ID do artigo : 00193552 / Última modificação : 17-05-2018

Como solucionar problemas num telecomando que deixa de funcionar ou não funciona corretamente.

Produtos e categorias aplicáveis deste artigo

Siga estes passos para encontrar os motivos pelos quais um telecomando deixa de funcionar ou não funciona corretamente.

IMPORTANTE: Se forem necessárias informações específicas sobre os modelos para completar estes passos, consulte as instruções de funcionamento fornecidas com o produto.

NOTA: Uma vez que cada um destes passos representa uma solução possível, verifique o funcionamento do telecomando depois de concluir cada passo.

  1. Certifique-se de que o dispositivo que está a tentar controlar está a funcionar.
    1. Ligue-o a uma tomada elétrica que sabe estar a funcionar.
    2. Ligue o dispositivo com o próprio botão de alimentação (não o botão do telecomando).
  2. Certifique-se de que o telecomando está a ser usado no mínimo a 1 m de distância e no máximo a 3 m de distância da unidade.

    NOTA: Utilizar o telecomando demasiado perto ou demasiado longe pode impedir que o feixe de infravermelhos (IR) atinja o sensor de infravermelhos da unidade.

  3. Quando utilizar o telecomando, certifique-se de que aponta diretamente para o sensor remoto do dispositivo.
  4. Se o telecomando tiver a capacidade de ser definido para funções diferentes (TV, BD, DVD, AUX, STB, etc.), certifique-se de que está selecionada a função correta.

    NOTA: Consulte as instruções de funcionamento para determinar se o telecomando tem a capacidade de ser definido para diferentes funções e, em caso afirmativo, consulte as instruções sobre como configurar essas funções remotas.

  5. Retire quaisquer obstáculos que possam encontrar-se entre o telecomando e o dispositivo. As portas de vidro ou caixas podem afetar o sinal do telecomando. Tente abrir as portas de vidro para ver se faz diferença.
  6. Certifique-se de que o sensor de infravermelhos do dispositivo não está exposto diretamente à luz do sol nem a luzes fluorescentes brilhantes ou de halogéneo. As luzes brilhantes que incidam diretamente no sensor de infravermelhos podem interferir a receção dos sinais do telecomando.
  7. Verifique se o telecomando envia um sinal de infravermelhos.
  8. Retire as pilhas do telecomando, prima cada botão duas vezes e volte a colocar as pilhas.
  9. Coloque pilhas alcalinas novas.

    IMPORTANTE:

    • Não utilize pilhas recarregáveis.
    • Verifique se as pilhas estão corretamente inseridas fazendo corresponder a polaridade das pilhas com os símbolos + (mais) e - (menos) no compartimento das pilhas.
  10. Efetue a reposição da alimentação do dispositivo ou do componente que o telecomando deveria controlar.

    NOTAS:

    • É possível repor a maioria dos componentes desligando o cabo de alimentação da tomada elétrica durante um minuto.
    • Consulte as instruções de funcionamento do componente para obter instruções específicas sobre como efetuar uma reposição da alimentação.
  11. Para amplificadores e recetores de A/V, restaure as predefinições de fábrica no dispositivo. Para obter instruções sobre como efetuar a reposição, consulte o guia de operações que acompanha o produto.

Se ainda assim não resolver o problema, poderá ser necessário contactar a assistência.

Se o telecomando estiver danificado e necessitar de ser substituído, visite a secção de peças sobressalentes ou reparações e garantia do nosso website de assistência.