todos os dispositivos externos (leitor de Blu-ray Disc/DVD, descodificador, etc.) ligados ao televisor e, em seguida, prima o botão HOME ou MENU no telecomando. Se não acontecer nada, avance para o passo 2.

    2. DESLIGUE o televisor e desligue o cabo de alimentação do televisor da tomada elétrica. Volte a ligar, LIGUE o televisor novamente e prima o botão HOME ou MENU no telecomando. Se não acontecer nada, avance para o passo 3.

    3. Existem diversas razões pelas quais o telecomando pode não estar a responder. Analise a descrição geral abaixo e, se aplicável, implemente as medidas de resolução propostas.

    • Substitua a pilha ou limpe o terminal

    * Pilha fraca: A pilha poderá estar completamente descarregada ou fraca. Quando fica fraca, verá que tem de se aproximar do produto para o usar. Se não funcionar de todo, substitua as pilhas.

    * Terminal sujo: Os terminais das pilhas do telecomando poderão estar sujos. Remova a tampa do compartimento das pilhas e, com o polegar, faça rolar as pilhas ainda no interior do telecomando. Se o telecomando começar a funcionar após fazer rolar as pilhas, retire-as e limpe os terminais do telecomando com um pouco de líquido de limpeza de cabeças de vídeo por cassete, utilizando uma cotonete ou um pano macio. Volte depois a colocar as pilhas no telecomando.

    • Tenha cuidado com o sensor de infravermelhos

    * Certifique-se de que o telecomando está a apontar para o sensor do telecomando do produto (lado dianteiro inferior do televisor).

    * Certifique-se de que o recetor/sensor de infravermelhos do telecomando situado no produto não foi coberto ou obscurecido por plantas de interior, mobiliário, etc.

    * A luz intensa, solar ou não, pode, por vezes, interferir com os sinais de infravermelhos, especialmente se incidir diretamente sobre o sensor de infravermelhos do televisor.

    • Selecione o produto correto através de Bravia Sync

    Quando utilizar uma ligação HDMI, poderá ter de selecionar o produto que pretende controlar premindo o botão SYNC MENU no telecomando do televisor. Pode, em seguida, selecionar o produto que pretende utilizar a partir da lista exibida no ecrã.

    • Selecione o produto certo com o botão [Mode]

      Alguns telecomandos são multifuncionais e dispõem da capacidade de controlar outros dispositivos, como um leitor de Blu-ray Disc, leitor de DVD ou VCR. Se tiver um telecomando multifuncional, tem de estar selecionado o produto correto que pretende controlar. Por exemplo, se o botão de modo no telecomando tiver sido selecionado para utilizar um leitor de DVD, algumas das funcionalidades do televisor poderão não estar disponíveis até selecionar o modo correspondente.
    • Selecione a posição correta de frequência 1-2-3 do gravador de DVD/HDD

    Alguns gravadores de DVD/HDD dispõem de uma frequência de infravermelhos remota variável, por exemplo, posição 1, 2 ou 3. Certifique-se de que a posição selecionada é a mesma que a posição definida no gravador. Para verificar ou alterar a posição de frequência, consulte o manual de instruções fornecido.

    • Evite a interferência de lâmpadas com baixo consumo de energia

    Sabe-se que as lâmpadas de baixo consumo interferem com as frequências do telecomando. Tente afastar os produtos da lâmpada ou a lâmpada dos produtos.

    • Verificar se existe um feixe de infravermelhos

      Não é possível ver o feixe de infravermelhos emitido pelo telecomando a olho nu. Se tiver uma câmara de vídeo e utilizar o telecomando à frente da lente, seria possível ver o feixe de infravermelhos no visor da câmara de vídeo.

    O feixe de infravermelhos não está visível? O comando poderá ter de ser substituído. Contacte-nos para obter assistência adicional.

    O feixe de infravermelhos está visível? É possível que o recetor/sensor do produto esteja avariado e não o telecomando em si. Contacte-nos para obter assistência adicional.

    O Android TV da Sony também pode ser controlado através de um telecomando por infravermelhos tradicional e, em determinados modelos, através de um telecomando com painel tátil. Para obter mais informações sobre emparelhar o telecomando com painel tátil com o seu televisor e o que fazer se estiver a ter problemas, siga a ligação fornecida.