Palavras do áudio de alta resolução

que todos os audiófilos devem saber

Quer conhecer o emocionante (e por vezes avassalador) mundo do áudio de alta resolução? Ainda existem bastantes aspetos a descobrir sobre o áudio de alta resolução, mas a sua gíria parece uma sopa de letras com acrónimos e termos confusos.

Não se preocupe. O objetivo da Sony é proporcionar-lhe todo o conhecimento de que precisa sobre o áudio de alta resolução para se tornar um especialista em áudio, permitindo-lhe usufruir da melhor experiência de música possível.

Eis uma lista de termos básicos de áudio de alta resolução mais utilizados pelos audiófilos e as suas definições:

Áudio de alta resolução:

Áudio que utiliza uma taxa de amostragem superior à dos CD e MP3 para a codificação e reprodução de música. Caracterizado por uma nitidez e nuances claras, o áudio de alta resolução dá vida às suas músicas favoritas, retendo mais dados do que o processo de conversão da música original gravada em ficheiros de MP3. Os formatos de ficheiro de áudio de alta resolução incluem WAV, DSD, ALAC, FLAC e AIFF.

DSD vs. PCM:

Existem duas maneiras principais de processar/codificar o áudio em formatos utilizáveis digitalmente: o PCM e DSD. Na verdade, o PCM é mais fácil de manipular. No entanto, o DSD é o principal formato de arquivo utilizado em estúdios de gravação, e alguns diriam que o DSD possibilita as amostras de ficheiro digital mais fiéis à fonte analógica original. Seguem-se as características específicas de cada um:

DSD:

O Direct Stream Digital utiliza a codificação da modulação por densidade de impulsos para armazenar os sinais de áudio em suporte de armazenamento digital. A taxa de amostragem para esta tecnologia é 2,8224 MHz ou 5,6448 MHz, 64 ou 128 vezes a taxa de amostragem para a amostragem de áudio de CD.

PCM:

A modulação por impulsos codificados é uma tecnologia que converte sinais de áudio padrão em áudio digital. É a forma padrão de som digital em computadores e CD. A amplitude do sinal é amostrada em intervalos uniformes e, em seguida, cada amostra é limitada ao valor mais próximo com uma série de etapas digitais.

Compressão com perdas:

A compressão dos ficheiros com perdas resulta na perda de dados e da qualidade da versão original e está associada aos MP3 e aos ficheiros AAC. O ficheiro resultante ocupa muito menos espaço do que a versão original, mas sacrifica bastante a qualidade.

Compressão sem perdas:

A compressão sem perdas permite que os dados originais sejam reconstruídos de forma quase perfeita a partir dos dados comprimidos alcançados por uma classe de algoritmos. Os tamanhos dos ficheiros para os dados sem perdas são geralmente maiores do que os ficheiros com perdas, mas a qualidade de som é significativamente melhor. Alguns exemplos de formatos de ficheiro deste tipo são os FLAC e Apple Lossless.

Não comprimido:

O áudio não comprimido é exatamente aquilo que o nome indica: dados originais sem compressão. Por norma, a melhor qualidade de áudio vem de ficheiros de áudio não comprimidos, tais como os formatos WAV e AIFF. As desvantagens do áudio não comprimido incluem a grande quantidade de espaço que ocupam e a largura de banda necessária para abrir e reproduzir estes ficheiros.

kHz/bits:

Este é a indicação padrão da frequência de amostragem na profundidade de bits.

O número de quilohertz (kHz)

mede a frequência de amostragem, isto é, o número de vezes por segundo que o áudio é amostrado. Desta forma, quanto maior o número de kHz, melhor a qualidade de som.

A profundidade de bits

mede o número de bits (ou a quantidade de dados) em cada amostra. A profundidade de bits corresponde diretamente à resolução de cada amostra. Quanto maior for a profundidade de bits, melhor é a qualidade de som.

Agora que está munido de um novo vocabulário sobre áudio de alta resolução, dispense alguns minutos para experienciar estes termos na vida real.

Ouça as músicas de forma nítida com o áudio de alta resolução dos auscultadores estéreo com áudio de alta resolução Premium MDR-1A/B.

Tire partido dos benefícios do DSD que pode ser reproduzido no leitor de música digital Walkman® de alta resolução 64 GB.

Pode descobrir todas as suas músicas favoritas em áudio de alta resolução.