Saltar para Conteúdo

Q&A: Kazuo Hirai, CEO da Sony

Reinvente a indústria da música com áudio de alta resolução

Se tiver acompanhado as últimas notícias da indústria musical, saberá que as palavras mais utilizadas de momento por toda a gente são "áudio de alta resolução". O que é? Consegue fazer a distinção? Vale a pena o investimento?

O áudio de alta resolução, que é conhecido pelas suas especificações técnicas de 192 kHz e 24 bits, tem cerca de sete vezes os dados encontrados nos CD. Por outras palavras, o áudio de alta resolução permite-lhe ouvir todos os detalhes, texturas e nuances que os ouvintes normalmente abdicam ao ouvir MP3.

O mundo estará preparado para perceber os benefícios da qualidade de áudio superior?

O CEO da Sony, Kazuo Hirai, partilha a sua opinião sobre a razão para o áudio de alta resolução estar destinado a conquistar a indústria musical.

P: Por que é que o áudio de alta resolução é tão importante para a Sony? Como vê o impacto do mesmo na indústria musical?

Hirai: Sempre vi a música como uma forma de arte e acredito que deve ser desfrutada dessa forma. Há uma grande quantidade de sangue, suor e lágrimas na produção de uma gravação. Por que não haveríamos de querer proporcionar aos entusiastas da música a oportunidade de ouvir as suas músicas preferidas tal e qual como era pretendido pelo artista?

Acredito mesmo que o áudio de alta resolução vai revitalizar a indústria musical, permitindo aos ouvintes interagir com a música com nunca antes tinha acontecido. É o futuro.

P: Que tipo de equipamento de áudio de alta resolução é disponibilizado pela Sony?

Hirai: Temos uma vasta gama de produtos de áudio de alta resolução, desde os sistemas de cinema em casa de alta qualidade, para os maiores audiófilos, até modelos mais económicos, para iniciados. Sabemos que a facilidade de transporte e conveniência são importantes para os amantes da música, por isso tivemos como prioridade oferecer produtos de alta resolução que também podem ser levados para todo o lado. Os nossos produtos móveis incluem tudo, desde o leitor de música digital Walkman® de alta resolução e 64 GB ao smartphone Xperia, todos suportando áudio de alta resolução.

P: Por que é que a geração mais jovem deve interessar-se pelo áudio de alta resolução?

Hirai: Não há nada como ouvir áudio de alta resolução pela primeira vez. É a única forma de experienciar a emoção genuína de uma música. Quero que a geração mais jovem experiencie aquele fator "Uau!". Quero que sejam capazes de colocar os auscultadores e sentir que estão a ouvir o seu próprio concerto ao vivo. Essa ligação que sentimos quando ouvimos o nosso artista favorito num concerto ao vivo? Vai ser possível experienciar essa ligação emocional profunda a partir do conforto da nossa própria casa. Quando ouvimos áudio de alta resolução, nunca mais voltamos à qualidade de som padrão. Não existe comparação possível.