FX3

Nova Liberdade de Cinema

A câmara FX3 Cinema Line da Sony dá vida à visão dos criadores de conteúdos. A expressão cinemática é aliada a um desempenho fiável e operação simplificada para responder às necessidades da comunidade de criadores atual. Compacta e leve, é fácil de transportar e manusear. 

Descubra o mundo do cinema profissional
Exemplo de imagem
Ao serviço da expressão cinemática
Exemplo de imagem
Concebida para a captação a solo confortável
Exemplo de imagem
Capacidade de expansão e de operabilidade para criadores de conteúdos
Ao serviço da expressão cinemática
Captação de imagens full-frame, pouca luz

O sensor de imagem full-frame da FX3 está equipado com técnicas de captação de luz inovadoras para captar imagens nítidas mesmo com pouca luz. A sensibilidade ISO padrão de 80-102400 para filmes pode ser aumentada até 409600. 

Gama dinâmica ampla, maior expressividade

A FX3 oferece uma gama dinâmica excecional de mais de 15 incrementos para cenários de interiores e exteriores bem iluminados, em todas as alturas. Capte todos os detalhes e usufrua de uma liberdade cinemática sem precedentes na gradação de cor.

Bokeh incrível e criatividade full-frame

Capte cenas com resolução 4K cinematográfica, profundidade de campo reduzida, bokeh deslumbrante e liberdade cinemática oferecidas pelo sensor full-frame.

Ciência de cor cinematográfica com S-Cinetone™

A cor S-Cinetone, desenvolvida para a FX9 da Sony, está predefinida na FX3 para uma expressão cinematográfica. Foi afinada para satisfazer as exigências dos criadores de conteúdo atuais, com cor rica e tons de pele naturais que podem ser combinados com outras câmaras Cinema Line sem gradação. 

120fps 4K de focagem total 

Mesmo em frequências de fotogramas elevadas, capta imagens a FX3 capta imagens 4K detalhadas graças ao AF de alta precisão e à leitura de alta velocidade. O modo Slow and Quick dá-lhe controlo total sobre a frequência de fotogramas da captação para obter belas sequências de movimento em câmara lenta até 5x (com saída de 24p). 

Exemplo de imagem
S-Log3 de 10 bits e gravação HDR para gradações suaves

A curva de gama S-Log3 e S-Gamut3.Cine permite a captação com reprodução de cor de alta qualidade com uma ampla gama dinâmica e simplifica o emparelhamento com imagens de outras câmaras Cinema Line na pós-produção. O perfil de imagem HLG (Hybrid Log-Gamma) HDR permite a reprodução direta em HDR (HLG) em TVs compatíveis, sem pós-produção. 

Saída HDMI RAW de 16 bits 

Para fluxos de trabalho de pós-produção exigentes, há a saída RAW de 16 bits por HDMI para gravadores externos compatíveis, com XAVC HS 4K, XAVC S 4K ou XAVC S-I 4K e ficheiros proxy captados na câmara. A saída de vídeo RAW tem uma resolução de 4264 x 2408 [16:9], superior à resolução DCI-4K.

Imagem da montagem de um monitor de terceiros na FX3
Imagens de estruturas de ficheiros para All-intra, Long GOP e Grupo de imagens
Usufrua de detalhes ricos e cores realistas

A FX3 oferece gravação interna em 4K, amostragem de cor de 10 bits de profundidade e em 4:2:2 com compressão All Intra aliada à compressão Long GOP. Isto permite levar a gradação de cor mais além e reter a gradação natural, para uma edição verdadeiramente livre.   

[1] All Intra (All-I) [2] Long GOP [3] Grupo de imagens 

Concebida para a captação a solo confortável
Focagem automática fiável e precisa

O AF com seguimento inteligente utiliza a deteção de fase do plano focal para seguir o objeto em todos os pontos do enquadramento. O AF híbrido e rápido tem uma focagem precisa, mesmo com profundidade de campo reduzida e a altas frequências de fotogramas de 120p em 4K (QFHD)

Seguimento de AF apurado para estabilidade

O seguimento mantém a focagem estável no objeto para se poder concentrar na composição. O AF de olhos em tempo real garante uma focagem precisa do rosto e olhos e o seguimento em tempo real baseia-se nos algoritmos de reconhecimento com IA exclusivos da Sony. 

