montanha no Lago d'Antorno refletida em águas calmas

FE 35 mm f/1.4 GM: Qualquer luz, quaisquer condições meteorológicas

Stefan Liebermann e Dennis Schmelz

sony 35 mm f/1.4 G master

Os Embaixadores da Sony Stefan Liebermann e Dennis Schmelz estão entre as primeiras pessoas do mundo a experimentar a nova lente FE 35 mm f/1.4 G Master, um modelo que já provou ser inspirador em projetos de fotografia e vídeo.

luz matinal incide em árvore no lago hintersee

© Stefan Liebermann | Sony α7 III + FE 35mm f/1.4 GM | 1/200s @ f/9.0, ISO 400

Oferecendo a fotógrafos e videógrafos uma nova opção criativa, a abertura ultra-ampla e visão natural desta lente são combinadas com uma qualidade de imagem excecional, leveza de construção e isolamento climatérico num pacote ideal para vários requisitos. Com experiência em vídeos de viagens, publicidade e musicais, a FE 35 mm f/1.4 GM inspirou Dennis a criar uma curta-metragem com pouca luz e uma forte atmosfera Americana.

"Quis tirar partido das novas funções desta lente e criar uma história que só esta câmara me podia ajudar a contar. 35 mm é uma distância focal perfeita para os meus filmes. É muito adaptável a diferentes objetos e adoro o seu toque cinemático. Não é demasiado ampla, mas oferece sentido de espaço e é excelente para captar imagens de pessoas. O melhor de tudo é talvez a abertura 1.4, que oferece um belo bokeh e nos permite trabalhar com luz atmosférica."

A FE 35 mm f/1.4 GM utiliza um anel de abertura físico que pode ser operado silenciosamente através de um botão no corpo da objetiva para aplicações de vídeo, por isso, pode ser utilizado em fotografia ou vídeo. “Significa que podemos obter transições de abertura quase invisíveis, reduzindo ou aumentando a focagem, dependendo da nossa narrativa, e alterar a exposição da mesma forma,” explica Dennis entusiasmado. “Enquanto videógrafo, ajuda-me porque não existe uma quebra que distraia o espetador do momento. É incrivelmente suave e natural.”

dennis schmelz segura na alpha 7s3 sobre a cabeça enquanto filma uma banda em palco

© Christopher Schmid

Ao trabalhar com o AF de deteção de faces da α7S III, Dennis ficou impressionado com a velocidade de focagem, precisão e ausência de ruído do motor da FE 35 mm f/1.4 GM. “Utiliza um motor linear XD sem fricção, por isso, o AF é incrivelmente rápido e preciso. Apenas fizemos seis capturas em focagem manual. Em todas as outras, utilizámos a deteção de faces a f/1.4 e nunca falhou”. Durante gravações em noites chuvosas na rua, o isolamento climatérico da FE 35 mm f/1.4 GM resistiu às condições e o seu design leve permitiu a Dennis movê-la num suporte cardan com total liberdade. “Ninguém quer uma lente que nos atrase e a FE 35 mm f/1.4 GM faz o oposto. Chovia copiosamente quando gravávamos, a lente ficou muito molhada, mas não houve problema! A leveza é uma qualidade fantástica. Em comparação com as lentes 35 mm de abertura rápida que utilizava anteriormente, com apenas 524 g, esta lente é muito mais portátil”.

luz matinal a incidir numa montanha no Lago d'Antorno é refletida nas águas calmas

© Stefan Liebermann | Sony α7 III + FE 35mm f/1.4 GM | 1/15s @ f/8.0, ISO 100

Para Stefan, um fotógrafo de natureza e paisagens especializado em cenas noturnas, a FE 35 mm f/1.4 GM representou uma grande mudança, que acabou por ser muito bem recebida. “Costumo utilizar lentes mais amplas, como modelos de 16 mm ou 20 mm. Comecei por pensar: o que é que esta lente me pode trazer de novo? Em breve, tornou-se claro! É excelente para explorar outras perspetivas da natureza. Costumo procurar os primeiros planos, mas ao mudar para uma 35 mm, comecei a explorar médios planos e o céu, por isso, deu-me uma perspetiva totalmente nova.”

fila de barcos atracados em lago de montanha

© Stefan Liebermann | Sony α7 III + FE 35mm f/1.4 GM | 1/160s @ f/9.0, ISO 250

Antes de descobrir novas perspetivas, Stefan desejava essencialmente qualidade ótica. A FE 35 mm f/1.4 GM utiliza um elemento ED (dispersão extra baixa) e dois elementos XA (asféricos extremos), um revestimento Nano AR II e um design de abertura redondo de 11 lâminas, para uma nitidez excecional mesmo em condições de luz desafiantes. “Com esta lente, ganhamos imensa nitidez de canto a canto”.

Stefan explica: "É fantástica e muito ampla quando utilizada a f/1.4 para as minhas imagens de céu noturno, mas nem sempre preciso dessa abertura total, especialmente quando utilizo um rastreador de estrelas à noite ou capto paisagens normais no crepúsculo ao anoitecer e amanhecer. Quando reduzimos para f/2.8 e f/3.5, não vemos o efeito de vinhetagem, coma ou quaisquer aberrações."
faixas de luzes de travagem de automóveis em estrada de montanha com igreja pitoresca ao fundo

© Stefan Liebermann | Sony α7 III + FE 35mm f/1.4 GM | 30s @ f/5.0, ISO 3200

Um experiente criador de paisagens panorâmicas, Stefan considera que a lente também excedeu as expetativas para essa finalidade. Com menos distorção a 35 mm do que grandes distâncias focais, Stefan pôde criar imagens com uma resolução muito elevada. “Quando precisei de mais primeiro plano ou de uma visão mais ampla, utilizei várias imagens de 35 mm para cobrir toda a cena e o novo Bloqueio AF da lente foi ótimo, permitindo-me manter a nitidez em todas as exposições.”

nascer do sol sobre o Lago Hintersee com montanhas e árvores refletidas na água

© Stefan Liebermann | Sony α7 III + FE 35mm f/1.4 GM | 30s @ f/5.0, ISO 3200

De forma semelhante a Dennis, Stefan considerou a leveza da FE 35 mm f/1.4 GM uma enorme vantagem. “É excelente poder levar em viagem a minha α7 III, uma 24 mm f/1.4 GM e esta nova lente. Posso subir montes e montanhas e levar uma tenda sem me preocupar com uma carga excessiva. Vou gravar muito mais com esta lente, tenho a certeza.”

sony alpha 7 III em tripé com paisagem de montanha visível no ecrã traseiro

© Stefan Liebermann

Produtos incluídos

Stefan Liebermann

Stefan Liebermann | Alemanha

“Este é um tipo de fotografia muito especial: invisível ao olho humano, mas real”
Dennis Schmelz

Dennis Schmelz | Alemanha

"Há sempre uma história a contar e uma perspetiva nova a descobrir"

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito