Sony World Photography Awards de 2022

Anúncio dos vencedores

Os vencedores gerais dos prestigiados Sony World Photography Awards de 2022 foram anunciados e demonstram que este foi mais um ano recheado de talentos excecionais.

 

Vencedor da categoria Fotógrafo do Ano/Retrato

Adam Ferguson/Austrália

trio de imagens vencedoras de Adam Ferguson © Adam Ferguson, Australia, Photographer of the Year, Professional competition, Portraiture, Sony World Photography Awards 2022

 

Migrantes é uma série de autorretratos a preto e branco de migrantes do México, captados enquanto estes esperavam para atravessar a fronteira com os EUA. Estas imagens foram captadas em colaboração com as pessoas fotografadas e Ferguson preparou a cena de cada imagem, montando uma câmara de formato médio num tripé com um acionamento por cabo e, em seguida, afastando-se e permitindo aos indivíduos escolher o momento do disparo e participar no processo de documentação das suas vidas.

Comentando o projeto vencedor de Ferguson, Mike Trow, Presidente do Concurso profissional de 2022, afirma:

Aquilo que Adam Ferguson fez na fronteira EUA/México, com os indivíduos e as famílias, é profundamente comovente. Este conjunto de retratos é uma mensagem poderosíssima sobre a forma como a intenção moral e o respeito ajudam a evitar a sensação de invasão e manipulação da esfera privada de que a fotografia tantas vezes é acusada. Ao atribuir aos objetos fotografados o poder de dispararem o obturador, Adam concede-lhes o poder de tomarem a decisão sobre como querem ser retratados. Estas fotografias são belas, generosas e profundas. Houve outras histórias que o júri considerou admiráveis, mas a série de Adam destacou-se por falar de forma eloquente daquelas pessoas que, mesmo durante as dificuldades, mantêm o sentido de dignidade e amor, independentemente do local onde se encontram e das suas condições financeiras".

 

Fotógrafo do Ano Open

Scott Wilson/Reino Unido

scott wilson fotógrafo do ano open de 2022 © Scott Wilson, UK, Open Photographer of the Year, Open competition, Natural World and Wildlife, Sony World Photography Awards 2022

 

A Open competition celebra o poder das imagens individuais. As fotografias vencedoras são selecionadas pela virtude de comunicarem uma narrativa visual especial e demonstrarem excelência técnica. Selecionado entre dez vencedores da categoria Open, Scott Wilson (Reino Unido) é o Fotógrafo do Ano Open de 2022.

Wilson venceu com a sua fotografia Anger Management (Gestão de Raiva) poderosa, que concorreu na categoria Natural World & Wildlife (Vida Selvagem e Mundo Natural). A sua imagem a preto e branco apresenta-nos um cavalo mustangue, com manchas de sujidade, a levantar uma nuvem de poeira no noroeste do Colorado. Esta fotografia foi tirada logo após o cavalo ter entrado numa poça de lama, uma forma de proteção contra os insetos do verão, e enquanto batia com as patas no chão, num desafio aos machos concorrentes para uma luta pelo território.

 

Fotógrafo Estudante do Ano

Ezra Bohm/Países Baixos

Ezra-Bohm SWPA 2022 fotógrafo estudante do ano © Ezra Bohm, Netherlands, Student Photographer of the Year, Student competition, Connections, 2022 Sony World Photography Awards

 

Ezra Bohm (Países Baixos) da Nederlandse Acedemie voor Beeldcreatie venceu o prémio Fotógrafo Estudante do Ano de 2022. Bohm foi selecionado pela sua série The Identity of Holland (A Identidade da Holanda), sob o tema Connections (Ligações), que desafiava os estudantes a apresentarem uma história que documentasse formas de interação humana com o mundo. Para a sua série vencedora, Bohm fotografou os residentes de comunidades dos Países Baixos que mantêm um grande espírito de comunhão e formas de vida tradicionais, destacando a sua indumentária intrincada e a sua relação com a história cultural neerlandesa.

Sobre a sua vitória, Bohm comenta: "Vencer este prémio é para mim uma confirmação da importância de fotografar o inesperado, de contar histórias saídas da alma e coração. Quando seguimos a nossa ambição, tudo o que fazemos tem mais sentido e, provavelmente, mais sucesso".

 

Jovem Fotógrafo do Ano

Tri Nguyen/Vietname (18 anos)

Tri-Nguyen jovem fotógrafo do ano swpa 2022 © Tri Nguyen, Vietnam, Youth Photographer of the Year, Youth competition, 2022 Youth competition - Portraiture, 2022 Sony World Photography Awards

 

Selecionado entre seis vencedores de categoria, Tri Nguyen (Vietname, 18 anos) venceu o prémio de Jovem Fotógrafo do Ano de 2022 com a sua imagem Under The Moonlight (Sob a luz do luar). Esta fotografia retrata um jovem sob o luar artificial e com um fundo de terreno baldio. O luar simboliza a luz de um projetor sobre o jovem e o desejo de aceitar os seus próprios defeitos. Esta fotografia faz parte de uma série que explora o tema da autorreflexão e o desejo de quebrar os moldes e celebrar a imperfeição.

Com a sua vitória, Nguyen recebe o kit de imagem digital da Sony e exposição global. Nguyen comenta a vitória: "Enquanto artista motivado, estou extremamente orgulhoso por ter sido escolhido como Jovem Fotógrafo do Ano de 2022. Aceito humildemente este prémio e utilizarei este estímulo para desenvolver a minha fotografia".

 

 

faixa do logótipo dos swpa de 2022
Exposição dos Sony World Photography Awards de 2022

A exposição dos Sony World Photography Awards de 2022 estará presente na Somerset House, em Londres, de 13 de abril a 2 de maio de 2022. Além dos trabalhos dos vencedores gerais e das categorias deste ano, a exposição exibirá apresentações individuais do Fotógrafo do Ano de 2020, Pablo Albarenga (Uruguai) e do vencedor de 2021, Craig Easton (Reino Unido).

Comprar bilhetes
swpa 2022 logótipo da exposição online
Exposição virtual

Os Sony World Photography Awards de 2022 também podem ser visitados numa exposição virtual.

Visitar a exposição

 

 

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito