BRAVIA, sustentabilidade em todas as cenas

A crescente procura de ecrãs de TV cada vez maiores implica também o risco de uma maior utilização de recursos e energia. No entanto, os compromissos de sustentabilidade da Sony estão a concretizar ganhos de eficiência.

Experiências imersivas e preocupação ambiental

Com os TVs BRAVIA, desfrutará de experiências imersivas e de um design deslumbrante, além de inovações que diminuem o impacto ambiental, reduzindo o consumo de energia e a utilização de recursos não renováveis.

Produzir, transportar e utilizar mais eficientemente

Engenharia avançada e sustentável

Para reduzir o impacto ambiental, trabalhamos em diversos aspetos do ciclo de vida do produto, como a redução do plástico virgem e o aumento da eficiência do transporte e do consumo de energia durante a utilização.

Produção

Utilizar menos plástico virgem

Elevado grau de reciclagem e qualidade de produto

Em todos os aspetos do design, do desenvolvimento dos materiais à estética, aumentámos a utilização de material reciclado sem afetar a qualidade do acabamento. Especialmente no caso dos TVs OLED, o plástico reciclado SORPLASTM da Sony é utilizado na tampa traseira, a peça de maior superfície do TV, reduzindo o uso total de plástico virgem em aprox. 60%.

Imagem de produto de traseira e pellet SORPLAS
Reciclado e atrativo

Pode ser difícil conseguir um aspeto de qualidade ao utilizar plástico reciclado nas peças exteriores. Contudo, com a seleção cuidadosa de materiais, um ajuste da composição na produção e a fórmula de aditivos exclusiva, o plástico reciclado SORPLASTM mantém o acabamento em preto brilhante caraterístico dos TVs BRAVIA.

Imagem de teste de resistência.
Utilização de longa durabilidade

O plástico em aparelhos como TVs contém aditivos para oferecer resistência e retardamento do fogo. O desenvolvimento do SORPLASTM permite minimizar o uso de aditivos e obter propriedades equivalentes às dos TVs convencionais que contêm plástico. Assim, o TV terá uma longa durabilidade e uma menor pegada ambiental.

Rumo ao ciclo fechado com reciclabilidade repetida

Uma vantagem do SORPLAS™ é que não se degrada demasiado após reciclado várias vezes. O SORPLAS™ reciclado tem o potencial de reduzir os desperdícios e contribuir para uma sociedade orientada para a reciclagem.

Produtos mais leves

Injeção de ar externo

As técnicas de moldagem de precisão permitem produzir painéis belos e robustos, reduzir o peso, utilizar embalagens mais finas e reduzir o plástico. A injeção de ar exterior pressiona as partes em resina para eliminar a deformação e o desperdício.

[1] Bolhas devido a pressão desigual na moldagem normal [2] Moldagem de injeção de ar exterior sem bolhas [3] Superfície exterior 
[4] Superfície interior  [5] Em vez de preencher o plástico em excesso, é aplicada pressão de ar de trás, evitando uma pressão desigual.

Transporte

Rumo a uma logística sustentável
Ilustração a mostrar o peso reduzido e a estrutura melhorada das embalagens em comparação com o modelo de 2018
Melhor embalagem, menos plástico

Convencionalmente, é necessário material de embalagem por cima e por baixo dos TVs BRAVIA, bem como nas laterais. Após várias simulações e décadas de experiência em logística, otimizámos a embalagem para proteger os TVs usando menos material de embalagem, obtendo uma redução de 35% do plástico da embalagem.

Reduzir o CO2 com embalagens mais leves e pequenas

A nova conceção de embalagem protege o produto durante o envio e reduz o tamanho da embalagem em 15% e o peso total em 10%. Isto aumenta o número de unidades por palete aprox. 1,3 vezes. Assim, as emissões de CO2 por unidade resultantes do transporte foram reduzidas em aproximadamente 15%.

Ilustração do processo de moldagem por injeção de ar externo em comparação com o processo de moldagem normal.
Imagens que comparam a embalagem antiga e nova
Menos tinta para poupar recursos

A informação do produto impressa na embalagem foi reavaliada quanto à sua simplicidade e extensão, para diminuir a utilização de tinta em aproximadamente 90%, reduzindo o impacto sem comprometer o design e a beleza da embalagem.

Utilização

Elevada qualidade de imagem e baixo consumo energético
Imagem a mostrar que o brilho do ecrã é ajustado de acordo com o ambiente
Utilização de energia ideal com controlo de brilho automático

Ao ativar a deteção de luz ambiente, o brilho do ecrã é otimizado para a iluminação da divisão e o consumo de energia pode ser reduzido.

 [1] Ambiente com menos iluminação  [2] Ambiente com mais iluminação

Imagem que mostra que o consumo de energia é controlado de acordo com o brilho do ecrã.
Deteção automática do espetador

Com o acessório exclusivo BRAVIA CAM que deteta o movimento do espetador, quando ninguém está diante do TV, o ecrã reduz o brilho para minimizar o consumo .

IU da TV no modo Poupança de energia
Ajuste ideal da imagem e poupança de energia

A configuração do TV em apenas um passo é mais fácil e gratificante. Pode selecionar o modo Poupança de energia para obter um equilíbrio entre o brilho do ecrã e o consumo de energia no menu de configuração inicial.

[1] Desligado  [2] Alto

Imagem que mostra que o consumo de energia é controlado de acordo com o brilho do ecrã
Utilização eficiente da energia de acordo com o brilho da imagem

Desfrute de imagens nítidas e vibrantes com um processamento de sinais único para otimizar todas as partes da imagem.

[1] Escuro  [2] Brilho normal  [3] Brilhante

Repensar o plástico para o ambiente

Shusuke Tomonaga

Product Design Dept 2, TV Business Group
Sony Corporation

Retrato do orador que aparece na entrevista

Desde 2010, o nosso departamento de TVs utiliza ativamente o SORPLAS™, um plástico reciclado com uma taxa de reciclagem elevada, para conceber produtos de forma ambientalmente consciente.

 À medida que os TVs se tornam maiores e o número de unidades distribuídas aumenta, o mesmo acontece com o impacto no ambiente. Para produzir TVs maiores e reduzir o impacto ambiental, temos vindo a desenvolver materiais com outras empresas do grupo desde 2018, utilizando o SORPLAS™ não só para peças internas, mas também para o exterior, que representa uma grande quantidade de plástico.

O uso do SORPLAS™ em peças externas requer um elevado nível de conhecimento de design, mas após vários protótipos e melhorias, desenvolvemos um SORPLAS™ que pode ser utilizado para a cobertura traseira, que representa a peça de maior superfície, e será utilizado em alguns dos modelos BRAVIA XR posteriores a 2021, o que reduz a quantidade de plástico virgem em metade em comparação com os modelos anteriores.

 Além do SORPLAS™, a BRAVIA irá introduzir outros materiais reciclados nas suas fábricas e continuará a contribuir para reduzir o impacto ambiental.