BRAVIA, entretenimento para o futuro

A crescente procura de ecrãs maiores implica um maior consumo de recursos e energia. Os compromissos de sustentabilidade da Sony concretizam ganhos de eficiência da criação do produto à visualização da TV.

Entretenimento em harmonia com a natureza

Com a BRAVIA, desfrutará de experiências imersivas e de um design deslumbrante, além de inovações que diminuem o impacto ambiental, reduzindo o consumo de energia e a utilização de recursos não renováveis. É fácil escolher as suas próprias definições com a BRAVIA para contribuir ainda mais para reduzir o impacto ambiental.

Produzir, transportar e utilizar mais eficientemente

Engenharia avançada para o ambiente

Para reduzir o impacto ambiental, trabalhamos em diversos aspetos do ciclo de vida do produto, como a redução do plástico virgem e o aumento da eficiência do transporte e do consumo de energia durante a utilização.

Utilização

Todas as suas definições de poupança de energia num só local

Com o Eco Dashboard flexível e configurável, as definições de poupança de energia podem agora ser geridas de forma centralizada. Pode personalizar facilmente as definições de poupança de energia da televisão, o ambiente de visualização e os conteúdos visualizados, tudo num só local, e ver a sua contribuição para a redução do impacto ambiental.

[1] Predefinições   [2] Definições de poupança de energia ativada

Imagem de uma sala onde estão duas pessoas a ver televisão, o lado esquerdo escurecido e o lado direito iluminado.
Utilização de energia ideal com controlo de brilho automático

A poupança de energia inclui desativar a TV quando inativa e a utilização de um sensor de luz. Por exemplo, com a deteção da luz ambiente ativada no Eco Dashboard, a luminosidade do ecrã é automaticamente ajustada em função da iluminação do espaço, otimizando o consumo de energia.

[1] Ambiente com menos iluminação  [2] Ambiente com mais iluminação

Uma imagem de dois gráficos de barras. A imagem do lado direito mostra uma redução de 32%.
Poupança de energia com o Eco Dashboard

Ao ativar as definições de poupança de energia no Eco Dashboard, pode reduzir o consumo de energia em cerca de 32%.

[1] Predefinições  [2] Definições de poupança de energia ativada

Eficiência energética com a deteção automática do espetador

Ao acoplar a BRAVIA CAM para detetar o movimento do espetador, o ecrã pode ser automaticamente escurecido para minimizar o consumo de energia quando não está ninguém à frente da televisão, reduzindo o consumo de energia em cerca de 32%.

Utilização eficiente da energia de acordo com o brilho da imagem

O nosso processamento de sinal exclusivo destina-se a permitir um contraste excecional e uma utilização ideal de energia. Ao reatribuir a energia das partes pouco iluminadas para as partes mais iluminadas da imagem, pode desfrutar de imagens mais realistas, bem como reduzir o consumo de energia em cerca de 33%.

[1] Escuro  [2] Brilho normal  [3] Brilhante

Produção

Criar produtos com menos plástico virgem

Produtos de qualidade elevada com materiais reciclados

Em todos os aspetos do design, do desenvolvimento dos materiais à estética, aumentámos a utilização de material reciclado sem afetar a qualidade do acabamento. Especialmente no caso das TVs OLED, o plástico reciclado SORPLAS™ da Sony é utilizado na cobertura traseira, a peça de maior superfície da TV, reduzindo o uso total de plástico virgem em cerca de 60%.

Imagem de um painel de TV e uma pilha de péletes de plástico.
Reciclado e belo

Pode ser difícil obter certas qualidades de aspeto ao utilizar plástico reciclado nas partes exteriores. Contudo, com a seleção cuidadosa de materiais, um ajuste da composição na produção e a fórmula de aditivos exclusiva, o plástico reciclado SORPLAS mantém o acabamento em preto brilhante caraterístico das TVs BRAVIA.

Imagem em grande plano de um painel em plástico, com uma pessoa que está a usar luvas a segurar numa ferramenta.
Utilização de longa durabilidade

O plástico em aparelhos como TVs contém aditivos para oferecer resistência e retardamento do fogo. O desenvolvimento do SORPLAS permite minimizar o uso de aditivos e obter propriedades equivalentes às das TVs convencionais que contêm plástico. Assim, a TV terá uma longa durabilidade e uma menor pegada ambiental.

Rumo ao ciclo fechado com reciclabilidade repetida

O SORPLAS é um plástico reciclado a partir de garrafões de água usados e resíduos de discos óticos que inclui um retardador de chamas patenteado. Uma vantagem do SORPLAS é que não se degrada demasiado após ser reciclado várias vezes. O SORPLAS reciclado tem o potencial de reduzir os desperdícios e contribuir para uma sociedade orientada para a reciclagem.

Imagem de um disco à esquerda decomposto em pequenas partículas de resíduos trituradas à direita.
Esforços de reciclagem implementados pela Sony

Os resíduos triturados dos discos óticos do fabricante de discos Sony Music Solutions Inc. constituem um dos ingredientes do SORPLAS, utilizado nas coberturas traseiras.

