BRAVIA, sustentabilidade em todas as cenas

A crescente procura de ecrãs de TV cada vez maiores implica também o risco de uma maior utilização de recursos e energia.  No entanto, os compromissos de sustentabilidade da Sony estão a concretizar ganhos de eficiência.

Uma experiência envolvente que vai ao encontro das preocupações ambientais

Criação de entretenimento com menos recursos não reutilizáveis

Com a BRAVIA, pode desfrutar das experiências de TV mais envolventes e de designs impressionantes, juntamente com inovações que ajudam a reduzir a utilização de recursos não renováveis e o impacto ambiental.

Redução do consumo de plástico virgem e total

Engenharia avançada da Sony para sustentabilidade

Estamos a proceder à integração completa de esforços de redução de plástico virgem, desde a embalagem até às peças grandes, como a cobertura traseira da estrutura principal.

Um gráfico a mostrar uma redução de 50% na utilização de plástico virgem em comparação com o modelo de 2018
Alto centeúdo de plástico reciclado com o "SORPLAS™” Sony

Tendo em conta todos os aspetos do design, continuamos a aumentar a utilização de material reciclado sem sacrificar o design. Os plásticos reciclados SORPLAS™ da Sony são utilizados nas coberturas da série A80 – 55 polegadas para reduzir a utilização de plástico virgem em, aproximadamente, 50% e alcançar um acabamento de qualidade.

Injeção de ar externo

As técnicas de moldagem de precisão produzem painéis fortes e belos, reduzindo o peso. As moldagens convencionais requerem um enchimento excessivo para evitar um acabamento irregular. Com a injeção de ar externo, as peças de resina podem ser pressionadas com ar para eliminar deformações e desperdícios.

[1] Cavidades com a moldagem normal  [2] Sem cavidades com a moldagem por injeção de ar externo  [3] Superfície exterior  [4] Superfície interior  [5] Em vez de encher em excesso o plástico, aplica-se pressão de ar a partir da parte traseira para evitar irregularidades.

Ilustração do processo de moldagem por injeção de ar externo em comparação com o processo de moldagem normal.
Ilustração a mostrar o peso reduzido e a estrutura melhorada das embalagens em comparação com o modelo de 2018.
Embalagens para o ambiente

Convencionalmente, o material de embalagem é necessário por cima e por baixo das TVs BRAVIA e na extremidade esquerda e direita. Após várias simulações e a longa experiência de logística, a Sony pôde melhorar os materiais da parte superior e inferior para proteger as TVs sem itens de embalagem adicionais, o que reduz o peso em 25%.

Fornecimento de uma qualidade de imagem elevada e de poupanças de energia
Imagem a mostrar que o brilho do ecrã é ajustado de acordo com o ambiente
Brilho automático para visualização e uso de energia ideais

Com a deteção de luz ambiente ativada, o brilho do ecrã é otimizado para a iluminação da divisão e o consumo de energia pode ser reduzido.   

[1] Ambiente com menos iluminação  [2] Ambiente com mais iluminação

Imagem que mostra que o consumo de energia é controlado de acordo com o brilho do ecrã.
Utilização eficiente da energia de acordo com o brilho da imagem

Desfrute de imagens nítidas e vibrantes com um processamento de sinais único para otimizar todas as partes da imagem.

[1] Escuro  [2] Brilho normal  [3] Brilhante

Repensar o plástico para o ambiente

Shusuke Tomonaga

Sony Home Entertainment & Sound Products Inc.
TV Business Div. Product Design Dept 2, Product Design Div

Retrato do orador que aparece na entrevista

Desde 2010, o nosso departamento de TVs utiliza ativamente o SORPLAS™, um plástico reciclado com uma proporção elevada de conteúdo reciclado, para conceber produtos de uma forma ambientalmente consciente.

À medida que as TVs se tornam maiores e o número de unidades enviadas aumenta, o mesmo acontece com o impacto no ambiente. Para produzir TVs maiores e tentar reduzir o impacto no ambiente, temos vindo a desenvolver materiais com as empresas do grupo desde 2018, utilizando o SORPLAS™ não só para peças internas, mas também para o exterior, que constitui uma grande quantidade de plástico.

O SORPLAS™ em peças externas requer um elevado nível de conhecimento de design, mas, após vários protótipos e melhorias, desenvolvemos um SORPLAS™ que pode ser utilizado para a cobertura traseira, que tem a área de superfície maior, e será utilizado em alguns dos modelos BRAVIA XR de 2021, o que reduz a quantidade de plástico virgem em metade em comparação com os modelos anteriores.

Além do SORPLAS™, o Grupo de TVs da Sony irá introduzir outros materiais reciclados nas respetivas instalações de produção e continuar a contribuir para reduzir o impacto ambiental.