Saltar para Conteúdo

Série EXTRA BASS™

SRS-XB10/XB20/XB30/XB40, GTK-XB5

Graves potentes e luzes estonteantes num só produto

Um festival de música une as pessoas através de magia musical e visual, criando uma sensação de euforia coletiva através dos graves potentes e da iluminação dinâmica. A série EXTRA BASS™, uma abordagem inovadora às colunas portáteis sem fios, transporta essa experiência para casa e permite que os utilizadores partilhem em grupo as emoções únicas que a música proporciona.

Replicar a dinâmica integral da experiência do festival

Ouvir música é algo que as pessoas já não fazem sozinhas. Tal como demonstra a popularidade crescente dos festivais de música e a música eletrónica de dança (EDM), as pessoas têm mais interesse em partilhar as suas experiências musicais em ambientes ao vivo. Com a série EXTRA BASS, quisemos dar às pessoas uma amostra dessa experiência sem terem de ir a uma atuação real ao vivo. Para captar essa experiência musical integral que vai além do som, integramos a função da coluna convencional (que simplesmente reproduz som) com a iluminação e a durabilidade portátil para uma coluna sem fios multissensorial.

Imagem de uma parte do EXTRA BASS.

Uma forma sólida aliada a tecnologia de luzes estonteantes

A equipa de design teve de encontrar resposta a duas questões essenciais: como traduzir os sons graves do género EDM para uma forma visual e como tornar os produtos resistentes para proporcionar experiências musicais únicas em qualquer cenário. Acabamos por chegar a uma configuração capaz de materializar as frequências graves num visual denso e pesado. Além de os sons graves ficarem com uma identidade visual mais densa e forte do que as colunas planas, em forma de caixa, conseguem oferecer, o design EXTRA BASS também conta com arestas arredondadas que proporcionam maior durabilidade à configuração. O design sólido engloba a experiência de produto completa, aliando os graves potentes à durabilidade.

A iluminação ao longo do perímetro da unidade sincroniza-se com o som emitido pelas colunas para dar uma nova dimensão visual aos graves. Ao juntar uma forma sólida à tecnologia de iluminação inteligente, concebemos um design que eleva a experiência EXTRA BASS a um nível ainda mais emocionante.

Imagem da iluminação EXTRA BASS da SONY.

Dar o que é preciso para desfrutar da música

Takuma, diretor artístico

Condensamos a experiência de festival de música completa—som, luz e união—num produto com uma coluna ativa. Ao combinar uma forma densa e sólida com a tecnologia de iluminação, conseguimos chegar ao que pretendíamos: uma coluna capaz de dar vida às festas.

A funcionalidade de uma forma arredondada

Para conceber um design sólido, com um desempenho de graves potente e facilidade de transporte, seria necessário ter as formas e os materiais perfeitos, assim como os demais elementos. Para consolidar as diversas peças para as diferentes funções num visual denso e compacto, trabalhamos com engenheiros para testar ideias de estruturas de caixa até que a melhor escolha surgiu sob uma forma suave e arredondada. Depois, decidimos aplicar-lhe um acabamento duplo: a superfície superior é revestida a borracha lisa, num exterior de design simples, de toque fácil e resistente a riscos, enquanto a textura rugosa no fundo contribui para a robustez do aspeto e para um pega mais forte, facilitando o transporte e configuração em diferentes locais. Para um toque de contraste, o acabamento em dois tons complementa o design num estilo funcional.

Vista lateral da SRS-XB20 da SONY.
Vista frontal da SRS-XB40 da SONY.

