gustav kiburg sony alpha 7RM4 paisagem e moinho com neblina da manhã

Teste do adaptador de lente LA-EA5

Gustav Kiburg

O Sony LE-EA5 é um novo adaptador, concebido para maximizar a utilização de lentes de montagem tipo A nas recentes estruturas de montagem tipo E, para uma focagem automática rápida e precisa e captação contínua de alta velocidade. Graças ao motor incorporado, permite a focagem automática também com as lentes de montagem tipo A sem motor, beneficiando da deteção de fases de plano focal da câmara. Tudo isto num design cilíndrico compacto e elegante.

adaptador de lente sony le ea5

“Utilizo câmaras Sony há muito tempo, mas mudei para estruturas de montagem tipo E há alguns anos e a minha Alpha 99 II antiga tem estado no armário. Acumulei várias lentes excelentes ao longo dos anos e apesar de as substituir com a evolução da montagem tipo E, vou querer continuar a usar algumas, em particular a 300mm f/2.8 SSM, uma das minhas lentes favoritas para vida selvagem, e a 70-200mm f/2.8 G SSM II, que sempre foi uma lente nítida. Fiquei muito satisfeito com a oportunidade de testar o novo adaptador LA-EA5 da Sony, pois tirei o pó das minhas lentes antigas para comprovar se eram tão boas quanto me lembrava.

sony alpha 9M2 com adaptador le ea5 e lente tipo a 70 200mm

Sony Alpha 9 II com LE-EA5 montado na 70-200mm f/2.8 G SSM II

Habituei-me à velocidade de focagem da minha Alpha 9 II e 7R IV com as minhas lentes FE, mas estava curioso para saber como as câmaras se portariam com as lentes mais antigas através do adaptador. O primeiro local que escolhi foi uma floresta na aldeia de Hulst, um dos locais favoritos, onde fotografei muitas vezes os belos esquilos vermelhos. Optei pela 300mm f/2.8 SSM montada na minha Alpha 7R IV. A primeira coisa em que reparei no novo adaptador foi o tamanho compacto e o conforto, sem o volume dos adaptadores antigos.

gustav kiburg sony alpha 7RM4 esquilo vermelho em ramo

© Gustav Kiburg | Sony α7R IV + 300mm f/2.8 G | 1/1250s @ f/2.8, ISO 640

Posicionei-me junto a um lago e os esquilos logo apareceram. Após fazer alguns disparos, quase me esqueci que estava a utilizar uma lente de montagem tipo A antiga. A velocidade de focagem e precisão foram soberbas. Não sabia como o AF de olhos para animais funcionaria. Captou facilmente os olhos do esquilo e todas as fotografias ficaram extremamente nítidas. Prefiro captar de forma manual, pois dá-me a flexibilidade para reenquadrar rapidamente quando os esquilos estão a mexer. O desempenho da estabilização na câmara com movimentos ligeiros foi muito bom.

gustav kiburg sony alpha 7RM4 esquilo vermelho com as patas esticadas

© Gustav Kiburg | Sony α7R IV + 300mm f/2.8 G | 1/400s @ f/3.2, ISO 800

Pássaro amistoso bebe num lago!

gustav kiburg sony alpha 7RM4 pássaro bebe em lago na floresta

© Gustav Kiburg | Sony α7R IV + 300mm f/2.8 G | 1/640s @ f/2.8, ISO 800

A minha paragem seguinte foi o porto de Roterdão. Costuma haver muitas lanchas ativas e quis saber como seria o desempenho da minha antiga 70-200mm f/2.8 G SSM II ao nível do seguimento da focagem de um objeto em movimento.

gustav kiburg sony alpha 9M2 sequência de imagens de lancha a alta velocidade

© Gustav Kiburg | Sony α9 II + 70-200mm f/2.8 G SSM II | 1/4000s @ f/4.0, ISO 400

Como podem ver, o AF foi irrepreensível. Após fixar-se na lancha, seguiu a focagem com precisão. A última lente que quis experimentar foi a minha antiga Zeiss 16-35mm f/2.8 ZA SSM II, uma peça excelente. Admito que não senti muito a sua falta, porque a minha G Master 16-35mm f/2.8 é muito nítida, mas estava a gostar tanto do adaptador que queria ver como se portava.

gustav kiburg sony alpha sol brilha através das nuvens em lago calmo ao amanhecer

© Gustav Kiburg | Sony α7R IV + 16-35mm f/2.8 ZA SSM II | 1/13s @ f/18, ISO 50

A minha experiência geral com o adaptador LE-EA5 com as minhas lentes de montagem tipo A antigas foi extremamente positiva. Todas as lentes que experimentei responderam rapidamente e proporcionaram-me uma focagem precisa. O que mais me surpreendeu foi a precisão do AF de olhos e do seguimento de AF. Para os fotógrafos que ainda utilizam as antigas lentes de montagem tipo A, a LE-EA5 é um ótimo investimento! Nota

Produtos incluídos

Gustav Kiburg

Gustav Kiburg | Países Baixos

"O mau tempo é um excelente tempo a nível de cores"

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito