Capte agora o desporto com a opção Sem espelho

Yonathan Kellerman

Costumava pensar-se que não era possível fotografar desporto com uma câmara sem espelho. No entanto, o fotógrafo Yonathan Kellerman é apenas um de muitos fotógrafos para quem a mudança de uma DSLR para uma Sony A9 transformou o modo como capta imagens.

"A Sony reescreveu o livro de regras da fotografia."

Yonathan Kellerman

© Yonathan Kellerman | Sony α9 + 100-400 mm f/4.5-5.6| 1/40 s @ f/6.3, ISO 100

TEST

Yonathan considera que o "movimento tem imenso impacto", seja na arte de um bailarino de ballet, na determinação de um corredor ao cortar a meta ou na emoção espelhada nos rostos do público quando alguém se sagra campeão no campo de batalha desportiva. O desporto proporciona cenários incrivelmente belos e diversos a um fotógrafo, mas é necessário ter o kit de câmara correto para não se perderem momentos únicos de uma vida. Este fotógrafo canadiano utilizou uma DSLR durante vários anos; mudar para uma câmara sem espelho não foi uma decisão fácil.

"Quando tive de equacionar a mudança de uma DSLR para uma câmara sem espelho, o principal dilema sempre foi o desempenho do autofocus, mas a Sony α9 resolve esse problema."

Com 693 pontos no sensor, o seguimento de AF e uma frequência de captação de 20 fps, a α9 dá aos fotógrafos a liberdade para criarem as suas próprias imagens de um modo que funcione para eles próprios.

Yonathan Kellerman

© Yonathan Kellerman | Sony α9 + 100-400 mm f/4.5-5.6| 1/2500 s @ f/5.6, ISO 1250

"Uma característica do autofocus da α9 mudou realmente a forma como trabalho. Os pontos AF da α9 estão presentes em todo o fotograma e não confinados ao centro, como acontece numa DSLR. Posso ter o meu objeto na extremidade do fotograma e sei que continuará focado. Por isso, não preciso de alterar tanto o enquadramento. Tiro fotografias que não são cortadas na pós-produção, o que era raro anteriormente."

O atleta pode estar na extremidade do fotograma, libertando espaço, por exemplo, para um editor de imagem de jornal colocar os títulos por cima.

Yonathan Kellerman

© Yonathan Kellerman | Sony α9 + 100-400 mm f/4.5-5.6 | 1/1000 s @ f/5.6, ISO 6400

Para captar esses momentos decisivos, todos os fotógrafos confiam no seu kit de câmara e Yonathan não é exceção; o sensor full-frame de 24,2 MP da α9 oferece-lhe a qualidade de imagem de que necessita, mesmo quando a exigência é levada aos extremos.

A paixão atual de Yonathan é a fotografia de dança, embora este tipo de fotografia lhe coloque desafios específicos, como as difíceis condições de luz.

"Essencialmente, só utilizo o ISO a 6400. Dá-me margem de manobra para as minhas outras definições e isso não é problema para a α9. Quando fotografas um espetáculo de ballet, alguns momentos serão muito iluminados, mas um ou outro terá pouca luz, para provocar um efeito onírico. Esse momento é o mais difícil de fotografar. Chego a utilizar o ISO a 12800"

Yonathan Kellerman

© Yonathan Kellerman | Sony α9 + 70-200 mm f/2.8| 1/400 s @ f/2.8, ISO 10000

No desporto, poderia pensar-se que o ideal seria utilizar exclusivamente teleobjetivas, mas como afirma Yonathan, esse nem sempre é o caso.

"Quando fotografo espetáculos de dança também uso a minha 16-35 mm f/4 mais larga porque quando trabalho na ópera, o cenário e a decoração fazem parte do espetáculo, por isso, uma lente grande angular é uma adição importante. O mesmo se aplica em desporto, uma vez utilizo frequentemente a grande angular para fotografar atletas de perto e incluir o estádio na imagem. Faz tudo parte de uma visão mais ampla."

Yonathan Kellerman

© Yonathan Kellerman | Sony α9 + 100-400 mm f/4.5-5.6| 1/800 s @ f/5.6, ISO 2500

Uma outra vantagem é o facto de o obturador silencioso da α9 permitir fotografar em locais onde uma DSLR produz um som demasiado notório. Os fotógrafos podem disparar tranquilamente a 20 fps durante o swing de um jogador de golfe.

"Aproximo-me mais da ação porque sei que não me verão nem ouvirão. Tenho a certeza de que, no futuro, será pedido aos fotógrafos que utilizem câmaras mais silenciosas, especialmente no ténis, como já acontece no golfe."

Produtos referidos neste artigo

ILCE-9

Câmara sem espelho full-frame α9 com sensor CMOS empilhado

SEL70200GM

FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL28F20/SEL28F20FEC/SEL28F20UWC

Lente super teleobjetiva com zoom FE 100-400 mm G Master

Yonathan Kellerman
Alpha Universe

Yonathan Kellerman

França

Em cada década, a fotografia passa por uma revolução. Acredito que o advento das câmaras full-frame sem espelho da Sony deu início à mais recente revolução.

Ver perfil


x