Transições suaves e controlo tátil do foco 

FX3: 7 níveis de Velocidade de transição AF, para criar facilmente a focagem rack; 5 níveis de Sensibilidade de desvio de assunto AF. O utilizador pode personalizar com que facilidade o AF muda ou fica com o assunto bloqueado. Também pode selecionar o assunto que pretende focar ao tocar no monitor LCD. 

Imagem de várias lentes de montagem tipo E da Sony
Lentes de montagem tipo E de alto desempenho para filmes

Autofocus com boa capacidade de resposta graças às lentes de montagem tipo E da Sony com desempenho ótico e operabilidade premium para aplicações cinematográficas. A tecnologia de atuador linear exclusiva das lentes tipo E da Sony oferece um desempenho de AF mais suave e preciso para as suas atividades criativas.

Alto desempenho em mobilidade onde quer que vá

Compacta e leve, a FX3 foi concebida para alta mobilidade. A pega amovível e os orifícios de montagem de acessórios permitem uma configuração e arrumação rápida e uma captação fluída. A estrutura e as coberturas são fabricadas com uma liga de magnésio leve para otimizar a durabilidade e o desempenho, mesmo em ambientes desafiantes.

Imagem da estrutura da câmara com peças em magnésio
Imagem da pega XLR da FX3
Pega XLR amovível 

A pega com adaptador XLR de dois terminais XLR padrão pode ser ligada ao suporte multi-interface (MI) da câmara para maior conforto e estabilidade em situações de captação difíceis, como a captação em posições baixas. 

Estabilização de imagem na câmara 

O modo ativo é um sistema de estabilização de imagem de 5 eixos para melhorar a estabilização na captação de filmes. Para preservar a qualidade de imagem, o sensor do giroscópio mede o movimento da câmara com precisão e compensa-o oticamente. Isto permite filmar vídeo com estabilidade, sem apoio ou gimbal, em movimento e com resolução 4K. 

[1, 2] angular (inclinação e rotação) [3, 4] desvio (eixos X e Y), [5] rotação (eixo Z)

Imagem da estrutura do sistema de estabilização de imagem de 5 eixos na estrutura
Imagem da edição com o Catalyst no PC
Estabilização de imagem e edição mais fácil com o Catalyst

Os dados de movimento são gravados pelo giroscópio incorporado para suavizar e estabilizar filmagens na pós-produção. Com a aplicação Catalyst Browse/Catalyst Prepare pode equilibrar facilmente os níveis da compensação de movimento automática e recorte da imagem. O Catalyst utiliza os dados de rotação da câmara gravados com eficácia. 

Capacidade de expansão e de operabilidade para criadores de conteúdos
Luzes indicadoras frente e atrás 

As luzes indicadores na frente e traseira da FX3 indicam se a câmara está a gravar num determinado momento. São claramente visíveis para o operador da câmara e a pessoa na frente da mesma.

Painel tátil LCD de ângulo variável

O painel tátil LCD do tipo 3.0 (1,44 milhões de pontos) tem um design de abertura lateral para um posicionamento flexível e visibilidade melhorada com a câmara no gimbal. O painel tátil também permite um controlo intuitivo de várias definições no menu. 

Controlos para uma captação a solo eficiente

Além dos seis botões personalizáveis, os controlos mais usados estão ao alcance de uma mão, para utilizar a outra mão na operação da lente ou no equilíbrio. A utilização foi otimizada com vários orifícios roscados na estrutura e na pega para montar acessórios diretamente. 

Imagem de fluxo de ar para refrigeração na estrutura da câmara
Gravação em 4K/60p ininterrupta.

