Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
A mais recente lente G Master: 12-24mm f/2.8 GM 

Albert Dros e Michael Schaake 

Prosseguindo a sua expansão de lentes G Master, a Sony introduziu a FE 12-24mm f/2.8 G Master, a lente de zoom* de abertura f/2.8 com o maior ângulo do mundo.

 

sony fe 12-24mm F28 G Master Zoom

O novo design inclui três elementos XA (Extreme Aspherical) para uma fantástica resolução, e dois elementos super ED e três elementos de vidro ED para oferecer elevada resolução canto-a-canto e um belo bokeh. Quatro motores XD Linear (Extreme Dynamic) proporcionam uma focagem mais rápida e precisa do que as lentes convencionais para fotografia e videografia.

Os aclamados fotógrafos de paisagem e Embaixadores de Imagem Sony Michael Schaake e Albert Dros experimentaram a lente antes do lançamento e partilham as suas opiniões connosco.

Albert Dros

"As condições nos Países Baixos eram as ideais, permitindo-me experimentar a lente em várias condições e cenários diferentes. Peguei na minha fiel Alpha 7R IV e comecei a explorar."

"Comecei nesta localidade pitoresca de Amesterdão, totalmente vazia e fechada devido à Covid, e este é um excelente exemplo do melhor da 12mm. A nitidez desta lente, especialmente nas extremidades, é incrível."

sony fe 12-24mm F28 G Master Zoom

© Albert Dros | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 4s @ f/8.0, ISO 200

"Visitei o belo edifício da câmara municipal de Nieuwegein. É um edifício muito moderno, por dentro e por fora e achei que seria o modelo perfeito para fotografias grande angular. Uma função que considero útil nestas situações é o ecrã rebatível para fora na minha Alpha 7R IV. Por vezes, vagueio enquanto olho para o ecrã, apontando e rodando a câmara até encontrar uma composição que me agrada."

albert dros sony alpha 7RM4 exterior da câmara municipal de nieuwegein

© Albert Dros | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/320s @ f/10.0, ISO 100

albert dros sony alpha 7RM4 interior da câmara municipal de nieuwegein

© Albert Dros | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/30s @ f/11.0, ISO 100

"Com uma previsão de tempestade, fui até ao campo, esperando captar céus dramáticos. Para esta fotografia do moinho, tirei uma panorâmica (manual) rápida. A nuvem da tempestade que se avizinhava reflete perfeitamente o pequeno ribeiro em primeiro plano. O que mais gosto nesta fotografia é o facto de parecer uma perspetiva olho de peixe devido ao panorama."

albert dros sony alpha 7RM4 vista panorâmica de moinho nos países baixos com fundo de céu de tempestade dramático

© Albert Dros | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/50s @ f/5.6, ISO 320

"Depois da tempestade, tirei esta fotografia de um campo de papoilas ao pôr do sol." 

albert dros sony alpha 7RM4 campo de papoilas nos países baixos após tempestade de chuva

© Albert Dros | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/13s @ f/11.0, ISO 200

"Também houve manhãs belíssimas e consegui levantar-me às 3 da amanhã para me dirigir à floresta, um dos meus locais favoritos para fotografar. Costumo utilizar uma lente muito mais comprida nestas situações, mas queria experimentar a 12-24mm e obrigar-me a usá-la proporcionou resultados interessantes." 

albert dros sony alpha 7RM4 luz do sol rompe entre as árvores numa floresta dos países baixos

© Albert Dros | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 0.6s @ f/11.0, ISO 100

Utilizo por vezes uma técnica chamada "empilhamento de focagem", em que me aproximo muito de um objeto e utilizo várias imagens com diferentes pontos de focagem para focar toda a imagem, de trás para a frente. Esta fotografia foi uma combinação de três imagens captadas a f/22 e consegui obter uma nitidez perfeita em todo o enquadramento.  

albert dros sony alpha 7RM4 árvore caída coberta de musgo em floresta dos países baixos

© Albert Dros | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 2.5s @ f/22, ISO 100

"Igualmente importante foi poder fotografar paisagens de estrelas. Fotografar a via láctea nos Países Baixos é quase impossível devido à grande poluição luminosa, mas existem locais onde esta poluição ainda é relativamente baixa em comparação com o resto do país.

