grupo de pessoas num automóvel à noite

Horizonte infinito

Alexandru Don

Enquanto realizador, sempre acreditei que uma lente é tão importante como a própria câmara. Afinal de contas, é a lente que capta a luz e forma a imagem, dando-nos a oportunidade de contar uma história através das nossas imagens. Para mim, não há nada mais importante do que ter uma lente versátil, que possa adaptar-se a uma grande variedade de situações e me ajude a captar a essência de uma cena.

Assim que peguei na lente Sony FE 20-70mm f/4 G, fiquei impressionado com o seu tamanho e peso. Tem o equilíbrio perfeito entre compacidade e durabilidade, permitindo um fácil manuseamento e utilização confortável durante longos períodos de tempo. Mas há mais para além da ergonomia: a qualidade da própria lente é fabulosa. A nitidez e a qualidade de imagem surpreenderam-me, pois cada imagem captada era extremamente nítida e cheia de detalhes.

Em termos de desempenho, a lente era fantástica de utilizar. A focagem automática era extremamente rápida e precisa, com uma deteção perfeita. Mesmo em condições de luz desafiantes, a lente tem um ótimo desempenho. Quem for fã de AF de olhos ficará contente por saber que esta lente também proporciona resultados impressionantes nesse aspeto.

Outra funcionalidade de destaque da lente é a supressão da mudança de distância focal. Praticamente nem notei alterações na imagem à medida que a lente focava, o que é um aspeto muito positivo. E o anel de abertura manual permite uma fácil utilização, oferecendo ainda mais controlo sobre o meu fluxo de trabalho.

alexandru don com uma sony fx6 com a sel2070g instalada

No entanto, talvez a característica mais impressionante desta lente (e das lentes da Sony em geral) seja o facto de se integrar na perfeição com as minhas câmaras. Nunca tive de me preocupar com questões de compatibilidade ou perda de funcionalidade, porque tudo funciona em conjunto na perfeição. É menos uma preocupação quando me foco para obter a imagem perfeita.

Recentemente, tive a oportunidade de utilizar a nova FE 20-70mm f/4 G num vídeo musical e num anúncio de desportos radicais, e devo dizer que não me dececionei. Primeiro, na imagem do vídeo musical com as minhas câmaras Sony FX6 e FX3, a lente mostrou ter muita versatilidade. A vasta gama permitiu-me alternar facilmente entre grandes planos e imagens de paisagens amplas, tendo uma qualidade de imagem consistentemente deslumbrante. A lente portou-se lindamente em várias condições de luz, desde as imagens em interiores com pouca luz até às cenas exteriores com muita luminosidade.

Contudo, o verdadeiro teste desta lente foi no anúncio de desportos radicais, em que a captação de imagens foi feita em condições de muito frio. Não só a lente teve um desempenho impecável em condições climáticas adversas, como a gama de distância focal foi revolucionária para mim. Pude utilizar a mesma lente tanto para imagens supergrandes como para grandes planos com zoom, o que me poupou muito tempo nas definições. Juntamente com um estabilizador, a lente fez um brilharete: as imagens suaves e estáveis captadas eram realmente impressionantes.

E, até num dia soalheiro e luminoso com luz solar intensa, a lente conseguiu produzir ótimos resultados. Os destaques e tons de pele foram reproduzidos na perfeição, com uma excelente qualidade de imagem geral.

Em suma, a lente FE 20-70mm f/4 G é uma verdadeira joia. Quer esteja a fazer um vídeo musical, um anúncio de desportos radicais ou apenas a captar momentos do quotidiano, os resultados são sempre deslumbrantes. A vasta gama de distâncias focais, a excelente qualidade de imagem e o desempenho fiável levam-me a colocá-la sempre na mala da minha câmara. Recomendo vivamente a quem precisar de uma nova lente que experimente esta, que não deverá desiludir-se.

sony fx3 com microfone e lente sel2070g instalada

20-70mm f/4 G vs. 24-70mm f/2.8 GM

Quando se trata de escolher uma lente, é necessário considerar muitos fatores: distância focal, abertura, qualidade de imagem e muito mais. E é normal ficar-se indeciso entre a Sony 24-70mm f/2.8 GM e a 20-70mm f/4 G. Ambas as lentes são perfeitas para fotógrafos e realizadores, mas qual é a melhor escolha para si?

Pessoalmente, tive o prazer de utilizar ambas as lentes e consegui valorizar os pontos fortes únicos de cada uma. A 24-70 GM é uma lente de desempenho clássico, com uma gama focal ampla e uma abertura brilhante que faz desta uma escolha popular para várias situações. Não obstante, para mim, a 20-70mm tem algumas vantagens importantes que a tornam a minha preferida.

alexandru don com uma sony a7sm3 com a sel2070g instalada

Antes de mais, a 20-70mm é significativamente mais leve e mais compacta do que a 24-70mm. Pode não parecer importante, mas quanto transportamos o equipamento todo o dia, cada grama conta. Com dimensões menores e menos peso, o manuseamento é muito mais fácil e o conforto de utilização é maior durante longos períodos de tempo.

No entanto, a diferença de tamanho não é a única vantagem da 20-70mm; a qualidade de imagem também é excelente. A lente proporciona imagens nítidas e detalhadas com um excelente tratamento das cores, sendo a focagem automática rápida e precisa. Para além disso, a lente dispõe de várias tecnologias avançadas, como a supressão da mudança de distância focal e a ótica avançada, que ajudam a produzir belas imagens cinematográficas.

Para concluir, embora a Sony 24-70mm e a 20-70mm sejam lentes excelentes, pessoalmente, prefiro a última. O seu tamanho compacto, a excelente qualidade de imagem e as tecnologias avançadas fazem desta uma escolha de destaque tanto para fotógrafos como para realizadores.

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito