Detalhe da história da Alpha Universe
Contar a história de uma cidade 

İlkin Karacan Karakuş 

"Através da fotografia de viagem, conhecemos partes do mundo fantásticas à distância", diz İlkin Karacan Karakuş, "e uma imagem de viagem excecional pode levar um espectador a reservar um voo até esse destino."

Embora Ilkin já tenha percorrido todo o globo no seu trabalho, foi na sua cidade-natal Istambul que criou as suas imagens mais icónicas. Fotografando as ruas cheias de história desta cidade, o trabalho de İlkin prova que a familiaridade com um local permite tornar as imagens ainda mais interessantes.

"Estudo as características do local e a forma como respondem à luz e às estações", explica İlkin, "por exemplo, obterei um melhor efeito com a Mesquita Ortaköy e a Ponte do Bósforo ao pôr do sol ou ao nascer do sol? Só avaliando todos estes fatores poderemos estar no local à hora certa, com o equipamento certo, para termos mais hipóteses de emocionar realmente o espectador."

İlkin Karacan Karakus sony A7RM3 timelapse de lua de sangue sobre mesquita em istambul

© İlkin Karacan Karakuş | Sony α7R III + FE 70-200mm f/4 G OSS | 0.4s @ f/8.0, ISO 400

Um bom exemplo desta abordagem de estudo é a imagem de İlkin de timelapse de uma lua de sangue, um evento que apenas ocorre a cada 149 anos, a descer por trás da Torre de Gálata. Enquadrando a torre a 200 mm, mas concedendo espaço suficiente à descida da lua na composição, İlkin utilizou a função Captação de intervalo da sua Alpha 7R III e definiu o obturador para disparar com o intervalo de alguns minutos durante este evento. "Mais tarde, combinei as imagens na edição, mas o verdadeiro segredo foi estar no local para captar a imagens. Pesquisei antecipadamente o local; visitei-o várias vezes, fotografei outras luas, para saber o que funcionaria e onde me posicionar. Quando acordei no dia seguinte, soube que vários canais de comunicação social nacionais e internacionais utilizaram as minhas imagens, o que me deixou muito feliz," recorda, "principalmente porque dei a conhecer ao mundo o sítio onde nasci, cresci e onde ainda vivo."

İlkin Karacan Karakus sony A7RM2 elétrico sob a chuva em istambul

© İlkin Karacan Karakuş | Sony α7R II + FE 70-200mm f/4 G OSS | 1/160s @ f/4.0, ISO 1600

"Em cidades belas e vibrantes como Istambul," admite İlkin, "não é difícil encontrar objetos fantásticos nas ruas. Pode ser um comerciante de milho, crianças a jogar à bola ou o elétrico da cidade sob a chuva... mas para introduzirmos emoção nestas imagens, o desafio é encontrar a luz e as circunstâncias certas, e o pôr e nascer do sol são momentos ideais. O sol baixo produz incríveis refrações de luz, reflexos em pedras antigas que podemos usar para iluminar retratos e revela o fumo de grelhadores, criando uma névoa de separação em cenas de rua."

İlkin Karacan Karakus sony A7RM2 pôr do sol sobre o Bósforo em Istambul

© İlkin Karacan Karakuş | Sony α7R II + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/100s @ f/4.0, ISO 640

Por vezes, o nascer e o pôr do sol levantam dificuldades ao nível de exposição precisa, por isso, İlkin confia na extraordinária gama dinâmica e a profundidade de bits da sua Sony α7R III. "Prefiro sempre fotografar em modo manual, utilizando o EVF como guia," explica, "e os resultados são excelentes, mas também fotografo em modo Raw, para controlar as áreas de realce e sombra mais facilmente na edição. Os ficheiros Raw sem compressão de 14 bits captam todo o tipo de dados, por isso, o resto depende de nós, não ficamos limitados no momento da edição."

İlkin Karacan Karakus sony A7RM2 homem sentado segura balões vermelhos em forma de coração

© İlkin Karacan Karakuş | Sony α7R II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/40s @ f/2.8, ISO 3200

"Com um equipamento como este, é mais provável que consigamos captar momentos fugazes nas ruas, momentos irrepetíveis como este. Dá-nos melhores reflexos e permite-nos obter resultados tecnicamente perfeitos. Como as estruturas de câmara da Sony são tão compactas e leves, levo-as sempre comigo para a estrada, posso transportar facilmente duas câmaras com as lentes instaladas. Por exemplo, a minha 16-35mm f/4 ZA OSS numa câmara e a 24-70mm f/2.8 GM noutra, para não perder tempo a trocar de lente e poder mudar instantaneamente de visualização." 

İlkin Karacan Karakus sony A7RM3 pôr do sol sobre o bósforo com vinheta em estrela

© İlkin Karacan Karakuş | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/3.2, ISO 250

"Istambul é um local fascinante," conclui İlkin, "é uma das cidades mais antigas do mundo, com uma enorme diversidade cultural, de crenças, ideias, formas artísticas e ciência ao longo da história. Istambul fala connosco quando percorremos as suas ruas. Como alguém que viveu nesta cidade desde a infância, entre mesquitas, igrejas, escolas, praias e edifícios antigos, sinto que as minhas imagens beneficiam da minha intimidade com o local, mas as câmaras Sony ajudam-me muito a contar as minhas histórias."

Produtos incluídos
ILCE-7RM3
Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

ILCE-7RM2
α7R II com sensor de imagem full-frame com retroiluminação

ILCE-7RM2

SEL2470GM
FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL1635Z
Vario-Tessar® T* FE 16-35 mm F4 ZA OSS

SEL1635Z

SEL70200G
FE 70-200 mm F4 G OSS

SEL70200G

Artigos relacionados
İlkin Karacan Karakuş
alpha universe

İlkin Karacan Karakuş

Turquia

"Desde o dia em que nascemos que pessoas que nunca seguiram os seus sonhos nos dizem o que devemos e não devemos fazer. Mas eu segui o meu sonho…"

Ver perfil


x