Uma escolha sã para o ambiente

Engenharia do áudio para futuras gerações

Os produtos de áudio da Sony são concebidos para oferecer um som excecional, de forma ambientalmente consciente.
No âmbito dos nossos objetivos da Gestão ecológica 2025, pretendemos reduzir o consumo de plástico virgem na conceção de todos os nossos produtos e embalagens.

Materiais reciclados nos produtos

Seriedade acústica e ambiental

Os produtos de áudio doméstico da Sony, como barras de som e colunas, incluem plástico reciclado para reduzir o plástico virgem utilizado.
A escolha do material afeta a qualidade do som, pelo que passámos anos a desenvolver um plástico reciclado único que seja ambientalmente consciente e adequado à criação de produtos de áudio de alta qualidade.

Desenvolvimento de plástico reciclado

O nosso plástico reciclado é recuperado de discos e garrafões de água.
Removem-se todas as películas ou revestimentos do plástico recolhido, sendo depois processado como material de base. Para obtermos uma qualidade de áudio intransigente, testámos uma grande variedade de combinações para determinar a melhor solução possível para produtos de áudio.

[1] Discos [2] Garrafões de água [3] Trituração [4] Plástico policarbonato reciclado [5] Mistura de plástico virgem, outros aditivos [6] Péletes

Imagem de uma barra de som sobre dois gráficos de barras que mostra uma redução na utilização de plástico virgem de 45%.
Redução do plástico virgem em barras de som

A nossa nova barra de som utiliza plástico reciclado em vários componentes. Por consequência, utiliza aproximadamente 45% menos plástico virgem do que o modelo anterior.

[1] modelo anterior [2] novo modelo

Rumo a um futuro com mais plástico reciclado

Usamos plástico reciclado nas peças externas e internas de vários produtos de áudio. Iremos continuar a investigar e a desenvolver novas formas de usar o plástico reciclado para criar produtos com um som de excelência, apoiando também as iniciativas ambientais.

Imagens de produtos de áudio. Imagem superior de uma barra de som, imagem do meio de colunas sem fios portáteis e imagem inferior de um recetor AV.
Tecido fabricado a partir de materiais reciclados

O tecido utilizado no HT-AX7 é reciclado a partir de garrafas PET.
O material foi cuidadosamente selecionado para máxima qualidade de som, design, textura e cor.

Embalagem ambientalmente consciente

Estamos a trabalhar para reduzir a quantidade de plástico utilizado nas embalagens, recorrendo a papel reciclado para amortecimento e acondicionamento, assim como pegas.

Menos plástico virgem nas novas embalagens das barras de som

A embalagem da nossa nova barra de som utiliza menos 65% de plástico virgem do que o modelo anterior. Também diminuímos a impressão, resultando numa redução de 65% na quantidade de tinta utilizada. O objetivo é uma embalagem ambientalmente consciente, resistente e elegante sem comprometer a funcionalidade.

[1] modelo anterior [2] novo modelo

Imagem de uma embalagem de uma barra de som e dois gráficos de barras que mostra menos 65% de plástico virgem.
Imagem de materiais de embalagem naturais à esquerda e da embalagem da Sony à direita.
Material de Mistura Original Sony

Continuamos a expandir a utilização do nosso material de papel ecológico, Material de mistura original, para a embalagem do HT-AX7. Trata-se de um material de papel ecológico, fabricado a partir de bambu, fibras da cana-de-açúcar e papel reciclado pós-consumo.

Entrevista com o responsável pelo desenvolvimento

Retrato da entrevistada, Yuko Fujihira.
Yuko Fujihira

Sony Corporation, Home Entertainment & Sound Products Business Group,
Departamento de Design Acústico, Departamento de Design 2

Utilizamos plásticos reciclados em áudio doméstico desde cerca de 2010. Trabalhámos em aspetos de design e procurámos melhorar o desempenho para um nível equiparável ao dos plásticos virgens de forma a utilizar estes plásticos reciclados em produtos concretos. Em 2016, desenvolvemos um plástico reciclado, utilizado para componentes internos nos nossos produtos, que também tem em consideração a qualidade do som.

 Contudo, a expansão subsequente da utilização de plásticos reciclados exigiu que alargássemos o âmbito desta aplicação. O material que desenvolvemos nestas circunstâncias possui caraterísticas ignífugas. Durante o processo de desenvolvimento, focámo-nos na ideia de tentar alcançar a qualidade de som dos materiais que tínhamos utilizado anteriormente. Ao examinar muitas configurações, criar vários protótipos e testar a resistência, conseguimos criar um material que satisfazia a qualidade de som e os requisitos físicos do produto.