"O maior desafio, no entanto, foi ter escolhido o dia mais longo do ano, em que não há sequer escuridão pura!"

albert dros sony alpha 7RM4 via láctea visível no céu de amesterdão com árvore morta em primeiro plano

© Albert Dros | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 20s @ f/2.8, ISO 3200

"Esta fotografia foi tirada com grande angular a f/2.8 e fiquei particularmente impressionado com a nitidez das estrelas. Um aspeto que devo referir é que o brilho vermelho-laranja que se vê no horizonte não é da luz do sol, mas sim da poluição luminosa da cidade."

"Em resumo, aqui ficam as minhas primeiras impressões:"

•  Sou um grande fã da 12-24mm f/4 G, mas o ponto extra faz uma grande diferença, especialmente em paisagens de estrelas.
•  Baixa distorção mesmo a 12mm. Não utilizei perfis de correção nas imagens, pois ainda não estão disponíveis!
•  Peso e tamanho reduzidos, tendo em conta a distância focal e a abertura.
•  Proporciona ótimos efeitos para fotografias do sol.

 

albert dros sony alpha 7RM3 sony FE1224GM junto à sony FE 1224G para comparação

Como vê, a versão f/2.8 não é muito maior do que a versão f/4

Michael Schaake

"Tive a oportunidade de experimentar a nova lente 12-24mm f/2.8 G Master durante alguns dias e fiquei logo impressionado com a sólida qualidade de construção. Com um peso de 847 gramas, não se pode dizer que seja leve, mas é bem conjugada com a Alpha 7R IV na mão, e possui um elemento de lente frontal grande e curvo que não esperava!

"O elemento frontal grande dificulta a utilização de filtros (embora exista a opção de usar filtros traseiros tipo gelatina),mas não vi sinais de brilho ou efeito fantasma, o que revela a grande qualidade do revestimento que a Sony concebeu especificamente para esta lente.

  

"Esta imagem apresenta uma cena muito contrastante, captada diretamente contra o sol. Vemos um sol pequenino na água e não se vê brilho."

michael schaake sony alpha 7RM4 vista de grande angular de lago com o sol visível através de nuvens de tempestade dramáticas

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/1250s @ f/8.0, ISO 100

"Fotografei com diferentes aberturas, entre f/2.8 e f/22 e apenas notei uma ligeira redução de nitidez a partir de f/18, o que seria de esperar. Com a grande abertura de f/2.8, a nitidez era perfeita e não hesitaria em usá-la em condições de pouca luz." 

michael schaake sony alpha 7RM4 imagem a preto e branco de árvore solitária com fundo de céu limpo e nuvens fofas

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/1250s @ f/2.8, ISO 100

"Nesta fotografia, quis utilizar uma exposição longa para suavizar a água e, porque não podia utilizar um filtro ND, tive de fotografar a f/22 (o que costumo evitar), mas a nitidez é excelente." 

michael schaake sony alpha 7RM4 rio rápido que embate nas rochas captado em câmara lenta

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1s @ f/22, ISO 50

"A minha lente principal para fotografia de paisagem é a FE 16-35mm f/4 ZA OSS, com a qual estou muito satisfeito, mas a distância focal de grande angular alargada proporcionou-me uma nova perspetiva que me agradou muito."

 

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1s @ f/22, ISO 50

michael schaake sony alpha 7RM4 caminho de floresta conduz a campo com céu dramático

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/1250s @ f/2.8, ISO 100

"Em geral, fiquei extremamente impressionado com esta lente e posso dizer que a sua gama de distância focal inspirou as cenas que fotografei."

*Comparada com as lentes de zoom f/2.8 constantes intercambiáveis para câmaras digitais full-frame. A julho de 2020. 

Produtos incluídos
ILCE-7RM4
α7R IV

ILCE-7RM4

SEL1224GM
FE 12-24mm F2.8 GM

SEL1224GM

Artigos relacionados


x