mãos erguidas atrás de cortina

Sony World Photography Awards de 2021

Anúncio dos vencedores

Pelo 14.º ano consecutivo, a Sony orgulha-se de estabelecer uma parceria com a World Photography Organisation para os Sony World Photography Awards. Enquanto empresa, a Sony está sempre a inovar, através da sua tecnologia e da forma como contamos histórias. Na Sony, desafiamo-nos permanentemente a inovar e transformar a visão do mundo dos criadores modernos. Neste ano, orgulhamo-nos em proporcionar aos fotógrafos uma plataforma para partilharem técnicas e contarem histórias a nível global apesar das restrições da pandemia da COVID-19.

Ken Morisawa
Chefe da Digital Imaging Europe
Sony

 

Se o ano anterior ensinou alguma coisa, foi a impossibilidade de prevermos o futuro. Devemos ser gratos pelos aspetos positivos da vida e até os momentos mais singelos merecem ser revelados. Estes fotógrafos captaram a beleza, mostraram a sua capacidade de descobrir novas perspetivas e utilizaram tecnologia de ponta para contarem histórias cativantes. Na Sony, estamos fascinados pela enorme criatividade que vemos e orgulha-nos o facto de a nossa tecnologia ser um elemento catalisador para tantas mentes criativas. Na Sony, o diálogo aberto entre criadores de conteúdos e as nossas equipas desenvolvimento sempre foi uma prioridade. Apoiamos sempre os nossos criadores. No ano passado, através de lançamentos como o da Alpha 7S III e agora da Alpha 1, oferecemos ferramentas que estimulam a inovação nas mãos de fotógrafos e videógrafos do mundo inteiro.

A nossa missão sempre foi disponibilizar tecnologia fantástica aos nossos utilizadores, como as nossas câmaras compactas, smartphones, linha sem espelho e muito mais. Para nós, é uma honra participar nestes prémios, testemunhar a técnica e criatividade incríveis e oferecer nova tecnologia de ponta a estes artistas para a criação de conteúdos fantásticos em qualquer parte do mundo. A inspiração chega em alturas de mudança, em viagem, em fases de crescimento e este ano foi ligeiramente diferente. Contudo, os fotógrafos, videógrafos e contadores de histórias de todos os tipos encararam este desafio com criatividade e engenho. Os participantes demonstraram claramente que a sua criatividade é ilimitada. Fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos enviados para os Prémios deste ano e é uma honra para mim que a Sony esteja associada a obras de arte visual com tanta qualidade.

 

Destaque do vencedor do concurso
Fotografias de perfil dos vencedores dos SWPA From left to right: Tamary Kudita, Craig Easton and Pubarun Basu

 

 

Fotógrafo do Ano/Vencedor na categoria Retrato

Craig Easton/Reino Unido

fotografias vencedoras dos swpa de craig easton © Craig Easton, United Kingdom, Photographer of the Year, Professional competition, Portraiture, Sony World Photography Awards 2021

Bank Top, uma colaboração com o escritor e académico Abdul Aziz Hafiz, examina a representatividade e a falta dela nas comunidades no norte de Inglaterra e tem como foco um bairro de laços sociais coesos de Blackburn. Craig Easton refere que Blackburn se tornou sinónimo de expressões como "segregação" e "integração" por parte da comunicação social e de legisladores, termos que acredita serem demasiado simplistas para explicar os desafios enfrentados por estes bairros e cidades. Com Bank Top, o objetivo é confrontar o que considera serem discursos dominantes na comunicação social que não reconhecem o legado histórico e os custos sociais da expansão industrial e do colonialismo. Esta colaboração alargada relata histórias e experiências de Bank Top para responder a questões mais amplas, como a exclusão social, a habitação, o desemprego, a imigração e a representatividade, assim como o impacto de políticas externas do passado e do presente.