Uma imagem de dois gráficos de barras. O da direita mostra uma redução de 43%.
Ajudar a reduzir as emissões de CO2

É possível reduzir em 57% as emissões de CO2 resultantes da produção de SORPLAS utilizado nas coberturas traseiras da BRAVIA, em comparação com o plástico virgem ignífugo utilizado na mesma aplicação.

[1] Plástico virgem ignífugo [2] SORPLAS

Imagem de um painel feito em SORPLAS, com alguns carateres em relevo.
Preparação para a futura reciclagem de SORPLAS

A pensar na futura recolha para posterior reciclagem, as peças em SORPLAS são agora gravadas para que possam ser distinguidas e recuperadas de entre outros materiais.

Produção BRAVIA com menor impacto ambiental

A BRAVIA é produzida em fábricas com consciência ambiental. Em particular, as nossas fábricas na China têm vindo a fabricar produtos utilizando 100% de energia renovável desde o ano fiscal de 2020.

Transporte

Rumo a uma logística sustentável

Estamos a rever cada detalhe da embalagem com as considerações ambientais em mente, recorrendo a numerosas simulações e décadas de experiência logística global.

Imagem com duas embalagens numa balança, uma de 2018 e uma de 2023, mostrando uma redução de -48%.
Melhor embalagem, menos plástico

Convencionalmente, o material de embalagem é necessário por cima e por baixo das TVs BRAVIA e na extremidade esquerda e direita. Após várias simulações e décadas de experiência em logística, otimizámos a embalagem para proteger as TVs com menos materiais de embalagem.

Imagens das fitas de plástico e de papel utilizadas nas embalagens.

Além disso, as fitas de plástico usadas nas embalagens foram substituídas por fitas de papel robusto. Alcançámos uma redução total de aproximadamente 48% no volume de plástico da embalagem.

Imagem de dois camiões, um a transportar mais unidades de uma vez, com "15%" e uma seta para baixo, para mostrar a redução nas emissões de CO2.
Reduzir o CO2 com embalagens mais leves e pequenas

A nova conceção de embalagem protege o produto durante o envio e reduz o tamanho da embalagem em cerca de 15% e o peso total em cerca de 12%. Isto aumento o número de unidades por palete e reduz as emissões de CO2 por unidade resultantes do transporte de produtos em cerca de 15%.

Menos tinta para poupar recursos

A informação do produto impressa na embalagem foi reavaliada quanto à sua simplicidade e extensão, para diminuir a utilização de tinta em aproximadamente 91%, reduzindo o impacto sem comprometer o design e a beleza da embalagem.

Imagem de duas embalagens, uma com bastante tinta e outra com muito menos, mostrando a diminuição da tinta usada na embalagem com a indicação "-91%".

Entrevista com o responsável pelo desenvolvimento

Retrato do entrevistado.
Yusuke Aoshima

Departamento de Design de Produto 2, Divisão de Design de Produto 1,
Home Entertainment Business Group
Home Entertainment & Sound Products Business Group
Acerca da Sony Corporation

Utilizar tecnologia avançada para reduzir o impacto ambiental

A crescente procura de ecrãs de TVs cada vez maiores implica um maior impacto no ambiente, o que requer esforços para reduzir o consumo de energia da BRAVIA. A solução está na avançada tecnologia do ecrã, o principal componente da TV. A BRAVIA oferece uma expressão de qualidade de imagem elevada que maximiza o desempenho do ecrã ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia, controlando com precisão os LEDs de retroiluminação com base em várias informações, tais como as cenas de vídeo, a luminosidade ambiente, a temperatura, e a presença e posição das pessoas detetadas pela BRAVIA CAM. Além disso, também nos aplicámos no Eco Dashboard, tornando-o mais intuitivo e mais fácil para os utilizadores controlarem as suas definições de poupança de energia. Através destas e várias outras abordagens, continuaremos a contribuir para reduzir impacto ambiental.

Kunihiro Ishii

Departamento de Design 1, Divisão de Design de Produto 2
Home Entertainment Business Group
Home Entertainment & Sound Products Business Group
Acerca da Sony Corporation

Retrato do entrevistado.
Esforços contínuos na redução do plástico virgem

Há mais de uma década que usamos ativamente o SORPLAS, o plástico reciclado exclusivo da Sony, e agora estamos a usá-lo nas coberturas traseiras de alguns modelos de TVs. Enfrentámos algumas dificuldades ao considerar pela primeira vez a sua aplicação. Contudo, com a ajuda do departamento responsável pelo desenvolvimento do SORPLAS, melhorámos repetidamente a fórmula, realizámos simulações, criámos protótipos e adotámos com sucesso o SORPLAS nas TVs, sem comprometer o desempenho ou a qualidade, e reduzimos a quantidade de plástico virgem utilizado. Além disso, é importante reduzir o material de acondicionamento que protege o produto. Isto irá reduzir o consumo global de plástico, criando embalagens mais pequenas e leves para uma melhor eficiência de transporte, reduzindo as emissões de CO2. Ao empregarmos a nossa tecnologia de simulação de força e know-how logístico, testámos repetidamente o produto real para encontrar a forma ideal para reduzir o uso de material de acondicionamento, mantendo as propriedades para proteger os produtos. Continuaremos a tirar partido da nossa experiência e perícia para reduzir ainda mais o impacto ambiental através das nossas atividades de conceção.