Para gravação em 4K/60p ininterrupta, a FX3 tem um sistema de dissipação de calor inovador. O posicionamento do dissipador, estrutura de fluxo de ar e ventoinha silenciosa otimizam a refrigeração, até em sessões longas.

Adaptador XLR e entrada digital para qualidade de áudio

Além do prático microfone incorporado da câmara, pode ligar microfones profissionais externamente aos conetores XLR padrão da pega através de uma interface de áudio digital do suporte multi-interface (MI). Pode selecionar 3 formatos de gravação, incluindo 4 canais a 24 bits. Também pode gravar áudio digital ao ligar um microfone digital como o ECM-B1M, mesmo sem usar a pega.

Imagem de conetores XLR na pega
Imagem de duas ranhuras para suportes externos
Duas ranhuras para cartões de alta velocidade 

Concebidos para as exigências de realização da próxima geração, os cartões CFexpress Type A suportam gravação com elevadas taxas de bits. As ranhuras suportam cartões CFexpress Type A e cartões SDXC UHS-I/UHS-II convencionais e por serem idênticas, permitem a captação encadeada/de reserva.

Transferência por rede e controlo da câmara à distância

A ligação Wi-Fi® ou por fios, via conetor USB type-C, permite o controlo à distância através do smartphone ou tablet, com emparelhamento via NFC com um só toque ou manual. A captação à distância pode ser controlada via PC com a Imaging Edge Desktop™ da Sony ou com dispositivos móveis com a Imaging Edge Mobile™. Os ficheiros de imagens e filmes podem ser transferidos por FTP de alta velocidade. 

Imagem de telemóvel ligado através de uma rede sem fios
Imagem da edição com o Imaging Edge no PC
Pré-visualização, captação e streaming remotos

Há a captação remota com fios ou sem fios no PC ou dispositivo móvel com o Imaging Edge Mobile, para fluxos de trabalho mais eficientes e captação em ambientes desafiantes. Imaging Edge Webcam™ para uma comunicação de vídeo online com alta qualidade. 

Especificações e funcionalidades

A câmara FX3 Cinema Line oferece alta sensibilidade e expressão de cinema full-frame num design incrivelmente compacto. Com mobilidade melhorada para uma captação a solo e operabilidade profissional, esta é a ferramenta criativa ideal para captar qualquer visão de cinema.
  • Desempenho full-frame de alta sensibilidade e ampla gama dinâmica

  • Motor de processamento de imagem BIONZ XR de alto desempenho

  • Gravação 4K (QFHD) 120 fps de alta frequência de fotogramas

  • Ciência de cor cinemática com S-Cinetone™

  • Melhor mobilidade para operação a solo

TIPO DE SENSOR
Sensor CMOS Exmor R full-frame de 35 mm (35,6 x 23,8 mm)
Píxeis
Aprox. 10,2 megapíxeis (efetivos) para filmes, aprox. 12,1 megapíxeis (efetivos) para Fotografias, Aprox. 12,9 megapíxeis (totais)
SENSIBILIDADE
[Filme] Equivalente a ISO 80-102400 (números ISO até ISO 409600 podem ser definidos como intervalo ISO expandido), AUTO (ISO 80-12800, limite inferior e superior selecionável), [Fotografia] ISO 80-102400 (números ISO entre ISO 40 e ISO 409600 podem ser definidos como intervalo ISO expandido), AUTO (ISO 80-12800, limite inferior e superior selecionável)
TIPO DE SUPORTE
Cartão CFexpress Type A/SD (x2), Grav. simult., Ordenar, Trocar suporte auto, Cópia
LCD
TFT 7,5 cm (tipo 3.0), aprox. 1,44 M de pontos, Ângulo de abertura: aprox. 176 graus, Ângulo de rotação: Aprox. 270 graus
A Sony dedica-se não só a oferecer produtos, serviços e conteúdos que proporcionem experiências entusiasmantes, mas também a trabalhar no sentido de eliminar a pegada ecológica em todas as atividades da empresa Saiba mais sobre a Sony e o ambiente

Avaliações

Opinião dos utilizadores