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Nível: Principiante
LIÇÃO 12Captar Movimento nas Fotografias
Distância focal: 180 mm/número F: 5.0/Velocidade do obturador: 1/4000 seg.
Neste capítulo, aprenderá algumas técnicas para fotografar objetos em movimento em fotografia de desporto ou de comboios com sentido de presença e dinamismo. As câmaras α têm várias funções para fotografar objetos em movimento. Como primeiro passo, experimente os conselhos abaixo apresentados.
Como fotografar com o movimento parado
Para parar o movimento do objeto momentaneamente e tirar uma fotografia impressionante, é necessário fotografar com as velocidades de obturador mais rápidas. A velocidade do obturador pode ser definida conforme pretender no Modo S, mas primeiro utilize o modo "Desporto" na Seleção de Cenas (modo de fotografia).
O modo "Desporto" permite tirar uma fotografia e congelar o movimento dos objetos. Com velocidades do obturador superiores e o funcionamento do AF definido para acompanhar continuamente o movimento dos objetos, este modo é adequado para objetos em movimento. Além disso, uma vez que neste modo o modo de captação contínua é ativado automaticamente, é mais fácil captar o melhor momento da cena. Tenha em atenção que a captação contínua para quando retirar o dedo do botão do obturador depois de o obturador ser disparado uma vez. Certifique-se de que mantém premido o botão do obturador durante a cena que pretende captar.
1/800 segundos 1/800 segundos
Para fotografar os exemplos acima, o fotógrafo manteve premido o botão do obturador enquanto o cão corria. As 2 fotografias anteriores são as melhores das fotografias contínuas. Com a velocidade do obturador definida como 1/800 seg., o movimento do objeto parece parado.
Como o modo "Desporto" na Seleção de Cenas é um dos modos de disparo automático, não poderá alterar as definições de luminosidade e cor. Para utilizar as funções para alterar estas definições, como a compensação da exposição e o equilíbrio de brancos, fotografe no Modo S. Quando fotografar no modo S, defina o modo de autofocus como AF-C (AF Contínuo) e o modo de disparo como Disparo Contínuo para poder fotografar continuamente os motivos em movimento.
Decidir qual a composição
Se se habituar à captação contínua, tenha também em consideração a composição. Como mostrado em "1. Retratos Impressionantes com as Pessoas em Destaque" e "9. Dar a Primazia ao Pormenor", a composição bem equilibrada típica corresponde à Composição da "Regra dos Terços". No entanto, para as cenas onde pretende expressar o dinamismo do momento, também é recomendada a composição com o objeto no centro do enquadramento. Esta composição é eficaz para expressar claramente a intensidade e o tema do objeto. Quando fotografa cenas de desporto, captar um grande plano do objeto principal no centro do enquadramento permite finalizar a fotografia de forma impressionante com pleno sentido de presença.
Distância focal: 300 mm/número F: 5.6/Velocidade do obturador: 1/2500 seg.
Nestes exemplos, a composição inclui o objeto no centro do enquadramento. Ao aumentar o zoom sobre o objeto com uma lente teleobjetiva, as fotografias conseguem transmitir intensidade e dinamismo. Além disso, como o objeto está no centro do enquadramento, é mais fácil focá-lo.
Quando está a fotografar objetos em movimento, a situação pode mudar totalmente num instante, ao contrário do que sucede quando fotografa paisagens sem movimento. Assim, as prioridades são não perder as oportunidades de fotografar e tirar o maior número de fotografias possível. Primeiro, habitue-se à captação contínua e não se preocupe com a composição até estar mais à vontade. Também pode compor fotografias cortando-as no computador quando chegar a casa.
Distância focal: 70 mm/número F: 5.6/Velocidade do obturador: 1/400 s
Experimentar lentes teleobjetivas
Nas cenas de desporto como os exemplos anteriores, aumentar o zoom sobre o objeto é eficaz para transmitir o dinamismo. As lentes teleobjetivas são uma necessidade, principalmente nos ambientes onde é necessário fotografar à distância. As lentes teleobjetivas são muito recomendados para quem fotografa frequentemente atividades desportivas, aves e animais.
Distância focal da lente: 200 mm/número F: 6.3/Velocidade do obturador: 1/2000 seg.
SEL200600G
Perfeito para a vida selvagem e outros, este zoom de super teleobjetiva de 200–600mm pode chegar aos 840 mm ou 1200 mm com teleconversores 1,4x e 2,0x, com a qualidade da lente G e o desempenho do AF totais. Os elementos esférico e de vidro ED oferecem uma resolução soberba em toda a gama de zoom e o revestimento Nano AR da Sony elimina o brilho e o efeito fantasma. O bokeh é belíssimo.
Número F: 16/Velocidade do obturador: 1/6 seg.
SEL70300G
A primeira lente de zoom de montagem tipo E de 70-300 mm full-frame oferece uma resolução incrível em toda a imagem. Também lhe permite aproximar-se para obter primeiros planos e detalhes deslumbrantes graças à distância de focagem mínima de 0,9 metros. A estabilização de imagem Optical SteadyShot integrada anula eficazmente o movimento da câmara, desde a focagem próxima à teleobjetiva, ao passo que um atuador linear avançado garante um autofocus rápido e preciso. É ainda resistente ao pó e à humidade.
Distância focal da lente: 193 mm/número F: 6.3/Velocidade do obturador: 1/50 seg.
SEL70350G
O design ótico e mecânico oferece um excelente desempenho de zoom de superteleobjetiva em estruturas APS-C (equiv. 105-525 mm). A qualidade impressionante da Lente G é mantida em toda a gama de zoom, até às extremidades das imagens. Todas estas características estão incluídas numa lente superteleobjetiva com zoom 5x móvel e compacta com estabilização de imagem ótica integrada.
Distância focal: 208 mm/número F: 6.3/Velocidade do obturador: 1/320 seg.
SEL55210
Esta lente de zoom de 3.8x varia entre 55 mm e 210 mm com um desempenho ótico surpreendente e consistente em toda a gama. Com a estabilização de imagem Optical SteadyShot, é mais fácil conseguir fotografias e vídeos nítidos e estáveis em condições de pouca luz ou ao aumentar o zoom sobre objetos distantes. Além disso, o motor interno e a focagem interna proporcionam um AF suave e com boa capacidade de resposta com ruído mínimo, ideal para filmar vídeo.