Sugestões de fotografia > Dar primazia ao pormenor

    Nível: Principiante

    LIÇÃO 9Dar primazia ao pormenor

    Fotografia

    Distância focal: 30 mm/número F: 7.1/Velocidade do obturador: 1/125 seg.

    Para realçar as características, o interesse ou a beleza de um objeto pequeno, é essencial focar com precisão o objeto e dar-lhe primazia na fotografia. Este capítulo fornece algumas técnicas de captação que se destinam sobretudo a captar objetos de luxo e fotografia de mesa.
    Primeiro, defina a câmara para o modo P antes de começar a fotografar.

    Regra básica: Aproxime-se e fotografe com o lado da teleobjetiva

    Ao captar um objeto pequeno como objeto principal, desfoque o fundo para realçar o objeto.
    Para captar um grande plano do objeto e desfocar outras áreas, as principais regras são "Aproximar-se tanto quanto possível do objeto" e "Fotografar com o lado da teleobjetiva (com distâncias focais mais longas) da lente de zoom", tal como indicado em "1. Retratos Impressionantes com as Pessoas em Destaque", "8. Fotografar o mundo microscópico", etc. No entanto, preencher todo o fotograma com o objeto pode não transmitir eficazmente as características de um objeto pequeno. Nesses casos, capte várias fotografias repetidamente enquanto afasta lentamente a câmara do objeto.

    Esta fotografia foi captada com a lente de zoom "SEL1855" incluída no kit de lentes de zoom NEX-F3. Para desfocar o fundo, a distância focal foi definida como ampliação máxima, 55 mm. Ao focar o objeto pequeno e fotografar a partir do mesmo nível que o objeto, o objeto foi realçado e o fundo foi desfocado.
    Além disso, as lentes macro são úteis para fotografar objetos pequenos. Em comparação com outras lentes, as lentes macro permitem-lhe aproximar-se bastante do objeto. Em resultado, pode fotografar grandes planos de pequenas peças de joalharia, como anéis, colares e brincos.

    Fotografia

    Lente: SEL1855/Distância focal: 55 mm/número F: 5.6/Velocidade do obturador: 1/100 s

    Este é um pingente fotografado com uma lente macro.
    Para além da capacidade de fotografar grandes planos, as lentes macro têm a grande vantagem de permitir ao fotógrafo aproximar-se tanto quanto possível do objeto. Com uma lente macro, tem a flexibilidade de decidir o ângulo, a composição e o tamanho do objeto, mesmo num espaço limitado, como uma mesa ou uma divisão pequena.

    Fotografia

    Lente: SAL100M28/Distância focal: 100 mm/número F: 7.1/Velocidade do obturador: 1/13 seg.

    Considerações sobre a composição

    Preste atenção à composição antes de libertar o obturador.
    Se um fotógrafo iniciante libertar o obturador não intencionalmente, o objeto principal é muitas vezes colocado no centro do fotograma. Esta composição é capaz de expressar claramente a intensidade e o tema do objeto. No entanto, ao fotografar pequenos objetos, pode ser difícil utilizar o espaço para obter expressão fotográfica e um sentido de ritmo.
    Para fotografar pequenos objetos, recomenda-se a composição da "Regra dos Terços" ou a composição diagonal.

    Fotografia

    Distância focal: 100 mm/número F: 2.8/Velocidade do obturador: 1/60 segundos. Composição com "Regra dos terços"

    Este é um exemplo da composição da “Regra dos Terços”. Na composição da "Regra dos Terços", o enquadramento é dividido em 9 secções (3 horizontais × 3 verticais) e o objeto principal é colocado nas interseções das linhas divisórias. No exemplo anterior, o objeto pequeno principal é colocado na interseção do campo superior direito. Com o objeto principal nesta posição, a fotografia parece mais estável, com um equilíbrio perfeito criado pelo padrão do pano no espaço aberto. No entanto, se utilizar a composição da “Regra dos Terços” para todas as fotografias, as suas fotografias podem tornar-se monótonas. Por isso, recomenda-se que utilize esta composição apenas como referência quando não souber que composição usar.

    Fotografia

    Distância focal: 30 mm/número F: 3.5/Velocidade do obturador: 1/20 segundos Composição diagonal

    Outra composição recomendada para fotografar objetos pequenos é a composição diagonal. Como na fotografia acima, se os mesmos objetos pequenos ou padrões forem alinhados sucessivamente, ou se existir um padrão às riscas, disponha-os diagonalmente no fotograma para criar esta composição.
    A composição diagonal pode acrescentar um sentido de ritmo e permitir ao espetador imaginar como a cena se prolonga para lá do fotograma.

    Fotografia

    Composição diagonal
    Distância focal: 18 mm/número F: 3.5/Velocidade do obturador: 1/400 seg.

    Esta fotografia é também um exemplo de composição diagonal. Os macarons coloridos estão dispostos ritmicamente no fotograma.
    Desta forma, a composição diagonal produz ritmo e perspetiva, mas pode dar uma impressão desequilibrada e desconfortável. Em vez de se limitar a uma única composição, experimente várias composições. No exemplo anterior dos macarons, fotografar imediatamente acima dos macarons poderia criar uma fotografia interessante.

    Experimentar lentes macro

    Se fotografar frequentemente pequenos objetos ou flores, ter uma lente macro irá melhorar bastante a sua expressão fotográfica. Se experimentar uma lente macro pela primeira vez, recomenda-se a "SEL30M35" para a montagem tipo E. Têm um ângulo de visualização prático e oferecem um excelente desempenho tendo em conta o custo.

    Fotografia

    Distância focal: 90 mm/número F: 3.5/Velocidade do obturador: 1/3 seg.

    A primeira lente macro teleobjetiva média de montagem tipo E com estabilização de imagem integrada produz uma excelente qualidade de Lente G: Resolução incrível a ampliações até 1:1, bem como um magnífico efeito "bokeh" de fundo sempre que necessário, mesmo ao captar sem tripé. Um mecanismo de focagem flutuante garante um desempenho ótico superior consistente em todas as distâncias de focagem.

    Fotografia

    Número F: 2.8/Velocidade do obturador: 1/200 seg.

    Esta versátil lente de distância focal macro "normal" de 50 mm para sensores full-frame é ideal para a fotografia quotidiana, bem como para captar impressionantes imagens macro de 1:1. Pode ficar a 16 cm do seu objeto, enquanto o ângulo de visão normal permite incluir elementos de fundo para uma maior liberdade criativa. Os controlos e o funcionamento são otimizados para que possa fotografar em grandes planos de forma fácil e eficiente.

    Fotografia

    Distância focal: 30 mm/número F: 3.5/Velocidade do obturador: 1/60 seg.

    Esta lente oferece capacidades macro de alto desempenho versáteis numa estrutura leve e compacta. É uma verdadeira lente macro 1:1 com uma distância de trabalho mínima de 2,4 cm que permite a apresentação de pequenos objetos e detalhes com excelente resolução e contraste.