O poder da emoção na fotografia macro

Petar Sabol

A fotografia macro e de vida selvagem tem um cariz técnico, mas sem emoção, a técnica não serve de nada. O enquadramento pode estar preenchido, mas a fotografia continua a estar... vazia. O fotógrafo de natureza premiado Petar Sabor ilustra magnificamente esta associação. As suas imagens são tão tecnicamente perfeitas como visualmente emocionantes, transcendendo a ciência e fascinando.

"Existem muitos aspetos que têm de funcionar e tudo pode ser um problema, por exemplo, a luz, a velocidade do obturador, a focagem, a profundidade de campo ou a captação macro que, em particular, é muito técnica. Depois, há o ambiente, uma vez que o objeto pode voar ou o vento pode mover um caule. No entanto, temos de superar isso tudo e deixar a visão artística emergir. Constato que isso acontece quando estou relaxado, em harmonia com o objeto. Então, conseguimos transmitir essa sensação à imagem, a expressão artística. No entanto, não sou perfeito, nem consigo alcançar sempre isto."

Petar menciona uma imagem incrível que fotografou de um guarda-rios a mergulhar. Não foi uma questão de sorte, envolveu esforços. Aquela oportunidade de uma fração de segundo foi o resultado de meses de esforço.

Diapositivo de Petar Sabol 1
© Petar Sabol | Sony α77 + 135 mm f/1.8 | 1/2000s @ f/7.1, ISO 400

 “Depois de tirar esta fotografia, estava literalmente aos gritos! Foi um momento fantástico. O culminar de um longo processo. Familiarizei-me com o guarda-rios e fotografei-o muitas vezes pousado nos ramos antes de me surgir a ideia de fazer algo diferente: como é que seria o seu aspeto visto debaixo de água? Dispunha da velocidade mais rápida na altura, 12 fotogramas por segundo, logo, era suficiente para captar o momento. E este é apenas um de muitos fotogramas. Agora temos a α9 com 20 fps. É a velocidade que a Sony nos está a oferecer para captar o momento.”

Com uma bolsa subaquática, Petar submergiu a câmara a cerca de 50 cm abaixo da superfície, uma profundidade suficiente para se sentir a imersão no rio, mas sem prejudicar a intensidade da luz. Além disso, tinha de fotografar num dia de sol, de forma a reproduzir as cores naturais vibrantes.

"Tudo é manual na fotografia do guarda-rios: a focagem, a velocidade do obturador, a abertura e a composição foi feita no local em que esperava que mergulhasse. Tinha espalhado comida de peixe para atrair como presa. Em seguida, foi um processo de tentativa e erro. Não podemos mover a câmara, apenas reagir ao objeto. Não vemos o que está a ser captado. No entanto, a minha paixão obrigava-me a persistir e tinha uma visão do que podia fazer. Houve momentos de frustração. Por vezes, estava perfeitamente focado, mas ligeiramente desenquadrado, outras vezes, estava perfeitamente enquadrado, mas desfocado. Tive de ser persistente!"

Petar Sabol

© Petar Sabol | Sony α77 + 100 mm f/2.8 Macro | 1/8 s @ f/13, ISO 100

A devoção à luz é uma constante em todo o trabalho de Petar. A luz cria o mundo natural, como tal, tem um papel extremamente importante ao fotografá-lo. As suas imagens estão repletas de luz, ao captar pequenos detalhes de insetos e de pássaros, ao adicionar um efeito dramático e ao dar um brilho realista à cena e aos objetos. Fotografa, predominantemente, ao início da manhã ou ao pôr do sol, ao compor a fotografia contra o sol, ao extrair os detalhes das sombras, se necessário, bem como das cores vivas que estas estruturas full-frame produzem. 

O seu trabalho tem um estilo marcante que consiste em utilizar raios de luz, que aparentam projetar os objetos. É um visual que encontrou através da experimentação e que denomina de "felicidade fotónica". O efeito é alcançado ao utilizar um filtro de "formação estelar" padrão, mas não da forma habitual. 

Petar Sabol
© Petar Sabol | Sony α77 + 100mm f/2.8 Macro | 1/8s @ f/11, ISO 50

"Costumava utilizar muito estes filtros para realçar determinados pormenores, especialmente quando os animais estavam retroiluminados e cobertos de orvalho matinal. Depois, na composição, descobri que a partir de um ângulo na rotação e com o sol de lado, conseguia obter este extraordinário feixe de luz a partir do canto do fotograma. Era um efeito muito belo e que me interessou bastante. As pessoas podem pensar que é resultado de Photoshop ou de um filtro, mas é tudo feito com o hardware."

Experimentação, dedicação. Uma combinação perfeita. Petar passa muito tempo na natureza selvagem a estudar os seus objetos e isso oferece-lhe uma vantagem clara. As suas imagens revelam a abordagem estudada do trabalho de estúdio, mas são todas captadas no terreno.

“Tudo se resume a estar em sintonia com a natureza e conhecer os objetos. Quando estou a explorar numa floresta, registo a localização dos objetos na noite anterior. Observo o seu comportamento quando estão ativos e, à medida que o sol se põe, acabam por acalmar e pousam para dormir. Marco o local onde dormem para o poder encontrar na manhã seguinte, quando ainda estão sonolentos e antes de o sol os aquecer. É mais fácil e mais viável fotografar desta forma. Antes de o sol nascer, já estou no terreno pronto para fotografar, daí não querer desperdiçar esse tempo.” 

Petar Sabol

© Petar Sabol | Sony α99 + 100 mm f/2.8 Macro | 1/30 s @ f/5.6, ISO 100

Encontrar objetos neste tipo de situação permite também aplicar facilmente técnicas macro, como o empilhamento de focagem, enquanto a ausência de movimento facilita a mudança de focagem para captar o animal completo. Até recentemente, Petar fazia-o de forma manual, mas passou a utilizar um trilho de focagem eletrónica com as suas lentes de montagem. Utiliza o empilhamento quando as condições são adequadas, mas tira sempre algumas fotografias com aberturas mais reduzidas e estuda cuidadosamente o posicionamento, fotografando o objeto de lado para obter o máximo de área focada.

Petar Sabol
© Petar Sabol | Sony α99 + 100 mm f/2.8 Macro | 1/30 s @ f/5.6, ISO 100

"Além do empilhamento, encontrei imensas vantagens relacionadas com a utilização das câmaras novas para o meu trabalho em macro. Os ecrãs totalmente articulados são altamente ajustáveis para fotografar no terreno. Além disso, os EVFs são incríveis, uma vez que pode sempre ver como a imagem vai ficar mesmo antes de fotografar e as alterações à exposição e ao equilíbrio de brancos são todas perfeitamente nítidas. É incrível poder trabalhar dessa forma porque obtemos a fotografia sem pensarmos no que é necessário ajustar após a captação. A função de focagem Peaking também é muito útil, uma vez que me ajuda a focar na perfeição todos os elementos na imagem. Agora, as DSLRs normais parecem uma tecnologia antiga e as diferenças serão ainda mais pronunciadas no futuro."

 Produtos em destaque neste artigo 

SLT-A99V

Câmara α99 SLR digital 35mm

ILCA-99M2

α99 II com sensor de imagem full-frame retroiluminado

SAL100M28

Macro 100mm F2.8

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Tento sempre tirar as melhores fotografias, independentemente do tempo ou esforço necessários. Todos os ingredientes têm de estar presentes: luz, composição, momento, história e perfeição técnica. Dessa forma, tento sempre ultrapassar os limites e desfrutar do processo de criação.

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