Sugestões de fotografia > Fotografar Paisagens Urbanas em Viagem

    Nível: Principiante

    LIÇÃO 11Fotografar Paisagens Urbanas em Viagem

    Distância focal: 85 mm/número F: 8.0/Velocidade do obturador: 1/800 seg.

    As paisagens urbanas em destinos de viagem que não vê na sua vida quotidiana são cenas típicas para fotografar. Este capítulo fornece algumas técnicas para captar o ambiente dessas paisagens urbanas em fotografias.
    Primeiro, defina a câmara para o modo A para que possa ajustar a abertura e fotografe com uma abertura inferior (cerca de F8 se estiver a fotografar durante o dia).

    Considerações sobre a composição e como recortar

    Para captar o ambiente da cidade, tenha primeiro em conta a composição. Na captação casual durante viagens, fotografamos muitas vezes no lado grande angular (com distâncias focais mais curtas), tentando incluir o máximo de objetos possível no fotograma. No entanto, dependendo das cenas, fotografar com o lado da teleobjetiva (com distâncias focais mais longas) pode ser melhor para transmitir o ambiente. Seguem-se exemplos que explicam este efeito.

    [1] Distância focal: 16 mm/número F: 10/Velocidade do obturador: 1/100 segundos [2] Distância focal: 16 mm/número F: 5.6/Velocidade do obturador: 1/160 s

    Estas fotografias foram captadas a 16 mm, no lado grande angular de uma lente de zoom normal.
    O edifício está realçado na fotografia [1]. No entanto, uma vez que o edifício ocupa a área maior do fotograma, a fotografia não transmite adequadamente o ambiente que sentiu realmente no local. Como neste exemplo, se fotografar no lado grande angular, os objetos em primeiro plano parecem grandes, enquanto os objetos no fundo parecem mais pequenos do que são na realidade. Esta composição é adequada se pretende realçar um edifício e torná-lo imponente. Mas se pretender captar todo o ambiente da cidade e das ruas, experimente outra composição.

    Na fotografia [2], também captada no lado grande angular, a área maior é ocupada pelo edifício e o solo. No entanto, graças à "composição radial", com o fim da rua no centro do fotograma, tem mais profundidade em comparação com a fotografia [1]. Se pretender uma fotografia de grande angular dinâmica como esta, tenha a direção das ruas em conta ao fotografar.
    Agora, vejamos como a impressão muda se fotografar com o lado da teleobjetiva.

    Distância focal: 50 mm/número F: 8.0/Velocidade do obturador: 1/80 s

    Esta fotografia é captada a 50 mm de uma lente de zoom. Para focar o primeiro plano e o fundo, o valor de abertura foi definido como F8. Além disso, para impedir que os edifícios pareçam inclinados e dar uma impressão instável à fotografia, a câmara foi fixada firmemente na posição vertical.
    Captada com o lado da teleobjetiva, a fotografia capta com sucesso as características da cidade. Ao contrário da fotografia captada com o lado grande angular, o edifício no lado mais próximo não ocupa a área grande. Além disso, a rua cabe em 1/4 de todo o fotograma. Esta composição dá uma perspetiva natural à fotografia.

    Distância focal: 50 mm/número F: 6.3/Velocidade do obturador: 1/80 s

    Esta fotografia também foi captada a 50 mm. Mesmo numa cena como esta, em que o céu nublado pode ocupar a maior parte da área se captada com o lado grande angular, o cenário urbano é captado num ângulo de visualização próximo do olho humano ao fotografar com o lado da teleobjetiva.

    Distância focal: 30 mm/número F: 7.1/Velocidade do obturador: 1/60 seg./ISO: 160

    Esta técnica de recortar a parte da cena com o lado da teleobjetiva é também eficaz para fotografar a partir de pontos estratégicos, bem como para fotografar ruas.

    [1] Distância focal: 28 mm/número F: 8.0/Velocidade do obturador: 1/160 seg./ISO: 200 [2] Distância focal: 135 mm/número F: 8.0/Velocidade do obturador: 2,5 segundos

    Ao ver uma vista de um ponto estratégico, tentamos frequentemente fotografar toda a paisagem com o lado grande angular. No entanto, se recortar parte da paisagem no fotograma, pode captar uma fotografia que capte o ambiente único da cidade de forma mais eficaz.
    A fotografia [1] foi captada a 28 mm, com a posição de zoom ligeiramente deslocada para o lado da teleobjetiva com uma lente de zoom normal. De toda a cidade que se estende pelo fotograma, apenas a parte mais impressionante é captada neste fotograma. Na fotografia [2], arrojadamente captada a 135 mm, todo o fotograma é preenchido com casas.
    Com cada casa apresentada na dimensão correta, esta é também uma fotografia interessante que transmite o ambiente.

    Desta forma, recortar a parte distintiva no fotograma utilizando o lado da teleobjetiva é eficaz para transmitir o ambiente do cenário urbano. Utilize todas as possibilidades da lente de zoom, experimentando várias distâncias focais.

    Experimentar lentes de zoom de ampliação alta

    As lentes categorizadas como "lentes de zoom de ampliação alta" são práticas para viagens. Uma vez que uma lente de zoom de ampliação alta vai, por si só, da grande angular à teleobjetiva, pode captar imagens impressionantes de cenas de viagens com várias expressões. Além disso, uma vez que não precisa de mudar a lente para cada cena, tem menos probabilidades de perder oportunidades de fotografias e pode focar-se na viagem.

    Número F: 6.3/Velocidade do obturador: 1/125 seg.

    A gama de zoom de 10x de 24 mm a 240 mm permite utilizar esta lente numa vasta gama de situações de fotografia, tornando-a ideal para viagens onde a redução da bagagem é uma prioridade, bem como para fotografar paisagens, arquitetura, instantâneos, retratos e muito mais. Altere entre a grande angular e a teleobjetiva sem ter de mudar de lentes, para poder captar mais destes momentos fugazes. A ótica avançada reduz os erros com eficácia, ao mesmo tempo que proporciona uma alta resolução em toda a área da imagem, enquanto o motor de precisão linear controla a focagem de modo a garantir uma resposta rápida e suave. As fotografias de teleobjetiva tiradas com a câmara na mão e com pouca luz são facilitadas pela estabilização de imagem OSS (Optical SteadyShot) incorporada. O design é resistente ao pó e à humidade, garantindo um funcionamento fiável em condições difíceis.

    Distância focal: 28 mm/número F: 10/Velocidade do obturador: 20 segundos

    Significativamente mais pequena e leve do que lentes comparáveis, esta lenta é perfeita para uma grande variedade de situações de captação. A distância focal ampla da lente, de 18 mm a 200 mm (27 mm a 300 mm em equivalente a 35 mm), torna-a numa lente de "viagem" de ampliação alta ideal. A tecnologia Optical SteadyShot reduz a desfocagem causada pelo movimento da câmara ao fotografar em ambientes escuros ou em distâncias focais maiores.