Recomendações para fotografar ação de movimento rápido.
Existem vários métodos para tirar fotografias de ação de objetos em movimento rápido. Estes métodos dependem do tipo de ação que está a fotografar e do resultado pretendido da fotografia. A prática e as capacidades, bem como as técnicas de fotografia e as definições da câmara, são tudo fatores importantes.
Pode selecionar Continuous Shooting (Disparo contínuo) na opção de Drive mode (Modo de disparo) da câmara ou tentar utilizar o Sports mode nas opções de Scene Selection (Seleção de cenas).
Seguem-se algumas recomendações adicionais se pretender obter um maior controlo manual das definições:
- Se possível, utilize uma lente rápida, uma lente com maior abertura.
IMPORTANTE: esta ideia é especialmente importante para fotografar ao longe em condições de pouca luz. Não existir luz suficiente, é mais difícil captar objetos em movimento. Uma maior abertura pode obter luz mais depressa. Recomenda-se a utilização de uma lente com uma f-stop de 2,8 ou superior para fotografar ao longe e com pouca luz.
- Se conseguir aproximar-se o suficiente do objeto, utilize um flash.
- Aumente a definição ISO.
- Coloque a câmara no modo de prioridade à velocidade do obturador (S).
- Ajuste a velocidade do obturador.
- Para congelar totalmente o movimento, utilize uma velocidade do obturador mais rápida (geralmente, recomenda-se acima de 1/250 segundos).
- Para conseguir um efeito de desfocagem para exprimir movimento, utilize uma velocidade do obturador mais lenta (geralmente, entre 1/50 e 1/100).
IMPORTANTE: Pode ser necessário experimentar com velocidades do obturador diferentes para obter o efeito pretendido. Dependendo da velocidade de movimento do objeto e da distância à qual se encontra, pode ser necessário ajustar para uma velocidade do obturador superior ou inferior.
- Dependendo do movimento do objeto, escolha a definição de focagem adequada abaixo.
- Se o objeto em movimento mantiver uma posição relativa na câmara, utilize Automatic AF (AF-A) (AF automática [AF-A]).
NOTAS:- No modo AF-A, a câmara reconhece automaticamente se o objeto está ou não em movimento, e altera o modo de AF entre Single-shot AF (AF-S) (AF de disparo único [AF-S]) e Continuous AF (AF-C) (AF de disparo contínuo [AF-C]) em conformidade.
- Por vezes, ao fotografar objetos em movimento rápido com o modo de focagem AF-A definido, o modo AF pode não mudar suficientemente rápido e a câmara pode não manter a focagem no objeto em movimento. Neste caso, recomenda-se a utilização de AF-C.
- No modo AF-A, a câmara reconhece automaticamente se o objeto está ou não em movimento, e altera o modo de AF entre Single-shot AF (AF-S) (AF de disparo único [AF-S]) e Continuous AF (AF-C) (AF de disparo contínuo [AF-C]) em conformidade.
- Se o objeto se deslocar pelo campo de visão da câmara, defina o modo de focagem automática para AF-C.
NOTA: Ao utilizar AF-C, a câmara mantém a focagem enquanto mantiver o botão do obturador premido até meio. Quando estiver pronto para tirar a fotografia, prima completamente o botão do obturador.
- Se o objeto ocupar um espaço muito pequeno da imagem (aproximadamente 15%) e estiver a deslocar-se demasiadamente rápido para a focagem automática, considere selecionar Manual Focus (MF) (Focagem manual [MF]) para controlar manualmente a focagem.
- Se o objeto em movimento mantiver uma posição relativa na câmara, utilize Automatic AF (AF-A) (AF automática [AF-A]).
- Se estiver a utilizar uma lente de alta ampliação, monte a câmara num tripé ou monopé para garantir a estabilidade, se necessário.
Se forem necessárias informações de modelos específicos para completar qualquer um dos passos acima, consulte as instruções de funcionamento fornecidas com o produto.
Leia o artigo Capturar movimento em fotografia para obter mais sugestões e exemplos.