ID do artigo : 00192781 / Última modificação : 12-07-2018

Como posso reduzir a desfocagem de cores no contorno da imagem?

    A cor da luz é determinada pelo seu comprimento de onda e, uma vez que comprimentos de onda diferentes viajam a velocidades diferentes quando passam através de uma lente, ocorre um fenómeno chamado dispersão. Como resultado, os pontos focais de várias cores não recaem exatamente no mesmo plano focal. Numa câmara, isto leva a que o ponto focal de algumas cores esteja ligeiramente à frente do sensor de imagem e o ponto focal de outras cores possa estar ligeiramente atrás deste (erro cromático longitudinal). Além disso, diferentes comprimentos de onda são afetados pela ampliação de forma diferente, provocando um desvio ligeiro do ponto focal para a direita ou a esquerda do eixo ótico (erro cromático lateral).

    Erro cromático longitudinal. Erro cromático lateral.

    Juntos, estes erros cromáticos podem distorcer as cores nas imagens captadas e causar "orlas" de cor indesejadas no contorno entre as áreas de luz e escuras da imagem.

    NOTA:

    Para minimizar o efeito dos erros cromáticos longitudinais, sob a forma de desfocagem púrpura ou esverdeada nas áreas desfocadas, recomenda-se que reduza a abertura da lente 1 ou 2 níveis. Utilizando a lente com a abertura total irá aumentar a probabilidade de distorção da cor.

    Dado que o efeito varia em função das condições de fotografia, também pode tentar alterar a distância focal, a distância de focagem, ou a composição para evitar o efeito.

    Imagem

    Os erros cromáticos laterais ocorrem quando diferentes cores provenientes de um ângulo estão focadas no mesmo plano mas em posições diferentes e aparecem como contornos duplos opostos (turquesa/magenta, azul/amarelo) e são mais acentuados nos cantos da imagem.

    No entanto, ao contrário dos erros cromáticos longitudinais, reduzir a abertura da lente não elimina este tipo de margens de cor.

    No entanto, a maioria das câmaras de lentes amovíveis da Sony (SLT, NEX, ILCE) conseguem compensar este efeito automaticamente até certo ponto com lentes compatíveis com o sistema Sony. Certifique-se de que a opção Lens Compensation (Compensação da lente) - Chromatic Aberration (Erro cromático) está definida como AUTO na câmara ou no menu de configuração da câmara. Consulte o manual para obter mais informações sobre a câmara específica.

    Menu de seleção de compensação da lente.

    Exemplo de compensação da lente.