A velocidade da luz

Frederic Schlosser

"Porque comecei a fotografar automóveis?", ri-se Frederic Schlosser quando lhe perguntamos. "Para ser franco, comecei porque pensava que ao fotografar, por exemplo, um Lamborghini teria a oportunidade de me sentar ao volante de um! Tudo começou a partir daí."

frederic-schlosser-sony-alpha-7RM2

© Frederic Schlosser | Sony α7R II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/20s @ f/8.0, ISO 320

Embora também fotografe automóveis em cenários mais tradicionais, o estilo que tornou Frederic conhecido, como diz, "tem tudo a ver com o estado de espírito. Faço muito trabalho comercial para clientes que querem ver o produto no resultado final, mas o que me inspira realmente, e o que os clientes desejam atualmente, é atmosfera. Numa fotografia de um automóvel perfeita, o automóvel não ocupa o centro da imagem, apenas parte da cena. É uma forma de mostrar um estilo de vida que queremos ter. Os automóveis foram feitos para serem conduzidos e apreciados. Se estiverem parados, não são nada entusiasmantes.

"Captar um estado de espírito exige um trabalho rápido e saber aproveitar a luz e as condições meteorológicas existentes, por isso, Frederic passou a confiar nas estruturas pequenas, leves, resistentes e poderosas das suas Sony Alpha, com a combinação da Alpha 7R, 7R II e 7R III. "Para muito do trabalho comercial, utilizava uma câmara de grande formato e mudar para o kit Alpha ajudou-me a trabalhar de forma mais reativa e expressiva," explica.

frederic-schlosser-sony-alpha-7RM2

© Frederic Schlosser | Sony α7R + 24-70mm f/2.8 ZA SSM | 1/400s @ f/5.6, ISO 320

"Com uma câmara lenta", continua Frederic, "passará muito tempo a prepará-la e perde o momento certo. Não permite fotografar por impulso. Voltei de uma sessão em Barcelona e, num dos locais, tivemos duas horas com uma luz excelente e tivemos de tirar 10 fotografias. Mas as estruturas da Alpha oferecem todas as funcionalidades que permitem tirar fotografias excelentes num instante. São preparadas rapidamente e o AF é perfeito. A gama dinâmica permite obter detalhe de fotografias que não conseguiria anteriormente e a resolução dá opções desde recortes de seleção a grandes ampliações. Todas estas funcionalidades permitem obter momentos "aleatórios" que nunca conseguiria antes. Esta câmara dá-nos opções extraordinárias."

Estes momentos "aleatórios" são um dos aspetos que Frederic passou a apreciar mais na sua fotografia e afirma que a "imperfeição é, na realidade, perfeição". Quando comecei, tudo tinha de estar perfeito, tudo era planeado. Queria iluminar todos os elementos, utilizava um tripé… Agora, este realismo parece-me melhor e o mesmo se aplica aos locais." 

frederic-schlosser-sony-alpha-7RM2

© Frederic Schlosser | Sony α7R II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/1600s @ f/2.8, ISO 200

Um bom exemplo pode ser visto num dos conjuntos de fotografias favoritos de Frederic, em que um BMW M2 azul faz drifting por baixo de uma ponte de Los Angeles. "Estava em LA em trabalho, tenho um amigo que tem este carro e fizemos esta sessão na ponte em menos duas horas, por diversão. No local, havia muito contraste, o que permite que o espectador detete o carro entre as formas e sombras e o veja a ser conduzido com prazer pelo condutor."

frederic-schlosser-sony-alpha-7RM2

© Frederic Schlosser | Sony α7R II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/800s @ f/5.6, ISO 800

Outro conjunto de imagens inclui uma fotografia de um BMW i8 à noite, à chuva. As gotas desfocadas cobrem a lente e atravessam as linhas definidas do carro, mas são importantíssimas para criar a atmosfera de uma viagem noturna numa tempestade. "As pessoas pensam que as gotas da chuva foram feitas com Photoshop, mas são reais e toda a luz vem dos carros atrás de nós, que pensavam que estávamos parados num semáforo! Foi um pouco stressante, mas muito divertido."

frederic-schlosser-sony-alpha-7R

© Frederic Schlosser | Sony α7R + 24-70mm f/2.8 ZA SSM | 10s @ f/10, ISO 160

Frederic considera a série α7R vital para captar imagens como esta. "Numa situação como a do BMW i8 na ponte, não quero preocupar-me com os riscos para a câmara devido à chuva, só quero pensar na fotografia. A câmara tem de funcionar e com o isolamento contra intempéries da Alpha, nunca tive problemas.”

frederic-schlosser-sony-alpha-7RM3

© Frederic Schlosser | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/100s @ f/3.2, ISO 320

Outro dos seus conjuntos de imagens favoritos inclui um Mercedes-Benz EQC voltado para um nascer do sol na costa da Suécia. Também aqui, o estado de espírito da imagem adequa-se perfeitamente à campanha. "Este foi o primeiro automóvel totalmente elétrico da Mercedes e o slogan era «o amanhecer de uma nova era». Por isso, fotografámos contra a luz e contra o relógio para conseguir esta atmosfera. 10 ou 15 minutos com a luz perfeita e quando assim é, não podemos perder tempo a pensar na câmara. Mas com a série Alpha 7R nenhum momento se perde e funciona em todas as situações."

Produtos incluídos
ILCE-7R
α7R

ILCE-7R

Sony α7R II
α7R II

ILCE-7RM2

Sony α7R III
α7R III

ILCE-7RM3

FE 24-70mm f/2.8 GM
FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

24-70mm f/2.8 ZA SSM
Vario-Sonnar® T* 24-70 mm F2.8 ZA SSM II

SAL2470Z2

Artigos relacionados
Frederic Schlosser
alpha universe

Frederic Schlosser

Alemanha

"Atraído pelo momento perfeito"

Ver perfil


x