ID do artigo : 00192847 / Última modificação : 20-05-2018

A ligação de rede local sem fios apresenta uma intensidade fraca de sinal, cai ou apresenta um comportamento irregular

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

A interferência de um telefone de 2,4 Ghz ou 5 GHz pode causar problemas de ligação ao utilizar uma rede sem fios (WLAN) 802.11a, 802.11b, 802.11g ou 802.11n. Estas normas sem fios utilizam as mesmas frequências. Outros dispositivos sem fios, tais como dispositivos Bluetooth, intercomunicadores de bebés, portas de garagens automáticas, micro-ondas ou brinquedos sem fios podem causar interferências. Além disso, grandes linhas de transmissão de energia ou superfícies de metal, tais como paredes ou mesas, podem causar interferência. Os problemas de ligação podem incluir pausas, interrupções ou outros comportamentos erráticos com a rede sem fios.

Seguem-se algumas sugestões que podem resolver o problema:

  • Altere a localização do router sem fios ou da estação de base do telefone sem fios.
  • Altere o canal utilizado pelo router sem fios.
  • Utilize o telemóvel com a antena para baixo se essa opção estiver disponível.
  • Utilize um telefone sem fios que funcione com uma frequência que não 2,4 GHz.
  • Limite a utilização de dispositivos Bluetooth ou desligue o adaptador Bluetooth no computador.
  • Este problema também pode ocorrer se estiver ligado a uma rede sem fios sem proteção ou a uma rede de convidado. Se estiver a utilizar uma ligação sem fios, certifique-se de que está ligado a uma rede Wi-Fi protegida (ícone de bloqueio) na lista Definições de Wi-Fi.

IMPORTANTE:

  • Para obter mais informações sobre como alterar o canal de um router sem fios ou ponto de acesso, consulte o manual fornecido com o dispositivo ou contacte diretamente o fabricante.
  • Muitos telefones sem fios de 2,4 GHz e 5 GHz funcionam com aquilo a que se chama tecnologia de alternância de frequências. Esta tecnologia utiliza o intervalo de frequência completo também utilizado pelos dispositivos sem fios 802.11a, 802.11b, 802.11g e 802.11n. Deste modo, alterar o canal do router sem fios pode não eliminar o problema de interferência.