 

Vencedor na categoria de Vida Selvagem e Natureza

Luis Tato/Espanha

fotografias vencedoras dos swpa de luis tato © Luis Tato, Spain, Category Winner, Professional competition, Wildlife / Nature, Sony World Photography Awards 2021

O gafanhoto-do-deserto é a praga migratória mais destrutiva do mundo. Ao prosperarem em condições húmidas e ambientes semiáridos a áridos, milhares de milhões de gafanhotos avançam pela África Oriental, devorando tudo no seu caminho e apresentando uma ameaça para a cadeia alimentar e as vidas de milhões de pessoas. Os agricultores assistem impotentes enquanto bandos de insetos devoradores destroem as colheitas. Os criadores de gado veem as pastagens desaparecer antes de o gado poder lá chegar. As chuvas extremas e as anomalias climáticas severas criaram as condições ideais para estes gafanhotos nascerem e se alimentarem. As pragas de gafanhotos-do-deserto da Península Arábica começaram a devastar a África Oriental em inícios de 2020, devorando colheitas e a vegetação que encontraram pela frente. Esta crise atingiu proporções históricas, com infestações em 10 países do Corno de África e no Iémen. Algumas áreas da África Oriental, como o Quénia, não assistiam a surtos de gafanhotos-do-deserto tão graves há mais de 70 anos. As restrições relacionadas com a COVID-19 abrandaram significativamente os esforços de combate à infestação, já que dificultam a travessia das fronteiras, provocando atrasos e perturbando as cadeias de fornecimento de pesticidas e dos produtos necessários para impedir que estas pragas devastem a vegetação na região, expondo milhões de pessoas a altos níveis de insegurança alimentar.

 

Fotógrafo Aberto do Ano

Tamary Kudita/Zimbabué

senhora africana Tamary Kudita com vestido vitoriano © Tamary Kudita, Zimbabwe, Open Photographer of the Year, Open competition, Creative, Sony World Photography Awards 2021

Africana-vitoriana
Com esta imagem, quis retratar uma africana-vitoriana híbrida: a minha forma de analisar a contextualização estereotipada do corpo da mulher negra. Apresento uma versão alternativa da realidade, em que a dualidade gera uma nova linguagem visual. Utilizar um vestido vitoriano e combiná-lo com os tradicionais utensílios de cozinha Shona foi a forma que encontrei para revelar uma identidade multifacetada.

 

Vencedora na categoria Portefólio

Laura Pannack/Reino Unido

fotografias vencedoras dos swpa de laura pannack © Laura Pannack, United Kingdom, Category Winner, Professional competition, Portfolio, Sony World Photography Awards 2021

Estas imagens provêm de diferentes projetos pessoais. Todo o meu trabalho se baseia na pesquisa e na criação de uma ligação com os objetos que fotografo, com a vulnerabilidade e honestidade sempre em primeiro plano. Estas colaborações tornam as imagens mais lúdicas, rompem os limites do retrato e estabelecem uma boa base de confiança. Acredito que a fotografia deve cativar e evocar emoções, por isso, em cada fotografia, avalio sempre os elementos dentro e fora do enquadramento. O simbolismo é uma referência importante nas minhas opções de composição e conteúdo.

 

Jovem Fotógrafo do Ano

Pubarun Basu/Índia

fotografia vencedora dos swpa de pubarun basu © Pubarun Basu, India, Youth Photographer of the Year, Youth competition, Composition and Design, Sony World Photography Awards 2021

Sem fuga da realidade
Criei esta imagem com a ideia de representar a sensação de ficar preso num momento ou numa realidade individual. As cortinas representam o tecido do espaço-tempo que as duas mãos não conseguem romper. A sombra das linhas paralelas sobre o tecido dá a impressão de uma gaiola, na qual a entidade é aprisionada para a eternidade.

 

 

 

logótipo dos swpa
Mais informações

Também está disponível uma exposição virtual do trabalho dos vencedores e finalistas: Um Ano em Fotografias dos Sony World Photography Awards de 2021, um documentário especialmente concebido e apresentado pelo historiador de arte Jacky Klein e pelo entertainer Nish Kumar, assim como uma cópia digital gratuita do álbum Sony World Photography de 2021 para visualização e transferência através da ligação.

Visite o site dos prémios

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito