Saltar para Conteúdo

Na liderança do desenvolvimento de plástico reciclado

Na Sony reduzimos a utilização de recursos não renováveis ao desenvolver o SORPLAS™, um plástico reciclado que proporciona sustentabilidade e um elevado desempenho, ideal para os nossos produtos novos.

Até 99% de conteúdo reciclado

Por norma, os plásticos reciclados utilizados em eletrónica contêm perto de 30% de material reciclado. O inovador retardador de chama à base de enxofre da Sony permite uma utilização de até 99% de material reciclado nos nossos plásticos.

Até 99% de conteúdo reciclado

retardador de chama e péletes SORPLAS™

SORPLAS™

SORPLAS™

[ 1 ] Conteúdo reciclado 99% [ 2 ] Retardadores de chama, outros aditivos 1%

Plástico de policarbonato reciclado típico

Plástico de policarbonato reciclado típico

[ 1 ] Plástico virgem à base de petróleo 55% [ 2 ] Conteúdo recicl. 30% [ 3 ] Retardadores de chama, outros aditivos 15%

Ajudar a reduzir as emissões de fabrico

Ajudar a reduzir as emissões de fabrico

A utilização do SORPLAS™ no televisor LCD BRAVIA™ KDL-40EX52H ajudou a reduzir as emissões de CO2 em quase 80% durante a sua produção comparativamente com a resina virgem.

[ 1 ] resina virgem [ 2 ] SORPLAS™

Dar uma nova vida aos seus plásticos antigos

Ao incorporar discos óticos eliminados e restos de películas da Sony e de outras fábricas, assim como materiais pós-consumo, por exemplo, garrafas de água de plástico, o SORPLAS™ apoia ainda mais a reciclagem.

Dar uma nova vida aos seus plásticos antigos

Passos para minimizar a pegada e maximizar o desempenho

As vantagens decorrentes da utilização mínima do retardador de chama no SORPLAS™ não estão limitadas apenas aos níveis inovadores de conteúdo de material reciclado que pode ser incluído. Os retardadores de chama convencionais enfraquecem frequentemente as características originais dos plásticos, por isso, a redução destes significa que o SORPLAS™ pode ser reciclado várias vezes, com uma perda mínima de desempenho. Além disso, enquanto plástico de qualidade elevada, possui o nível de durabilidade mais elevado entre os plásticos de policarbonato retardadores de chama. Por fim, mantém um acabamento bonito que não requer revestimentos adicionais para acrescentar cor ou brilho.

[ 1 ] Triturar e repeletizar [ 2 ] Moldar [ 3 ] Produtos [ 4 ] Desmontagem [ 5 ] Recolher do mercado

Excelente reciclabilidade

O SORPLAS™ é criado através da fusão de plásticos reciclados e descartados, tais como discos óticos e garrafas de água, com um retardador de chama desenvolvido pela Sony. O novo material pode, então, ser utilizado na produção de muitos produtos da Sony graças à robustez, à resistência ao óleo e à qualidade do acabamento que o SORPLAS™ oferece.
Este produto é composto, em parte, por materiais recuperados da Sony e de outras fábricas, assim como por produtos pós-consumo. Apesar de ser parcialmente composto por plásticos reciclados, o SORPLAS™ pode ser triturado e repeletizado para uma nova utilização e criação de produtos novos.

Leve, resistente e ignífugo

Leve, resistente e ignífugo

A partir da combinação entre a enorme resistência estrutural e a retardação da chama que o SORPLAS™ oferece, produziu-se uma moldura fina e resistente ao fogo para a TV BRAVIA™ XE80 de 49 pol.
(os nomes dos modelos podem variar de acordo com a região)

Forte, resistente ao óleo e versátil

As câmaras e as câmaras de vídeo portáteis devem ser fortes e resistentes ao óleo. O SORPLAS™ satisfez essas necessidades pela primeira vez em 2012 e, desde então, continua a ser utilizado em algumas câmaras da Sony, incluindo a α99 e a HX400V.

Forte, resistente ao óleo e versátil
Durável, elegante e pronto para a sua vida

Durável, elegante e pronto para a sua vida

À medida que exigimos mais dispositivos na nossa vida, estes têm de ser mais duráveis e mais elegantes. O SORPLAS™ não é apenas resistente, oferece também uma excelente aderência da pintura para manter o dispositivo com um ótimo aspeto.

De resíduo plástico a recurso valioso

Yasuhito Inagaki,

engenheiro químico superior,
Sede comercial da SORPLAS™

De resíduo plástico a recurso valioso

O desenvolvimento a longo prazo foi o fator-chave para um novo plástico reciclado

O desenvolvimento do SORPLAS™ começou há mais de uma década e, na altura, a nossa investigação focava-se mais em encontrar uma forma de reutilizar de modo mais eficiente a sucata plástica transformada das fábricas da Sony. Entre as aplicações mais promissoras investigadas, estavam purificadores de águas residuais industriais e resinas absorventes de água para fraldas descartáveis e, durante a nossa investigação, desenvolvemos um retardador de chama à base de enxofre que tornou o plástico policarbonato altamente resistente ao fogo. A fusão deste retardador de chama com o plástico policarbonato proveniente de discos óticos eliminados e películas óticas descartadas de algumas fábricas do grupo Sony, demonstrou ser a chave para o desenvolvimento deste produto. O SORPLAS™ é um plástico reciclado produzido através dos nossos esforços para manter e converter detritos de produção num recurso valioso.

TV: a disponibilidade do modelo SORPLAS™ está dependente do tamanho da TV.

Outra página para a tecnologia da Sony

Outra página para a tecnologia da Sony

Reciclagem e melhor experiência de audição.

Estamos disponíveis para responder a qualquer questão referente ao SORPLAS™. (Ligação para o website da Sony Semiconductor Solutions Corporation [em inglês]).