Qualquer pessoa que siga Ilhan Eroglu no Instagram está habituada a ver paisagens espetaculares e imagens de viagens de todos os cantos do mundo. Ilhan costuma viajar com a sua Sony α7R III de confiança, mas, nos últimos meses, também tem utilizado a α6600. Nas viagens pela Europa, Ilhan levou a α6600 ao extremo para ver do que a câmara era capaz e as imagens resultantes são fantásticas.
De acordo com Ilhan, a diferença mais notável entre a α6600 e a α7R III é o tamanho. A α6600 por si só pesa apenas 503 g, mas o Ilhan colocou a câmara com apenas duas lentes de zoom de montagem tipo E para lhe dar uma cobertura completa, sem ter de transportar uma mala cheia de lentes.
"Levei as lentes E 16-55 mm f/2.8 G e E 70-350 mm f/4.5-6.3 G OSS," diz Ilhan. E continua, "elas cobrem um grande alcance e permitem que esteja preparado para uma série de cenários diferentes. Com a α7R III, tenho normalmente quatro lentes que abrangem esta gama focal, por isso, ao utilizar a α6600, o kit é muito mais leve. Como fotógrafo, gosto de caminhar e procurar ângulos diferentes, mas quando tenho uma mala cheia de câmaras, lentes e tripés, é muito pesado e rapidamente se torna cansativo".
A α6600 e as duas lentes de zoom mudaram tudo isso. Ilhan tinha uma das lentes montada na câmara e a outra, literalmente, no bolso do casaco: "Podia andar o dia todo sem sentir que tinha uma câmara comigo. Sem dúvida que aliviou o fardo que normalmente enfrento"!
Embora as lentes da Sony sejam designadas com a montagem tipo E e FE para os respetivos sensores APS-C e Full Frame, a montagem tipo E por si só é idêntica independentemente da câmara sem espelho da Sony utilizada. Isto dá aos fotógrafos a possibilidade de utilizar as lentes Full Frame na α6600 e permite que o Ilhan seja mais flexível com o seu kit enquanto viaja.
Ilhan explica: "em Veneza, até utilizei a nova lente FE 20 mm f/1.8 G na α6600. Oferecia-me a distância focal equivalente de 30 mm e, em termos de nitidez, deu-me exatamente o mesmo desempenho que via na α7R III".
Uma das imagens mais desafiantes que Ilhan fotografou com a câmara foi na sua terra natal, a Turquia, nas ruas habitualmente movimentadas da capital, Istambul.
"Queria capturar a lua enquanto subia pela cidade", explica Ilhan, "tive de utilizar a lente de 70-350 mm na sua distância focal mais extrema de 350 mm e ajustar a abertura para a sua definição máxima de f/6.3. Estava uma noite bastante ventosa, o que dificultou manter a câmara imóvel e minimizar a vibração, em particular, quando se fotografa a uma distância focal equivalente a 525 mm. No entanto, como se pode ver, consegui obter uma imagem muito nítida e viva, pelo que fiquei muito satisfeito com o desempenho da câmara e da lente".
"Vejo o mundo como uma tela gigante. Em cada país que visito, pinto as minhas imagens através da fotografia"