Qual é a diferença entre sRGB e Adobe RGB?
O termo RGB é uma abreviatura de vermelho, verde e azul e é uma forma de apresentar cor numa gama de dispositivos digitais, tais como câmaras digitais, impressoras e monitores de ecrã.
Existem dois padrões: sRGB e Adobe RGB. O que difere entre os dois é a gama de cores captadas.
sRGB
sRGB é o padrão internacional atual, adotado pelo software e hardware geral, como, por exemplo, Microsoft Windows, monitores, impressoras e câmaras digitais.
A maior conveniência do sRGB é que, como a maioria dos dispositivos utiliza este padrão de cores, quaisquer diferenças de cores entre dispositivos separados são minimizadas. Isto significa que a transição entre (por exemplo) uma câmara → monitor de ecrã → impressora deve resultar numa imagem com poucas variações de cor do início ao fim.
No entanto, o sRGB é bastante limitado na gama de cores que pode apresentar. Como resultado, as imagens podem parecem ter um menor espetro de cores.
Adobe RGB
Este é um padrão de espaço de cor alternativo proposto pela Adobe Systems.
A área de cores que podem ser captadas é mais ampla do que o sRGB, o que permite cores mais vibrantes e com mais detalhes. Assim sendo, este é bastante utilizado em áreas como a indústria de impressão.
NOTAS:
- De forma a produzir corretamente cores do Adobe RGB como uma imagem, pode ser necessário software compatível juntamente com hardware compatível, como por exemplo, monitores e impressoras.
- Se as imagens apresentadas num televisor ou monitor de ecrã apresentarem cores pálidas ou "esbatidas", pode ser porque os dispositivos não são compatíveis com o padrão Adobe RGB (DCF2.0/Exif2.21).