Saltar para Conteúdo

ENTREVISTAS A ARTISTAS SONY

Marty Friedman

Guitarrista principal da banda de heavy metal norte-americana "Megadeath", 1990–2000. Marty mudou-se para o Japão em 2004 e aprecia muitos estilos musicais, incluindo o JPOP.

Essencial: áudio portátil simples

A viver no Japão desde 2004, Marty mantém-se muito ativo na cena musical local, trabalhando como apresentador de TV, intérprete, compositor e tem a sua própria marca discográfica, só para mencionar algumas das suas funções. Fala sobre o impacto do áudio de alta resolução na indústria da música.

Entrevista da blueprint/fotografia de Yohei Takeuchi

P: É natural dos Estados Unidos; quando encontrou o Walkman® pela primeira vez?

R: Quando era adolescente. Nessa altura, ouvia-se música em casa ou em concertos, mas eu adorava ouvir música no meu rádio enorme que levava para o liceu. Por isso, quando vi o Walkman® pela primeira vez, fiquei deslumbrado.

P: Que tipo de música ouve?

R: Em geral, a música que estou a criar. Por vezes, fico a trabalhar no estúdio durante muito tempo e torna-se difícil distinguir o que é bom do que é mau. Por isso, ouço o que faço durante uma caminhada pelo parque ou num templo. Acaba por parecer a música de outra pessoa e cria um feedback natural.

P: Parece que o áudio portátil é necessário para o seu trabalho criativo. O que pensa de utilizar um Walkman® com áudio de alta resolução?

R: Em comparação com o MP3, os sons de registo mais baixo são mais melodiosos. Mas, para mim, é mais importante ter um áudio portátil que seja robusto e simples de utilizar em vez de me concentrar apenas em "altas especificações" ou "alta qualidade".

P: Como compositor, o que pensa do áudio de alta resolução?

R: É verdade que a qualidade acaba por se deteriorar com os CD ou ficheiros de áudio comprimidos em comparação com a gravação original, mas é um aspeto que não me incomoda muito. Penso sempre "Não te esqueças do que sentem as pessoas comuns". Por isso, para compor, utilizo umas boas colunas, mas acabo por ouvir em colunas baratas e ajusto o som.

P: Se o áudio de alta resolução se tornar mais comum e disseminado, irá mudar esse tipo de processo de produção?

R: Num futuro próximo, os smartphones serão compatíveis com a alta resolução. Quando isso acontecer, irá beneficiar não só o lado da produção, como toda a indústria da música, porque o "dinheiro tem de mexer". Precisamos de financiamento para criarmos boa música... e quero que as pessoas gastem dinheiro na música de que gostam. Se as pessoas experimentarem este Walkman®, certamente também vão querer títulos de música em alta resolução e, sem dúvida, isso será bom para a indústria da música e para os músicos.

P: OK, última pergunta. Para si, o que é a música?

R: Diria que faz parte da minha vida. Se ficasse preso numa ilha deserta com apenas um objeto, seria um leitor de áudio portátil com muita memória. (risos)

Chiyomaru Shikura

"O que as pessoas querem realmente—e compram—é música que evoque o desejo de a possuir."

Tal como idealizado pelos artistas

Desfrute das mais subtis nuances de som com qualidade de estúdio através do áudio de Alta Resolução. A paixão pela música une todos os componentes, desde o sinal até à coluna, enquanto tecnologias avançadas como o upscaling digital ajudam a criar a derradeira experiência auditiva.