Sugestões de fotografia > Fotografar Comida Apetitosa

    Nível: Principiante

    LIÇÃO 4Fotografar Comida Apetitosa

    Distância focal: 46 mm/número F: 5.6/Velocidade do obturador: 1/100 seg./Compensação de exposição: +1

    Ao fotografar pratos ou sobremesas, quererá que as suas fotografias transmitam o sabor do objeto.
    Para captar fotografias como estas, considere a cor e o brilho, para que possa captar o aspeto apetitoso dos alimentos tal como se parecem realmente.
    Primeiro, defina a câmara para o modo P e experimente as seguintes técnicas.

    Reproduzir a cor da forma que pretende

    A cor e o brilho são importantes para fazer com que as fotografias de pratos e sobremesas pareçam apetitosas.
    Primeiro, ajuste a cor com o equilíbrio de brancos. O equilíbrio de brancos é a função que permite ajustar o "branco" padrão, mas também pode ser utilizada como filtro de cor em câmaras digitais. Primeiro, fotografe com o equilíbrio de brancos automático [AWB] para ver se o resultado é o esperado. Depois, experimente [Luz do dia] ou [Nublado], se necessário. Caso ainda não tenha conseguido obter a cor pretendida, utilize a função de aperfeiçoamento para o equilíbrio de brancos.
    Normalmente, os pratos ficam com um aspeto mais apetitoso quando fotografados com uma cor ligeiramente quente (tonalidade avermelhada).

    Estas fotografias foram tiradas com diferentes definições de equilíbrio de brancos. Captada com [AWB], a fotografia [1] parece mais branca do que a imagem real devido à fonte de luz no restaurante. A fotografia [2] foi captada com [Luz do dia]. A cor mais quente acrescentou um acabamento com aspeto apetitoso à fotografia.

    [1] Equilíbrio de brancos: AWB[2] Equilíbrio de brancos: Luz do dia

    Considerar o ângulo de luz

    O ângulo de luz e o brilho são também importantes. Os pratos parecem mais apetitosos quando fotografados com retroiluminação. Quando fotografados com iluminação frontal, a forma e a cor dos alimentos são apresentados claramente. No entanto, uma vez que a luz nem cria sombra no objeto nem brilha através deste, a fotografia carece de profundidade e parece desinteressante.

    A fotografia [1] foi captada com iluminação frontal. As formas de pão e de frutas são apresentadas de forma clara, mas a imagem parece desinteressante, tal como as fotografias tipo passe. O flash direto também cria iluminação frontal e resulta numa fotografia semelhante.
    A fotografia [2] foi captada com retroiluminação. Com sombras, os pães são apresentados com profundidade. Além disso, os frutos e a bebida parecem mais suculentos graças à luz que brilha através deles. Mudar simplesmente o ângulo da luz faz uma grande diferença no acabamento.

    [1] Fotografada com iluminação frontal [2] Fotografada com retroiluminação

    No entanto, se fotografar com retroiluminação, o objeto pode parecer mais escuro do que o esperado devido ao fundo luminoso. Se isso acontecer, utilize a função de compensação de exposição. Se os alimentos parecerem escuros, ajuste a exposição para o lado + para torná-la mais luminosa. O objetivo é ajustar a exposição com base no brilho dos alimentos em si; não importa se o fundo fica um pouco esbranquiçado.

    Na fotografia [3], os alimentos parecem escuros devido à iluminação forte que provém da lente.
    A fotografia [4] foi criada aplicando compensação de exposição à fotografia da esquerda. Ao ajustar a exposição com base nos alimentos para torná-los mais luminosos, estes parecem agora mais apetitosos.

    [3] Compensação de exposição: 0 [4] Compensação de exposição: +1

    Alterar a composição

    Se tentar fotografar um prato inteiro, o resultado é muitas vezes uma fotografia documental desinteressante. Ao prestar mais atenção à composição, pode melhorar o ambiente da fotografia.
    Nas fotografias abaixo, a [1] captou todo o prato da posição dos olhos do fotógrafo. Pode ver o conteúdo do prato, mas a fotografia parece desinteressante e sem sentido. Além disso, com os pratos e os talheres à volta no fotograma, dá uma impressão desordenada.

    Para melhorar isso, a [2] foi captada aproximando-se o mais possível do prato. Captou o prato tão próximo que ficou parcialmente fora do fotograma. Esta fotografia tem mais sentido de presença e transmite melhor a ideia de um prato apetitoso. O fundo está também mais organizado.
    Além disso, recomenda-se fotografar na orientação vertical ou na orientação diagonal (com a câmara inclinada), uma vez que isso é eficaz ao expressar profundidade.

    [1] [2]

    Experimentar lentes de distância focal fixa

    As lentes com distância focal fixa são úteis para fotografia de alimentos, uma vez que podem criar excelente desfocagem de fundo. Além disso, uma vez que as lentes com distância focal fixa permitem que uma grande quantidade de luz entre na câmara, são também eficazes para fotografia em espaços interiores com pouca luz.

    Distância focal: 35 mm/número F: 1.8/Velocidade do obturador: 1/80 s

    Com uma qualidade de imagem excecional, mesmo na abertura máxima de F1.8, esta lente de distância focal fixa de 35 mm compacta e leve para câmaras full-frame é uma escolha versátil para tudo, desde fotografia de mesa a atividades ao ar livre. O funcionamento AF rápido, preciso e silencioso e o seguimento AF fiável fazem com que seja adequada para captar vídeos e fotografias.

    Distância focal: 50 mm/número F: 1.8/Velocidade do obturador: 1/100 s

    Qualquer utilizador de uma câmara full-frame que leva a sua atividade a sério precisa de uma lente de distância focal fixa de 50 mm de grande abertura. Esta é uma escolha excelente e acessível. O design ótico é topo de gama para oferecer uma elevada qualidade de imagem e a abertura máxima de F1.8 permite produzir um deslumbrante efeito "bokeh" de fundo. Em estruturas com montagem tipo E de formato APS-C tipo E, proporciona uma qualidade igualmente elevada com uma distância focal equivalente de cerca de 75 mm.