Visualização de graves entre elementos estéticos

Um ponto essencial para a equipa de design foi a coluna, que não só representa o elemento mais importante do som de graves profundos, como também precisa de causar impacto visual. Revestimos a circunferência da coluna com luzes de tubo marcadas e aplicamos um padrão de rede aberta à grelha—uma caraterística que permite que o som passe através da grelha com maior nitidez e que os utilizadores possam ver a coluna a vibrar à medida que a pressão acústica varia, acentuando o impacto das frequências graves através das indicações visuais. A grelha tem um contorno convexo que exprime a força da potência sonora que irradia a partir da coluna. O conceito de "potência" também influencia o design corpo-cor e as tonalidades brilhantes do conjunto de CORES ARROJADAS dão ao som uma identidade visual adicional. O design materializa visualmente a experiência dos graves nas mais diversas e atraentes formas.

A durabilidade possibilita a versatilidade

Hibino, gestor de design

O conceito de sistemas de colunas sem fios enquanto equipamento para interiores está a desaparecer. Cada vez mais pessoas procuram colunas compactas que podem transportar e utilizar em diferentes locais. Focamo-nos em desenvolver um produto móvel e durável, adequado a campistas, festivaleiros e outros segmentos de consumidores para quem a versatilidade é essencial.

Desenhar padrões de iluminação para captar ambientes de festival

No mundo da EDM, a iluminação é uma parte essencial do ritmo. De forma a replicar a agitação inconfundível dos festivais, concebemos o esquema de cores para que refletisse as dinâmicas de variação de volume da música. A iluminação em tubo, com fases de cor "frias" e "quentes" para obter contraste cromático, sincroniza-se com a batida para transmitir uma palete de luz pulsante—o complemento perfeito para os agudos e graves caraterísticos do género EDM.

Também desenvolvemos um algoritmo capaz de identificar alterações na música através de medição e em tempo real. O resultado é um esquema de iluminação que se adapta livremente à tonalidade e à fluidez de cada música e a realça com funções de iluminação inteligente. A unidade emite clarões brancos ao som da batida, mas não se limita a um padrão simples e constante: os impulsos aceleram e abrandam consoante a progressão da música, recreando automaticamente as dinâmicas de iluminação de espetáculos ao vivo.

Iluminação altamente estimulante

Fujiki, designer

Num festival de música, os graves e a iluminação provocam-lhe efeitos a nível físico. Procuramos aquela sensação de entusiasmo por todo o corpo. A deteção de batidas e o esquema de cores eram elementos-chave do design de iluminação, mas sabíamos o quão importante seria ajudar as pessoas a usufruir de emoções reais e instintivas da experiência global.

Demonstrar a visão do mundo dos festivais através de uma comunicação intuitiva

Nenhum produto consegue comunicar a sua visão do mundo por si só. É por isso que o design da comunicação é tão importante. Com essa necessidade em consideração, a equipa de design criou um logótipo da série EXTRA BASS que engloba a experiência de graves profundos e reflete o conceito geral da série. O texto do nome EXTRA BASS utiliza níveis de espessura diferentes e aplica um estilo arrojado e denso à palavra “BASS” para realçar o poder da baixa frequência do produto e aproximar os carateres, de modo a captar a densidade do design. As subcamadas gráficas também desempenham um papel importante. Com elementos que sugerem a sensação e o som de uma atuação musical ao vivo, os gráficos transmitem uma ligação intuitiva entre o produto e a experiência de um festival de música.

Os designers de embalagens também aplicaram um enquadramento dinâmico do produto com o intuito de criar um esquema de grande impacto baseado nos graves. Mais do que apenas o núcleo concetual do produto, a experiência dos graves também dá forma às funcionalidades do design de comunicação geral.

A real experiência dos graves

Matsuda, designer

A embalagem normalmente tem como prioridade dar visibilidade à forma do produto. No caso da embalagem da série EXTRA BASS, decidimos centrar as atenções na experiência dos graves. Toda a estratégia de comunicação funciona em torno dessa ideia.

Uma fusão emocionante de graves estrondosos e iluminação inteligente e dinâmica, a série EXTRA BASS vai mais além do conceito tradicional de um sistema de áudio para realçar uma nova prioridade: permitir que as pessoas partilhem as alegrias da música em grupos maiores, independentemente do local.

*A disponibilidade do produto pode variar consoante a região e o país.