Encontros selvagens

Süha Derbent

Süha Derbent é um fotógrafo profissional com mais de 30 anos de experiência que tem viajado pelo mundo a fotografar algumas das criaturas mais incríveis no planeta e as suas fotografias podem ser compradas no Getty Images. Na sua mais recente aventura, deixou de lado o seu kit de câmara habitual e trocou-o pela potente Sony RX10 IV para fotografar raposas em temperaturas até -28 ºC.

suha derbent deitado na neve com a câmara sony rx10

"As raposas conseguem ouvir os passos dos ratos nos seus túneis debaixo da neve. A raposa consegue andar o dia todo, mas quando ouve o ruído de um rato debaixo do solo, levanta as suas orelhas. Assim que vejo uma a inclinar a cabeça, sei que ouviu um ruído e está a preparar-se para caçar."

suha derbent, sony rx10IV, raposa a saltar na neve

© Süha Derbent | Sony RX10 IV | 1/1000s @ f/4.0, ISO 80

A sua câmara de eleição habitual é a Sony α7R III, uma câmara de lentes amovíveis. Porém, na sua recente aventura para fotografar raposas nas temperaturas geladas de Kars, Turquia, esteve a fotografar desde o amanhecer até ao anoitecer com a câmara compacta premium Sony RX10 IV.

suha derbent, sony rx10IV, raposa a caminhar na neve enquanto olha para o fotógrafo

© Süha Derbent | Sony RX10 IV | 1/1000s @ f/4.0, ISO 80

"Faço longas viagens para chegar à vida selvagem", conta, "e é um verdadeiro desafio carregar o equipamento pesado. Por isso, a RX10 IV é ideal, uma vez que é tão leve e elimina o entediante e exaustivo processo do transporte do kit pesado em viagem. Além disso, o sensor Exmor RS tipo 1.0 de 20,1 megapíxeis da câmara significa que não tenho de fazer cedências na qualidade de imagem".

suha derbent, sony rx10IV, raposa espreita sobre cume com neve e vemos apenas os olhos

© Süha Derbent | Sony RX10 IV | 1/8000s @ f/4.0, ISO 200

Para conduzir, caminhar pelas florestas e encontrar raposas a diversas distâncias, Süha precisou de uma câmara que fosse muito flexível com a forma como trabalha. O tamanho e o peso fazem da Sony RX10 IV uma câmara ágil de utilizar, mas o grande destaque vai para a lente equivalente de 24–600 mm oticamente estabilizada.

Foi esta lente que permitiu a Süha captar as imagens incríveis das raposas sem ter de recorrer à grande lente teleobjetiva que utilizaria normalmente num safari. "Um zoom de 24 mm para 600 mm já é um grande conforto, mas, tal como a α7R III que utilizo normalmente, a RX10 IV possui um sistema de autofocus muito rápido. A velocidade de seguimento do autofocus é realmente impressionante."

suha derbent, sony rx10IV, raposa sentada na neve junto às suas pegadas

© Süha Derbent | Sony RX10 IV | 1/6400s @ f/4.0, ISO 250

Contudo, a impressionante lente é apenas parte da história. Se quisermos captar a ação, precisamos de uma câmara que reaja rapidamente. "Ao fotografar a vida selvagem", explica, "utilizamos sempre as nossas câmaras no modo de captação contínua e, com uma taxa de captação em sequência de 24 fps, a RX10 IV é incrivelmente rápida. Imagine que viajou quilómetros, encontrou o animal em condições naturais difíceis e está tudo a correr como planeado, mas a sua câmara não consegue acompanhar esta velocidade. Não quero sequer pensar nisso! Com a RX10 IV, temos uma certeza praticamente garantida de que não vamos perder nada da ação."

suha derbent, sony rx10IV, raposa a escavar com o focinho na neve

© Süha Derbent | Sony RX10 IV | 1/640s @ f/4.0, ISO 80

Este projeto de Süha, em Kars, foi a primeira vez que utilizou a RX10 IV num ambiente extremamente frio, pelo que estava um pouco hesitante com o desempenho da câmara a baixas temperaturas e devido à elevada altitude da cidade, porém, não havia motivo para preocupação. "Estava a fotografar em condições muito difíceis, com temperaturas até -28 graus, e a minha experiência diz-me que temos de manter a câmara e as baterias protegidas do frio. Porém, fiquei admirado, a bateria totalmente carregada com que comecei o dia permitiu-me continuar a fotografar durante todo o dia!"

Produtos referidos neste artigo

DSC-RX10M4


RX10 IV AF de 0,03 s./zoom ótico 25x

DSC-RX10M4

Süha Derbent
Alpha Universe

Süha Derbent

Turquia

Uma viagem ao nosso interior.

Ver perfil


x