Saltar para Conteúdo

ENTREVISTAS A ARTISTAS SONY

Chiyomaru Shikura

Produtor da música de jogos clássicos, incluindo "Fire Pro Wrestling" e "Clock Tower"; produtor da conhecida banda "Akihabara" e compositor de músicas animadas.

O futuro da indústria da música

Chiyomaru é uma pessoa de vários talentos no mundo da música, com experiências como produtor de música para jogos de vídeo, produtor de grupos pop, CEO e até compositor. Falámos com ele sobre como o áudio de alta resolução irá afetar o mundo da música.

Entrevista da blueprint/fotografia de Yohei Takeuchi

P: Está muito familiarizado com todos os aspetos da tecnologia de áudio e até dá palestras profissionais sobre a compressão digital. O que pensa do áudio de alta resolução como uma fonte?

R: Bem, lembro-me de ouvir áudio de alta resolução quando começou a aparecer. Na altura, não se conseguia ouvir facilmente num Walkman® e lembro-me de pensar que talvez fosse bom para ouvir em ocasiões especiais. Mas, agora, julgo que é muito mais utilizado, especialmente para compor. Trata-se de um som completamente diferente do que temos com o CD.

P: Por que motivo é tão fascinante ouvir em alta resolução?

R: O que é fabuloso é que se consegue ouvir o intérprete a respirar; é como estar mesmo ao seu lado, no estúdio.

P: De momento, está a trabalhar com atores de voz e com a marca "Stand Up! Project". A voz é um novo ponto de interesse para si?

R: Sem dúvida! A nossa empresa cria CD para raparigas. Utilizamos microfones de cabeça moldada e reproduzimos todo o som a partir deles; aprende-se rapidamente a reconhecer quem está a falar e de que direção. O som detalhado da alta resolução confere-lhe uma excelente qualidade.

P: Quais são as expetativas das pessoas em relação à música nesta nova era da alta resolução?

R: O que as pessoas querem realmente—e compram—é música que evoque o desejo de a possuir. Quando ouvimos música num leitor de alta resolução, é muito melhor; queremos simplesmente tê-la para que seja só nossa.

P: Como julga que o áudio de alta resolução pode afetar as suas inúmeras atividades musicais?

R: Se o áudio de alta resolução chegar ao mercado geral, então será necessário um "artesão", por assim dizer, que consiga criar um novo som autêntico. Também consigo imaginar a utilização do áudio de alta resolução para reinterpretar obras-primas clássicas.

Marty Friedman

De guitarrista principal da banda de heavy metal "Megadeath" a fã dedicado do JPOP, ouça a história e as considerações de Marty sobre o áudio de alta resolução.

Tal como idealizado pelos artistas

Desfrute das mais subtis nuances de som com qualidade de estúdio através do áudio de Alta Resolução. A paixão pela música une todos os componentes, desde o sinal até à coluna, enquanto tecnologias avançadas como o upscaling digital ajudam a criar a derradeira experiência auditiva.