Detalhe da história da Alpha Universe

Confia em mim

Brendan de Clercq

"Normalmente, quando se fotografa retratos, não há tempo contado. Podemos ter meia hora ou mais, talvez se comece por tomar um café, e nesse período o fotógrafo e o sujeito criam uma ligação e começam a ganhar confiança entre eles. E é daí que surgem os bons retratos, esses momentos de ligação."

O projeto recente de Brendan, "Retratos de um minuto", apresentou alguns problemas interessantes. "Sim," Brendan ri, "o projeto foi um grande desafio, especialmente porque estava a tirar estranhos do meio da multidão nos meus eventos para o fazer. Mas gosto de desafios, uma vez que, enquanto fotógrafo, há que colocar a fasquia no nível mais alto possível todos os dias."

brendan de clercq sony alpha 7RM3 retrato de um homem mais velho com longos cabelos encaracolados

© Brendan de Clercq | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/200s @ f/1.6, ISO 50

O objetivo do projeto, diz Brendan, era mostrar às pessoas que se pode conseguir um retrato fantástico em apenas um minuto, "desde que se tenha confiança. Confiança entre o fotógrafo e o assunto, mas também confiança entre o fotógrafo e a câmara."

É esta combinação, refere, que lhe permitiu criar a sua impressionante série de retratos monocromáticos. Na sua opinião, qualquer um também o pode fazer, se tiver as competências e as ferramentas. "Queria mostrar às pessoas que se pode fazer coisas deste género na fotografia de rua ou realmente em qualquer coisa," explica, "porque muita gente tem medo de se dirigir às pessoas e perguntar-lhes."

brendan de clercq sony alpha 7RM3 retrato de um homem mais velho com a barba por fazer

© Brendan de Clercq | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/200s @ f/1.6, ISO 50

"A confiança é construída," continua Brendan, "na forma como olhamos e falamos com as pessoas. Mesmo numa situação como estes eventos com multidões, de 200 ou 300 pessoas, tentei criar um espaço para apenas nós os dois. Pedi aos meus assuntos que não olhassem para a multidão, apenas para mim, como se estivéssemos só os dois e mais ninguém estivesse lá. Isto acaba com o nervosismo deles; para que possamos trabalhar em conjunto, como fotógrafo e assunto, e é um trabalho para nós os dois."

brendan de clercq sony alpha 7RM3 retrato de uma senhora com a mão no queixo

© Brendan de Clercq | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/250s @ f/2.8, ISO 100

Então, como é que Brendan consegue criar uma ligação com o seu assunto em tão pouco tempo? Bem, diz Brendan, é uma questão de lhes pedir para olharem para a lente e tentarem encontrar-se dentro dela. "Isto é muito importante," conta-nos, "porque transmite algo muito diferente de quando alguém está apenas a olhar para a câmara. Eles parecem mais concentrados, como se estivessem a conversar. Desta forma, consegue a ligação que cria a fotografia."

brendan de clercq sony alpha 7RM3 retrato de um homem com barba e uma camisola de gola alta preta vestida

© Brendan de Clercq | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/2.8, ISO 100

Com um minuto a passar rapidamente, Brendan precisava de saber que a sua α7R III iria capturar perfeitamente as ligações que havia criado rapidamente. O mais importante? "Nitidez," refere. "Com a AF de olhos automático da Sony, sei que não tenho de me preocupar com a focagem nos olhos. Está sempre bem focado, mesmo quando a abertura está bem aberta. Antes da AF de olhos, havia sempre o risco de, naquele momento especial, a nitidez estar na pálpebra ou na sobrancelha, pelo que existia a preocupação se realmente estávamos no controlo."

brendan de clercq sony alpha 7RM3 retrato de um homem de barba comprida com um boné de beisebol

© Brendan de Clercq | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/2.8, ISO 100

E agora? "Sei que posso trabalhar com o assunto," diz Brendan, "e manter contacto com eles. Sei que nunca tenho de me preocupar com a câmara; é apenas uma extensão da minha mente criativa. Isto é o mais importante, especialmente quando tenho apenas um minuto para tirar uma fotografia. E, novamente, volto a referir a confiança, confio na minha câmara. É por isso que trabalho com a α7R III, porque a tecnologia me permite fazer o que faço."

brendan de clercq sony alpha 7RM3 fotografia sombria de um homem de cabelos escuros a olhar atentamente para a câmara

© Brendan de Clercq | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/200s @ f/1.4, ISO 100

Ao trabalhar tão rapidamente e com uma configuração de flash simples, Brendan também utilizou as funções TTL da α7R III, que adicionou à sua forma habitual de trabalhar. "Sou antiquado," explica, "no estúdio adoro trabalhar com um medidor de luz. Porém, quando não tenho esse tempo, o TTL ajuda-me muito. A primeira fotografia foi sempre TTL, depois mudei as definições para Manual, alcançando o controlo total. Para mim, é uma espécie de sessão fotográfica híbrida que me oferece um ótimo ponto de partida, a partir do qual posso levar a fotografia mais longe."

brendan de clercq sony alpha 7RM3 retrato de um homem de cabelos brancos com um rosto amigável

© Brendan de Clercq | Sony α7R III + FE 85mm f/1.4 GM | 1/200s @ f/1.4, ISO 100

A troca de confiança final é com o espectador, diz Brendan, porque lhes pede para comprarem e seguirem uma série de imagens que podem ter sido fotografadas a muitos quilómetros e há meses atrás. Num projeto como os seus retratos de um minuto, o sucesso foi proveniente da consistência nas cenas.

"Foi um desafio," admite, "conseguir iluminação, enquadramento e focagem uniformes em vários locais e objetos, mas utilizar uma configuração consistente do flash e fotografar na FE 85mm f/1.4 GM ajudou bastante. Adorei fotografar estas imagens com a 85mm completamente aberta e, para ser sincero, essa lente arrepia-me sempre. É fantástica para retratos, sendo apenas mais um motivo pelo qual posso confiar no meu equipamento para trabalhar." 

Produtos incluídos

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL85F14GM

FE 85mm F1.4 GM

SEL85F14GM

Artigos relacionados

Brendan de Clercq
Alpha Universe

Brendan de Clercq

Holanda

"Um dia farei o retrato perfeito. Um retrato com o máximo de emoção. É isso que me faz subir a fasquia da minha fotografia todos os dias."

Ver perfil

x