O Sony LE-EA5 é um novo adaptador, concebido para maximizar a utilização de lentes de montagem tipo A nas recentes estruturas de montagem tipo E, para uma focagem automática rápida e precisa e captação contínua de alta velocidade. Graças ao motor incorporado, permite a focagem automática também com as lentes de montagem tipo A sem motor, beneficiando da deteção de fases de plano focal da câmara. Tudo isto num design cilíndrico compacto e elegante.
“Utilizo câmaras Sony há muito tempo, mas mudei para estruturas de montagem tipo E há alguns anos e a minha Alpha 99 II antiga tem estado no armário. Acumulei várias lentes excelentes ao longo dos anos e apesar de as substituir com a evolução da montagem tipo E, vou querer continuar a usar algumas, em particular a 300mm f/2.8 SSM, uma das minhas lentes favoritas para vida selvagem, e a 70-200mm f/2.8 G SSM II, que sempre foi uma lente nítida. Fiquei muito satisfeito com a oportunidade de testar o novo adaptador LA-EA5 da Sony, pois tirei o pó das minhas lentes antigas para comprovar se eram tão boas quanto me lembrava.
Sony Alpha 9 II com LE-EA5 montado na 70-200mm f/2.8 G SSM II
Habituei-me à velocidade de focagem da minha Alpha 9 II e 7R IV com as minhas lentes FE, mas estava curioso para saber como as câmaras se portariam com as lentes mais antigas através do adaptador. O primeiro local que escolhi foi uma floresta na aldeia de Hulst, um dos locais favoritos, onde fotografei muitas vezes os belos esquilos vermelhos. Optei pela 300mm f/2.8 SSM montada na minha Alpha 7R IV. A primeira coisa em que reparei no novo adaptador foi o tamanho compacto e o conforto, sem o volume dos adaptadores antigos.
Posicionei-me junto a um lago e os esquilos logo apareceram. Após fazer alguns disparos, quase me esqueci que estava a utilizar uma lente de montagem tipo A antiga. A velocidade de focagem e precisão foram soberbas. Não sabia como o AF de olhos para animais funcionaria. Captou facilmente os olhos do esquilo e todas as fotografias ficaram extremamente nítidas. Prefiro captar de forma manual, pois dá-me a flexibilidade para reenquadrar rapidamente quando os esquilos estão a mexer. O desempenho da estabilização na câmara com movimentos ligeiros foi muito bom.
Pássaro amistoso bebe num lago!
A minha paragem seguinte foi o porto de Roterdão. Costuma haver muitas lanchas ativas e quis saber como seria o desempenho da minha antiga 70-200mm f/2.8 G SSM II ao nível do seguimento da focagem de um objeto em movimento.
Como podem ver, o AF foi irrepreensível. Após fixar-se na lancha, seguiu a focagem com precisão. A última lente que quis experimentar foi a minha antiga Zeiss 16-35mm f/2.8 ZA SSM II, uma peça excelente. Admito que não senti muito a sua falta, porque a minha G Master 16-35mm f/2.8 é muito nítida, mas estava a gostar tanto do adaptador que queria ver como se portava.
A minha experiência geral com o adaptador LE-EA5 com as minhas lentes de montagem tipo A antigas foi extremamente positiva. Todas as lentes que experimentei responderam rapidamente e proporcionaram-me uma focagem precisa. O que mais me surpreendeu foi a precisão do AF de olhos e do seguimento de AF. Para os fotógrafos que ainda utilizam as antigas lentes de montagem tipo A, a LE-EA5 é um ótimo investimento! Nota
"O mau tempo é um excelente tempo a nível de cores"