Prosseguindo a sua expansão de lentes G Master, a Sony introduziu a FE 12-24mm f/2.8 G Master, a lente de zoom* de abertura f/2.8 com o maior ângulo do mundo.
O design totalmente novo possui três elementos XA (extremamente asféricos) para uma resolução impressionante, bem como dois elementos de vidro super ED e três elementos de vidro super ED que proporcionam uma elevada resolução de um canto ao outro e um belo bokeh. Quatro motores XD (Dinâmicos extremos) Lineares proporcionam uma focagem mais rápida e precisa do que as lentes convencionais, tanto para fotografia como videografia. Os aclamados fotógrafos paisagísticos e Embaixadores de Imagem da Sony Michael Schaake e Albert Dros tiveram a amabilidade de experimentar a lente antes do seu lançamento e partilharam a sua opinião connosco. Albert Dros “As condições nos Países Baixos eram ideais, o que me permitiu experimentar a lente em várias condições e cenários diferentes. Peguei na minha fiel Alpha 7R IV e fui explorar.”
Comecei nesta localidade pitoresca de Amesterdão, totalmente vazia e fechada devido à Covid, e este é um excelente exemplo do melhor da 12mm. A nitidez desta lente, especialmente nas extremidades, é incrível.
“Visitei o belo edifício da câmara municipal de Nieuwegein. É um edifício muito moderno, por dentro e por fora e achei que seria o modelo perfeito para fotografias grande angular. Uma função que considero útil nestas situações é o ecrã rebatível para fora na minha Alpha 7R IV. Por vezes, vagueio enquanto olho para o ecrã, apontando e rodando a câmara até encontrar uma composição que me agrada.”
“Com uma previsão de tempestade, fui até ao campo, esperando captar céus dramáticos. Para esta fotografia do moinho, tirei uma panorâmica (manual) rápida. A nuvem da tempestade que se avizinhava reflete perfeitamente o pequeno ribeiro em primeiro plano. O que mais gosto nesta fotografia é o facto de parecer uma perspetiva olho de peixe devido ao panorama.”
“Depois da tempestade, tirei esta fotografia de um campo de papoilas ao pôr do sol.”
“Também houve manhãs belíssimas e consegui levantar-me às 3 da amanhã para me dirigir à floresta, um dos meus locais favoritos para fotografar. Costumo utilizar uma lente muito mais comprida nestas situações, mas queria experimentar a 12-24mm e obrigar-me a usá-la proporcionou resultados interessantes.”
Utilizo por vezes uma técnica chamada "empilhamento de focagem", em que me aproximo muito de um objeto e utilizo várias imagens com diferentes pontos de focagem para focar toda a imagem, de trás para a frente. Esta fotografia foi uma combinação de três imagens captadas a f/22 e consegui obter uma nitidez perfeita em todo o enquadramento.
“Igualmente importante foi poder fotografar paisagens de estrelas. Fotografar a via láctea nos Países Baixos é quase impossível devido à grande poluição luminosa, mas existem locais onde esta poluição ainda é relativamente baixa em comparação com o resto do país.
“O maior desafio, no entanto, foi ter escolhido o dia mais longo do ano, em que não há sequer escuridão pura!”
"Esta fotografia foi tirada com grande angular a f/2.8 e fiquei particularmente impressionado com a nitidez das estrelas. Um aspeto que devo referir é que o brilho vermelho-laranja que se vê no horizonte não é da luz do sol, mas sim da poluição luminosa da cidade."
Resumidamente, a minha opinião inicial é esta:
Como vê, a versão f/2.8 não é muito maior do que a versão f/4
“Tive a oportunidade de experimentar a nova lente 12-24mm f/2.8 G Master durante alguns dias e fiquei logo impressionado com a sólida qualidade de construção. Com um peso de 847 gramas, não se pode dizer que seja leve, mas é bem conjugada com a Alpha 7R IV na mão, e possui um elemento de lente frontal grande e curvo que não esperava!
“O elemento frontal grande dificulta a utilização de filtros (embora exista a opção de usar filtros traseiros tipo gelatina),mas não vi sinais de brilho ou efeito fantasma, o que revela a grande qualidade do revestimento que a Sony concebeu especificamente para esta lente.”
Esta imagem apresenta uma cena muito contrastante, captada diretamente contra o sol. Vemos um sol pequenino na água e não se vê brilho.
“Fotografei com diferentes aberturas, entre f/2.8 e f/22 e apenas notei uma ligeira redução de nitidez a partir de f/18, o que seria de esperar. Com a grande abertura de f/2.8, a nitidez era perfeita e não hesitaria em usá-la em condições de pouca luz.”
“Nesta fotografia, quis utilizar uma exposição longa para suavizar a água e, porque não podia utilizar um filtro ND, tive de fotografar a f/22 (o que costumo evitar), mas a nitidez é excelente.”
“A minha lente principal para fotografia de paisagem é a FE 16-35mm f/4 ZA OSS, com a qual estou muito satisfeito, mas a distância focal de grande angular alargada proporcionou-me uma nova perspetiva que me agradou muito.”
“No geral, estou extremamente impressionado com esta lente e o alcance da sua distância focal inspirou certamente a minha criatividade nas cenas que fotografei.” *Em comparação com as lentes de zoom f/2.8 constante intercambiáveis para câmaras digitais full-frame. A julho de 2020.
"Sou obcecado pela fotografia perfeita"
“Desfrutar do momento e contemplar a beleza dramática da natureza pode ser uma experiência inspiradora e muito pessoal. Ao partilhar as minhas imagens, espero transportar as outras pessoas comigo nesta viagem."